Mostra Comemorativa de Repertório – 15 Anos da Cia. Circo de Bonecos

13:56:00

Consolidada como uma das melhores alternativas de entretenimento e cultura para o público infantil, a temporada de peças para crianças do Teatro Alfa começa em fevereiro a edição de 2016. Todos os espetáculos da Cia. Circo de Bonecos estrearam e foram patrocinados pelo Instituto Alfa de Cultura.

Em seguida, outros quatro espetáculos da Cia. Circo de Bonecos fazem curtas temporadas no espaço

A missão da Cia. Circo de Bonecos – 12 indicações e 10 prêmios (APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, Coca-Cola Femsa e Estímulo Panamco) – é transformar o palco do Teatro Alfa (sala B), referência em teatro para os pequenos, em um picadeiro divertido e inusitado.

Circus – A Nova Tournée é o primeiro espetáculo da retrospectiva teatral da Cia Circo de Bonecos

Um circo inusitado com minhocas trapezistas, moscas dançarinas e um homem bala nada convencional estão no palco do Teatro Alfa a partir de 13 de fevereiro.


Em comemoração aos seus 15 anos, a trupe apresenta os espetáculos

Circus – A Nova Tournée (13 a 21 de fevereiro) - recria o mundo do circo em quadros curtos e engraçados. No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados. Há ovos equilibristas, minhocas trapezistas, um árabe e seu dromedário metido, uma ousada mosca dançarina, um homem-bala atrapalhado e um faquir faminto.

No desenrolar da história, nada sai como planejado. O homem-bala fica entalado no canhão, o domador perde o controle do dromedário, a mosca tenta improvisar um striptease e o faquir é um fiasco. Na montagem, o gesto do clown e a trilha musical substituem as palavras.


Guarda Zool (27 de fevereiro a 6 de março) - Guarda Zool é um espetáculo sobre dois amigos atrapalhados que passam um dia na praia. Ao pisarem na areia, está armada a confusão. O jogo teatral dos dois atores se alterna entre o humor sutil do clown e o pastelão dos palhaços.

Os limites do “isso pode” e “isso não pode”, tão caros entre pais e filhos, temperam os diversos conflitos do espetáculo que são representados metaforicamente através da animação de objetos, como pazinhas e baldes de plástico. Em um dos momentos mais poéticos, a dupla transforma um balde e uma toalha em Gene Kelly que dança ao som de Singin' In The Rain.

Inzôonia (12 a 20 de março) - Inzôonia tem como mote as desculpas que as crianças inventam na hora de ir pra cama. Qualquer pretexto costuma ser válido para brincar mais um pouco: fome, sede, medo e até a insônia! Os dois clowns reuniram todas essas justificativas – e várias outras – em uma única noite de insônia. A falta de sono é também o motivo para a animação de objetos que contam pequenas e poéticas histórias. Assim, uma meia enroladinha vira uma ovelha, um secador vira um lobo mau que corre atrás de porquinhos - que na verdade são tigelas - e um beliche vira um barco pirata.

O jogo que sustenta a encenação não é a transformação deste ou daquele objeto em particular, mas a possibilidade de criação, recriação e transformação de todas as coisas. Poeticamente, uma maneira de colocar o mundo em movimento. Inzôonia fala da disposição própria do mundo infantil, onde as coisas são o que são, mas, também, o que poderiam ser. É esta disponibilidade para o desdobramento da imagem banal em infinitas funções e sentidos que o espetáculo estimula na imaginação do espectador, ao construir suas narrativas utilizando as técnicas de animação de objetos. Por trás de sua aparente simplicidade, o espetáculo esconde uma engrenagem rica em estímulos à razão criativa.


Circo de Bonecos (26 de março a 3 de abril) - Circo de Bonecos faz uma simples sala de estar se transformar num circo que ganha vida a partir das brincadeiras infantis de duas crianças. Em ritmo ágil, os amigos fazem com que o tradicional pega-pega se transforme num número acrobático, o esconde-esconde em mágica de desaparecer e também incentivam um patinho de pelúcia a arriscar um grande salto num vaso de flores.

A ideia, representada a partir de imagens poéticas, pantomimas e boencos, é mostrar que a magia do circo pode estar contida no simples ato de brincar. Circo de Bonecos também abre discussão sobre questões importantes, como o protagonismo das crianças no processo de aprendizado a partir do jogo e no entendimento da sociedade como interlocutora nessa troca de experiências.


Circo de Pulgas (9 a 24 de abril) - Circo de Pulgas, como propõe seu próprio título, é uma peça inspirada nos tradicionais circos de pulgas de origem francesa do século XVIII. A reconstituição do pequeno picadeiro e o estudo das técnicas de manipulação alimentaram o jogo clownesco proposto pela Cia Circo de Bonecos fazendo com que o espetáculo extrapole o tradicional picadeiro francês para colocar uma “pulguinha” em um novo universo lúdico.

O espetáculo intensifica as linguagens mais utilizadas pela companhia nos últimos anos, que são o teatro de bonecos, a mímica e o clown. Na história, dois clowns combinam de apresentar um show acrobático com pulgas, mas os truques não funcionam e as coisas não saem como planejado.  A solução encontrada pela dupla é treinar uma pulga de verdade para dar conta da apresentação. Para além dos risos, o espetáculo também te a intenção de reinventar os universos familiares, as relações amorosas e construir um pensamento coerente e criativo.

As sessões serão aos sábados e domingos, às 16h.

Ingressos: R$ 30,00 (inteira para adultos) e R$15,00 (meia para crianças, estudantes e maiores de 60 anos)


 Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722. Fone 11 5693 4000. Site: www.teatroalfa.com.br

Os espetáculos das temporadas infantis também podem ser apresentados durante a semana para alunos de escolas públicas e particulares. O agendamento de espetáculos é feito de acordo com a demanda e com a participação de no mínimo 120 crianças. Caso este número não seja alcançado, a apresentação é realizada para várias escolas na mesma sessão.

Para estimular esse público de maneira educativa e diferenciada, a equipe do Teatro Alfa desenvolve programas e atividades específicas para cada espetáculo. O objetivo desta ação é preparar as crianças para a ida ao teatro, bem como ampliar sua experiência enquanto espectadores:

Alunos - Programa de Espetáculo: pequeno livro interativo que traz propostas de atividades relacionadas aos temas ou às propostas de encenação dos espetáculos. Apresenta também curiosidades sobre as companhias e as peças. Os programas da temporada podem ser colecionados, servindo como guias para as descobertas das crianças sobre o teatro.
Informações e agendamentos: (11) 5693-4015. infantil@teatroalfa.com.br


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM