Adaptação de ópera de Bizet para teatro de bonecos infantil - Itaú Cultural

17:16:00


No Fim de Semana em Família dos dias 19 e 20 de setembro, às 14h, os pais e filhos se divertem construindo objetos, para desenhar, com partes inusitadas do corpo. A atividade é chamada Geringonças para Desenhar e é comandada pela artista visual, arte-educadora e pesquisadora Gina Dinucci e pelo ilustrador Marcio Marianno. Duas horas depois, a atriz Cris Miguel manipula os bonecos-personagens do espetáculo Carmencita, baseado na famosa ópera Carmen, do compositor francês Georges Bizet (1838- 1875). A apresentação é dirigida por Danilo Tomic e acompanhada por interpretação em Libras. Ainda, a programação conta com a Feirinha de Troca de Livros, CDs e DVDs e o Cantinho da Leitura.


Com o intuito de provocar os participantes a atuarem em um espaço de experimentação e criação da linguagem contemporânea de arte de forma lúdica e divertida, às 14h Gina e Marianno apresentam Geringonças para Desenhar. A brincadeira consiste em elaborar, livremente, objetos com diversos materiais cotidianos e por vezes reciclados, aliados a elementos específicos da linguagem artística. A proposta pretende instigar o participante a utilizar o seu corpo de forma mais atuante na prática artística, aproximando-o da linguagem da performance e do desenho expandido.


A agenda do dia não acaba aí. Às 16h, a atriz Cris Miguel apresenta o espetáculo Carmencita, adaptação infantil da obra de Bizet sobre uma cigana de Sevilha, na Espanha, que usa seus talentos na dança e no canto para enfeitiçar e seduzir os homens. Nessa adequação, o enredo é apresentado por bonecos manipulados por ela.


Em quatro atos, Cris se divide no manuseio dos objetos e na narração do drama, além de cantar, tocar acordeom e dançar com castanholas, na montagem baseada no improviso, com muita descontração e agilidade. No enredo, a palhaça Cristianita de Aragón, renomada mezzo soprano,vai apresentar sua ópera e de sua mala saem Carmencita, Don Josecito, Escamilito, Micaelita e até um touro chamado Pablito. Eles cantam, se divertem, se apaixonam e brigam também. Em um momento, a atriz convida crianças da plateia para formar uma orquestra e distribui entre elas pequenos instrumentos.


Segundo a atriz, que também concebeu a peça, Carmencita é um espetáculo intimista musical e interativo que reúne as linguagens do clown e do teatro de bonecos, tendo ainda dança flamenca e música ao vivo.Durante toda a tarde, estarão montados no Piso Térreo do Itaú Cultural a Feirinha de Troca de Livros, CDs e DVDs e o Cantinho da Leitura.



Fim de Semana em Família

Geringonças para Desenhar
Com Gina Dinucci e Marcio Marianno
19 e 20 de setembro
Às 14h
Classificação livre
3° andar
30 participantes (por ordem de chegada)
Entrada franca


Carmencita
Com Cris Miguel
Às 16h
Duração: 50 minutos
Classificação livre
Sala Itaú Cultural
247 lugares

Com interpretação em LIBRAS

Entrada franca (ingressos distribuídos a partir das 14h)


Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM