Espaço de Leitura recebe Cia. Bonecos Urbanos para shows de teatro de bonecos

10:26:00


O Espaço de Leitura, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, recebe neste sábado (21) e domingo (22) a Cia. Bonecos Urbanos para pequenos e grandinhos. No sábado, a atração é o espetáculo “A Fábula da Criação”, em que três atores e dois músicos utilizam bonecos, técnicas de circo, música ao vivo e trilha incidental para apresentar em tom "farsesco" a saga de Deus na criação dos animais, até chegar aos seres humanos. Mas tudo muda, quando dois palhaços bem brasileiros vão ajudar Deus na criação de um ser perfeito, que terá como missão cuidar da sua mais bela obra: o mundo.


Já no domingo, também às 15h, é hora do espetáculo “Samba de Bonecos”, Um show musical em que os sambas são cantados por bonecos, por meio de interpretações caricaturais de sambistas da velha guarda. De forma lúdica, a companhia valoriza e apresenta as raízes do samba brasileiro, com homenagens aos mestres Geraldo Filme, Osvaldinho da Cuíca, Miriam Batucada, entre outros.

O Espaço de Leitura é um projeto socioeducativo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. As atividades são sempre gratuitas e acontecem aos sábados e domingos. Além da programação especial, o Espaço oferece, de terça a domingo, um acervo de livros infantis e infantojuvenis, dispostos em seis quiosques temáticos por gênero literário. É para ler e se divertir.


SERVIÇO

Sábado, 21
15h | Teatro de bonecos
A FÁBULA DA CRIAÇÃO
Com Cia. Bonecos Urbanos

Domingo, 22
15h | Teatro de bonecos
SAMBA DE BONECOS
Com Cia. Bonecos Urbanos


E a exposição “Medo de quê?” continua! Venha criar a sua receita

Até o dia 29 de novembro, a exposição “Medo de quê?”, do Espaço de Leitura, terá sessões de contos de terror para os pequenos e grandinhos. Em uma sala ornamentada com árvores e corvos, o público vai ouvir histórias de mistérios, causos intrigantes e fantásticos de autores como Marina Colasanti. As sessões acontecem aos sábados e domingos, das 10h às 17h, com intervalos de 1 hora entre uma e outra. Realizada pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, a exposição explora os temas da casinha mais visitada do Espaço, a “Gruta do Grito”, que oferece para leitura livros de susto, temas horripilantes e monstros.

Depois das sessões, a atividade continua! A brincadeira é convidar os visitantes a criarem suas próprias receitas contra os medos que mais os apavoram. Os participantes recebem uma receita que imita uma receita comum, onde devem colocar os ingredientes, indicações e modo de preparo para combater o medo. No final da exposição, em novembro, as melhores receitas vão compor um livro.

No domingo, das 14h às 17h, tem também a tradicional Feira de Trocas do Espaço de Leitura, onde você pode encontrar surpresas em forma de livro – e ser encontrado por elas. A cada dez livros trocados, o público ganha um.

SERVIÇO

Sábado, 24
15h | Narração de histórias
JOÃO E MARIA
Com Cia. Mapinguary
Gratuito

Domingo, 25
15h | Narração de histórias
CONTE OUTRA VEZ
Com Cia. Mapinguary
Gratuito

“Medo de quê?” - Sessões de histórias de terror
Sábados e domingos – Até 29.11
Das 10h às 17h (sessões a cada 1 hora)
Gratuito


SERVIÇO - ESPAÇO DE LEITURA
Aberto de terça a domingo. Terça: das 10 às 17 horas. De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca. Tel.: 11 2588-5918
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
facebook.com/espacode.leitura
instagram.com/espacodeleitura
www.espacodeleitura.org.br




Programação completa do mês de novembro

Sábado, 28 de novembro
15h | Narração de histórias
AQUELE FRIOZINHO NA BARRIGA
Com Giba Pedrosa
Um jeito lúdico e poético de falar sobre o medo. Nesta apresentação, Giba Pedrosa narra contos e poemas em que o medo é o personagem ou tema central. Serão apresentadas as histórias, A princesa medrosa, de Odilon Moraes, uma fábula clássica na qual o medo e a coragem são pintados com as cores da poesia. Já em O homem que saiu pelo mundo para conhecer o medo, dos Irmãos Grimm, um homem vai em busca de algo que o assuste e surpreenda.

Domingo, 29
15h | Narração de histórias
CONTOS PARA BRINCAR COM O MEDO
Com Giba Pedrosa
Contos da tradição oral brasileira apresentam personagens populares que vivem situações que misturam suspense, encantamento e muito humor. São causos divertidos como A velhinha do cemitério, Os três irmãos medrosos, O causo do bichão, além de outras histórias em que figuras curiosas mostram que o humor ajuda a lidar com os nossos medos.


Programação Permanente
Toda sexta
Das 13h às 14h
CLUBE DE LEITURA
Nesse clube pode ter piscina, deserto, filosofia, causos, gente com muito medo ou histórias de coragem. É que nesse clube, os participantes se encontram para compartilhar leituras – trechos de um romance, crônica, poema etc. O que vale é o momento com o grupo e a boa conversa sobre a leitura do dia.

Todo sábado e domingo até 29 de novembro
11h | Atividade educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
As atividades do maiúsculos & MINÚSCULOS são desenvolvidas pelo Educativo do Espaço de Leitura para atender as famílias que frequentam o Parque da Água Branca aos finais de semana. De acordo com o público presente, os educadores propõem roteiros de interação com os livros, seja por meio de narração de histórias, leituras, brincadeiras, jogos e oficinas de criação. Você já pensou que o tema de um livro pode virar um jogo de tabuleiro? Ou então que é possível brincar de dominó com capas de livros? Inventar um personagem para você mesmo? Desenhar nos vidros das casinhas de leitura, criar notícias de jornal inventadas ou registrar suas memórias num varal de histórias. Estas são algumas propostas que convidam pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos para entrar em contato com os livros do Espaço de Leitura. Com o auxílio de esquemas lúdicos, reflexões e muito afeto, adultos e crianças se aproximam e compartilham o prazer da leitura. A cada semana, uma proposta nova!

Todo domingo
Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, você faz com que mais histórias viagem por aí, e leva outras histórias pra sua casa. Traz um título e leva outro! A cada dez livros trocados, você ganha um. [Só não vale trazer enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.]


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM