Futebol para Crianças

09:46:00



Nos dias 05 e 13 de dezembro, o BuZum! estaciona no Museu do Futebol e no MIS-SP, respectivamente, para apresentar aos pequenos paulistanos 12 sessões gratuitas de O Mundo é uma Bola, espetáculo que conta a história do futebol. O projeto que desde 2010 já percorreu mais de 150 mil quilômetros levando a magia do teatro de bonecos a crianças de todo o país volta à capital paulista para encerrar a programação de 2015.

No dia 05 de dezembro, as apresentações do BuZum! no Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, integram a programação da Virada Inclusiva. Já no MIS-SP (Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo), dia 13 de dezembro, o projeto se soma à programação da última Maratona Infantil do MIS em 2015.

‘O Mundo é uma Bola conta, de maneira lúdica e divertida, a história e a evolução do futebol desde a China, passando por Grécia, Roma, até a chegada à Inglaterra’, conta Mariane Gutierrez, coautora do espetáculo, juntamente com Beto Andreetta. Com direção de Wanderley Piras, a montagem une diversas técnicas do teatro de animação para mostrar como o esporte chegou ao Brasil e tornou-se uma verdadeira febre nacional, desde a chegada do esportista Charles Miller ao país.

‘Utilizamos uma técnica muito antiga do teatro de animação chamada toy theather, teatro de brinquedo ou teatro de papel, que usa bonecos em duas dimensões’, conta Mariane sobre o cenário. ‘A história do futebol tem muitas curiosidades desde o seu surgimento, cinco mil anos atrás’, conta a autora, mencionando que, na Grécia, as bolas usadas para o jogo eram bexigas de touro cheias de areia.

Repertório
A companhia possui em seu repertório oito peças para crianças: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua criação; 13 Gotas, sobre a importância da água; e Máquinas, sobre a história dos meios de transporte. E direcionado para adolescentes, o espetáculo Intolerância, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens. Em 2015, a companhia estreou o espetáculo Energia, sobre as diferentes fontes de energia.

BuZum!
A companhia de teatro itinerante completa cinco anos em 2015 com números expressivos: são cerca de seis mil apresentações para 300 mil espectadores de 900 escolas públicas, em 250 cidades. O projeto tem a vocação de levar teatro num ônibus adaptado para escolas públicas, e já circulou nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa), em 2014.


Maratona Infantil MIS
Intervenções circenses, ponto de troca de figurinhas, oficinas e outras atrações integram a edição de dezembro da Maratona Infantil, a última de 2015. Entre 10h e 18h, diversas atividades acontecem em diferentes espaços do Museu, incluindo um show científico com a Mad Science, Ateliê de Criatividade com o Núcleo Educativo do MIS, espetáculos de teatro das Cias Cambaio, Burucutu e Furunfunfum, entre outros.



BuZum! apresenta O Mundo é uma Bola no Museu do Futebol
Dia 05 de dezembro (sábado)
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu
Horários das sessões: 10h / 10h40 / 11h30 / 13h30 / 14h30 / 15h30

BuZum! apresenta O Mundo é uma Bola no MIS-SP


Dia 13 de dezembro (domingo)
MIS-SP (Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo)
Av. Europa, 158 – Jardim Europa
Horários das sessões: 10h / 11h / 12h / 14h / 15h /16h

Mais informações em www.buzum.com.br
Youtube: https://www.youtube.com/user/canalbuzum
Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoBuZum

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM