Programação de Setembro - Espaço de Leitura

15:09:00

Fim de semana tem programação cultural para os pequenos e grandinhos



No sábado (19) e domingo (20), às 15h, a programação é para toda a família, com narração de histórias com as atrizes Simone Grande e Antônia Matos. No dia 19, é dia de “Contos Fantásticos – com friozinho na barriga”, as narradoras apresentam acontecimentos fantásticos de vários países. São reviravoltas de narrativa, personagens e acontecimentos inusitados, além de um poema maluco. Para terminar o encontro, uma história de arrepiar.



Já no domingo, 20, a narração será “Contos da noite escura”, com histórias em que os personagens passam por momentos difíceis de suas vidas. São situações que os levam a entrar em contato com sentimentos como medo, solidão, morte, amor e velhice, com personagens de diversas partes do mundo que revelam trajetórias de desafios e crescimento humano.

As atividades do Espaço de Leitura são sempre gratuitas e acontecem aos finais de semana. Além da programação especial, o Espaço oferece aos frequentadores um acervo com livros infantis e infanto juvenis, dispostos em diversos quiosques temáticos para ler e se divertir.



Nova exposição do Espaço de Leitura, “Medo de quê?” convida os visitantes a sessões gratuitas de contos de terror

Depois de ouvir as histórias, o público é convidado a criar suas próprias receitas contra o medo. A exposição é gratuita e continua até 29 de novembro, com programação cultural aos sábados e domingos

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) apresenta a nova exposição do Espaço de Leitura, no Parque da Água Branca. Até 29 de novembro, a exposição “Medo de quê?” vai explorar os temas de uma das casinhas do Espaço, a “Gruta do Grito”, que disponibiliza para leitura livros de sustos, temas horripilantes e monstros. O quiosque Expositivo conta com atividade sensorial para os visitantes encararem os medos e propõe criar receitas coletivas para a cura deles, além de painéis com histórias de mistério e coragem.

No expositivo, a ação sensorial “Medo de quê?” terá sessões aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Em uma sala temática e escura, o público será convidado a ouvir algumas histórias de mistérios, causos intrigantes e fantásticos. Quem tiver coragem de encarar a sessão de contos de terror, ao final será convidado a compartilhar suas receitas e dicas para enfrentar aqueles desafios que nos causam pavor.



Programação completa do mês de setembro

Sábado, 19
15h | Narração de histórias
CONTOS FANTÁSTICOS – COM FRIOZINHO NA BARRIGA...
Com Simone Grande e Antônia Matos

Domingo, 20
15h | Narração de histórias
CONTOS DA NOITE ESCURA
Com Simone Grande e Antônia Matos
Sábado, 26
15h | Narração de histórias
O PEQUENO POLEGAR
Com Débora Vivian
Com o uso de animação em objetos, a narradora conta a história de um casal muito pobre que decide abandonar os filhos na floresta. O filho menor, bastante esperto, lembra o caminho de casa e consegue voltar com os irmãos. Porém, os pais abandonam novamente as crianças, agora em um lugar distante. Sem saber como retornar, os filhos perdidos vão parar na casa de um ogro terrível. Um ogro muito apavorante! Você vai ter coragem de embarcar nessa aventura cheia de medo e coragem?

Domingo, 27
15h | Narração de histórias
O BARBA AZUL
Com Débora Vivian
Quando a linda princesa se casa com o temido Barba Azul, ela recebe um impedimento muito claro: é proibido entrar num dos quartos do castelo! Mas ela fica muito curiosa e não resiste à tentação. O que há de tão assustador naquele quarto? Porque será que o Barba Azul esconde este quarto de todo mundo? Quem tiver coragem vai descobrir! 

Programação Permanente
Toda sexta
Das 13h às 14h
CLUBE DE LEITURA
Nesse clube pode ter piscina, deserto, filosofia, causos, gente com muito medo ou histórias de coragem. É que nesse clube, os participantes se encontram para compartilhar leituras – trechos de um romance, crônica, poema etc. O que vale é o momento com o grupo e a boa conversa sobre a leitura do dia.

Todo sábado e domingo
[até 29 de novembro]
11h | Atividade educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
As atividades do maiúsculos & MINÚSCULOS são desenvolvidas pelo Educativo do Espaço de Leitura para atender as famílias que frequentam o Parque da Água Branca aos finais de semana. De acordo com o público presente, os educadores propõem roteiros de interação com os livros, seja por meio de narração de histórias, leituras, brincadeiras, jogos e oficinas de criação. Você já pensou que o tema de um livro pode virar um jogo de tabuleiro? Ou então que é possível brincar de dominó com capas de livros? Inventar um personagem para você mesmo? Desenhar nos vidros das casinhas de leitura, criar notícias de jornal inventadas ou registrar suas memórias num varal de histórias. Estas são algumas propostas que convidam pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos para entrar em contato com os livros do Espaço de Leitura. Com o auxílio de esquemas lúdicos, reflexões e muito afeto, adultos e crianças se aproximam e compartilham o prazer da leitura. A cada semana, uma proposta nova!

Todo domingo
Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, você faz com que mais histórias viagem por aí, e leva outras histórias pra sua casa. Traz um título e leva outro! A cada dez livros trocados, você ganha um. [Só não vale trazer enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.]

ACERVO DE LIVROS DO ESPAÇO DE LEITURA
São cerca de 2 mil exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: Castelo Voador (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); Ponto da Interrogação (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); Gruta do Grito (suspense, mistério, medo, monstros); Clube de Histórias (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); Coreto do Aconchego (livros e brinquedos para bebês); Casa dos Livros (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).


Aberto de terça a domingo. Terça: das 10 às 17 horas. De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca. Tel.: 11 2588-5918

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM