Fim de Semana em Família do Itaú Cultural tem contação de histórias da Cia. Patética

23:58:00


O Fim de Semana em Família dos dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo), no Itaú Cultural, chega repleto de aventuras, contação de histórias, arte contemporânea e uma visita ao passado do Brasil para crianças e adultos de todas as idades.

Nos dois dias, a partir das 14h, a Companhia Patética de teatro conta Histórias do que É e do que Pode Ser. Ao mesmo tempo, os educadores do Núcleo de Educação e Relacionamento do instituto recebem o público para visitas guiadas às obras da Mostra Rumos, sobre trabalhos de arte contemporânea contemplados no programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014, e ao Espaço Olavo Setubal, no passeio lúdico Brincar para Viver e no temático Brasil Africano – este com início em horário diferenciado, às 18h. As crianças ainda têm à disposição a Feirinha de Troca de Livros e DVDs e o Cantinho da Leitura.

A Cia. Patética dá o ponta pé inicial à programação dos dois dias para as crianças com Histórias do que É e do que Pode Ser, uma contação de histórias animada sobre as aventuras de um cabideiro. Tudo gira em torno deste móvel antigo, utilizado nas residências de antigamente para pendurar casacos, guarda-chuvas e bengalas. Os atores Fábio Parpinelli, Liz Moura e Neto Medeiros vão desenrolando situações, estimulando a imaginação da plateia sobre o inusitado personagem, que tem como amigos roupas, objetos e acessórios. Assim, fazem com que tudo o que até então “era”, passe a ser coisas que “podem ser”. O espetáculo de cerca de 40 minutos de duração, tem muita música ao vivo cantada pelo próprio elenco.

Visitas lúdicas e curiosas
Durante o mesmo final de semana também acontecem as atividades coordenadas pelo Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, que incluem visitas para todas as idades, pelos ambientes expositivos das mostras em cartaz.

Para marcar o encerramento da Mostra Rumos, que apresenta trabalhos selecionados de diferentes áreas de expressão da arte contemporânea, contemplados no Rumos Itaú Cultural 2013-2014 – o principal programa do instituto de apoio à produção cultural brasileira –, os educadores conduzem uma visita pelo espaço expositivo explicando a proposta de algumas obras, sob o tema do Fantástico.

Na lista dos trabalhos que tratam do jogo entre ficção e realidade, o público passa pelo projeto de fotografia e vídeo Precisase do presente, de Berna Reale, por Moviola, uma instalação que mescla recursos das artes visuais e coloca o visitante dentro de um sistema de engrenagens e manivelas criado pelo artista Marcio Ambrósio, a pesquisa Experimentos em animação, de João Angelini, que mescla animação, objetos reais e ilusionismo, entre outras obras. O ponto de encontro com os educadores é no piso térreo do instituto. São apenas 20 vagas para o passeio, marcado para às 14h, do sábado e do domingo.

Ainda são realizadas duas visitas à exposição permanente de grande parte das obras da Coleção Brasiliana e Numismática Itaú. Abrigadas no Espaço Olavo Setubal, situado no 4º e no 5º andares do instituto, elas apresentam obras de arte que remetem a olhares de artistas sobre o país desde 1500. Com início marcado às 14h, um dos percursos, Brincar para Ver, é lúdico e voltado especialmente para crianças por apresentar a exposição com jogos, brincadeiras, contação de histórias e outras técnicas. A brincadeira se baseia no tema Viagens e descobertas, levando a um passeio ao módulo Brasil Desconhecido, que tem obras dos primeiros índios retratados pelos viajantes europeus, além de outras com caráter científico, de estudo da fauna e da flora brasileiras, por expedicionários como Rugendas, Martius, Príncipe Maximilian.

A segunda visita temática conta com interpretação em Libras e atende também ao público adulto. Marcada para as 18h, do sábado e do domingo, sob o tema Brasil Africano, passeia pelos núcleos Brasil Secreto, Brasil da Capital e O Brasil da Escravidão. Por meio de gravuras, pinturas e animações revela hábitos, costumes e crenças dos africanos trazidos para o país no século XVIII.

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros e DVDs
Na programação do Fim de Semana em Família, o Itaú Cultural oferece sempre o Cantinho da Leitura, um espaço com acervo de literatura infantojuvenil da biblioteca do instituto, instalado no piso térreo, com almofadas e puffs coloridos para estimular a aproximação das crianças dos livros. No mesmo ambiente, acontece também a Feirinha de Troca de Livros e DVDs, com o auxílio de monitores e voluntários do programa Itaú Criança da Fundação Itaú Social. 

SERVIÇO
Fim de Semana em Família do Itaú Cultural
Histórias do que É e do que Pode Ser
Dias 24 e 25 (sábado e domingo), às 14h
Piso Paulista
Duração aproximada: 40 minutos
Indicado para maiores de 3 anos
Entrada franca

Mostra Rumos
Visita temática: Temas da Arte Contemporânea – Fantástico
Dias 24 e 25 (sábado e domingo), às 14h
Duração aproximada: 60 minutos
Ponto de encontro: piso Paulista
Não é necessária inscrição prévia
20 vagas

Espaço Olavo Setúbal
Visita lúdica – Brincar para ver
Dias 24 e 25 (sábado e domingo), às 14h
Duração aproximada: 60 minutos
Ponto de encontro: piso Paulista
Não é necessária inscrição prévia
20 vagas
Em português, inglês e espanhol – consulte a disponibilidade e o percurso

Espaço Olavo Setúbal
Visita temática - Brasil Africano
Dias 24 e 25 (sábado e domingo), às 18h
Duração aproximada: 60 minutos
Ponto de encontro: piso paulista
Não é necessária inscrição prévia
https://lh5.googleusercontent.com/D-x82RA4s0G_LJGYj-ZG5X2M5r24hj2cw1K8UcJS_mFeLSntFnJe1HPfvtP_PHICKB85KxFY4cYvdlqRiR0MopSIdpFbJ72FuU9jy-H9zliQNT6ff5gyccpIsNwm0bBGwB2-WURt-hZMKIZ820 vagas
Com interpretação em Libras

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM