Sesc Itaquera traz no mês de março programação gratuita para toda a família

20:11:00


O Sesc Itaquera traz no mês de março programação gratuita voltada à família, com espetáculos teatrais e de circo, rodas de histórias e oficinas para crianças que serão realizadas, em sua maior parte, nas áreas verdes da unidade, ao ar livre.

Além da programação cultural, o Sesc Itaquera oferece mensalmente ao público atividades ambientais que favorecem o contato com a natureza, uma vez que está localizado em uma Área de Proteção Ambiental onde é possível encontrar diversas espécies de plantas e animais.
São expedições, trilhas, passeios de bicicleta e oficinas acompanhadas por agentes de educação ambiental. Em março, um dos destaques é a oficina de tintas naturais, com Gabriela Cuglovici, em que pais e interessados em geral aprenderão a fazer, de maneira simples, tintas à base de amido, frutas, legumes, verduras, entre outros elementos naturais, para brincarem com bebês e crianças pequenas.


Confira a Programação completa:

Teatro

A CONDESSA E O BANDOLEIRO - COM BARRACÃO CULTURAL




Uma condessa, entediada com a vida de riqueza, decide atravessar a floresta em direção a um baile, acompanhada de um barão e sua ama. No caminho, são obrigados a pernoitar em uma taberna, onde se encontrarão com o temido bandoleiro Zé Facada, que os colocará diante de um novo mundo, que mudará suas visões de si mesmos e dos outros.
Local: Praça de Eventos.
Livre
Grátis
06/03. Domingo, das 13h às 14h
13/03. Domingo, das 13h às 14h
20/03. Domingo, das 13h às 14h



Espetáculo A Brava - com Brava Companhia

Espetáculo inspirado na história de Joana d’Arc que propõe uma reflexão sobre objetivos, rumos e escolhas, e a nossa postura frente às consequências destas escolhas. Nesta montagem da Brava Companhia, a saga da heroína francesa é mostrada de forma épica, se valendo de recursos como a música, a interação com a plateia e referências às culturas popular e pop. São propostas situações cênicas que exploram o drama e o humor anárquico, construindo paralelos com os dias atuais.
As “vozes” ouvidas por Joana tornam-se símbolos que podem ser interpretados como a crença em objetivos ou a ousadia de trilhar caminhos contrários a padrões pré-estabelecidos pela sociedade.

Local: Praça de Eventos.
Não recomendado para menores de 12.
Grátis
26/03. Sábado, das 15h às 16h30


Circo

CORTEJO SAMPALHAÇAS

O coletivo Sampalhaças é o encontro de palhaças de diferentes escolas e gerações, que pesquisa a comicidade feminina, buscando a piada, o jogo e a dramaturgia do universo da mulher pelo olhar da própria mulher. 
Local: Praça de Eventos.
Livre
Grátis
27/03. Domingo, das 13h às 14h
Dança
Instalação
GIOCONDA DO SUBÚRBIO - COM CAMILA VENTURELLI

A instalação sonora e coreográfica, livremente inspirada na obra A Bela Lindonéia ou Gioconda do Subúrbio”(1966), de Rubens Gerchman, emoldura corpos e gestos e desenha seu retrato em dança. Com Camila Venturelli.
Local: Jardim de Inverno.
Livre
Grátis
05/03. Sábado, das 14h às 15h
INTRODUÇÃO À DANÇA DE SALÃO   - COM OS PROFESSORES EGLE E PAULINHO

Curso com duração de 3 meses com enfoque na iniciação aos ritmos propostos como: Forró, Samba de Gafieira, Tango, Fox-Trote, Soltinho, Sertanejo, Bolero, Salsa, Chá-Chá-chá, Zouk, Dance-music, Rock 'n' Roll. Com os professores Egle e Paulinho.  Local: Sala de Múltiplo Uso 2. Inscrições na Central de Atendimento pelos telefones: (11)2523-9326 ou 2523-9309 - Atendimento de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h.Documentos necessários: Documento pessoal com foto (ou Certidão de Nascimento) e atestado médico de aptidão para prática de atividades físicas. 2/3 - matrículas exclusivas para Credencial Plena. A partir do dia 20/3: abertura para Credenciais Atividades às vagas remanescentes.

Livre
Grátis
20/03 a 12/06. Domingos, das 13h30 às 15h
Aulas de 20/3 a 12/6
Aula aberta
DANÇA DE SALÃO  - COM INSTRUTORES DO SESC
Aula aberta de dança com passos básicos de ritmos variados. 
Local: Sala Multiplo Uso 2.  
Livre
Grátis
06 a 13/03. Domingo, das 13h30 às 15h
DI-VERSOS PRO AR

Encontros com escritores, poetas, pensadores e artistas para refletir as intersecções entre a escrita da vida e a escrita literária.

Intervenção Literária
As Quatro Estações: Verão - com Ilan Brenman, Índigo, Tiago Mesquita, Leonardo Padovani e Bruno Monteiro
Partindo dos livros “Silêncio, doze histórias universais sobre a morte” e “Meu filho pato”, organizados pelo autor Ilan Brenman em parceria com o 4 Estações Instituto de Psicologia, Ilan Brenman, a escritora Índigo e o professor de história da arte Tiago Mesquita abordarão a questão da morte no universo da literatura infantojuvenil, sobretudo em relação ao modo de como tratar esse tema para crianças e adolescentes, acompanhados pelo violinista Leonardo Padovani e o pianista Bruno Monteiro.
Local: Praça de Eventos.
Livre
Grátis
05/03. Sábado, às 15h30
Meio Ambiente – Exibição de Estamira seguida de bate-papo
CINE AMBIENTAL
Exibição de filmes que discutem as relações socioambientais, seguida de um bate papo com equipe de Agentes de Educação Ambiental.
Exibição de Estamira
No Cine Ambiental de março será exibido o documentário Estamira, seguido de roda de conversa com os agentes de educação ambiental do Sesc. Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. Em seu discurso filosófico e poético, em meio a frases muitas vezes sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global e fala também com uma lucidez cortante sobre a loucura de cada um.
Local: Sala de Convenções.
Livre
Grátis
19/03. Sábado, às 14h
AO AR LIVRE
Atividades e vivências que permitem o contato direto com a natureza nas áreas verdes da unidade.
Oficina de tintas naturais - Com Gabriela Cuglovici

Nesta atividade, pais e interessados em geral aprenderão a fazer de maneira simples tintas à base de amido, frutas, legumes, verduras, entre outros elementos naturais para brincarem com bebês e crianças pequenas. Com Gabriela Cuglovici, educadora do Espaço Mamuska. Local: Sala de Convenções. As inscrições serão feitas no dia de atividade, com 30 minutos de antecedência.

Livre
Grátis
05/03. Sábado, das 11h às 13h

Oficina - Pintura Rupestre
Nesta atividade, será abordada a relação que o público estabelece com o meio através de técnicas utilizadas de pinturas rupestres. Os participantes construirão de forma coletiva um painel com o objetivo de compartilhar suas diferentes realidades e histórias de como se relacionam com o meio.  
Livre
Grátis
13/03. Domingo, das 14h às 15h30
27/03. Domingo, das 14h às 15h30

Bicicletada Ambiental
Passeio de bicicleta pelas alamedas do Sesc Itaquera com destino a um polo de educação ambiental. Com o acompanhamento de um Agente de Educação Ambiental, o público poderá apreciar a paisagem e o contato com a natureza através de um meio de transporte não poluente. Nesta atividade são oferecidas algumas bicicletas para o passeio, mas convidamos a todos a participar com sua própria bike. Ponto de Encontro: Mirante do Lago
Livre
Grátis
03 a 31/01. Domingos, das 11h às 12h30
25/01. Segunda, das 11h às 12h30
07/02 a 31/03. Domingos, das 11h às 12h30
08/02. Segunda, das 11h às 12h30
Artes Manuais
Curso - PRATO RETRATO - COM CYNTHIA GYURU

Minicurso de pintura em porcelana e criação artística a partir do tema autorretrato. Nos encontros serão trabalhadas as técnicas de decalque, o uso de pincéis e canetas e a queima final das produções. Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Inscrições por telefone: (11)2523-9326 ou 2523-9309 - Atendimento de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h.
Inscrições por e-mail: Envie uma mensagem com o título PRATO RETRATO para o e-mail inscricao@itaquera.sescsp.org.br contendo nome, RG, telefone, endereço e e-mail para contato.
30 vagas
Livre
Grátis
12 a 26/03. Sábados, das 14h às 17h

Contação de histórias
DUELO DE HISTÓRIAS: STELA BARBIERI X LAURA GORSKI

Stela Barbieri e Laura Gorski brincam de contar histórias em um duelo entre diversas formas de narrativas, aproximando diferentes linguagens e idades.
Stela Barbieri é artista plástica e consultora nas áreas de educação e artes. É conselheira da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2012. Foi curadora educacional da Bienal de Artes de São Paulo (2009-2014) e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake (2002-2013). É assessora de artes plásticas na Escola Vera Cruz há vinte e cinco anos, autora de livros infantis e contadora de histórias. Dirige o Binah Espaço de Artes, um ateliê vivo, com aulas, palestras e formações.
Laura Gorski é artista plástica e participa do Ateliê Fidalga. Realizou as exposições individuais "Arquipélago dos lugares imaginários" e "Paragem", além de participar de diversas exposições coletivas como "Arise" e "Boîte Invaliden", na Alemanha, 11º Salão de Arte de Jataí em Goiás, X Bienal do Recôncavo na Bahia, Fidalga no Paço em São Paulo.

Local: Quiosque da Praça.

Livre
Grátis
19/03. Sábado, às 13h


Meio Ambiente

O SER E A TERRA

Atividades sobre Cuidados com a Terra, Culturas e Saberes e Práticas Integrativas. Com inscrição prévia.
Curso - Usos da cisterna na produção de alimentos  - com Leonardo Tannous
Ciclo de três encontros sobre tecnologias sustentáveis aplicadas ao uso da água na produção de alimentos.
Serão trazidos para discussão técnicas ancestrais do uso da água na agricultura, diferentes sistemas de irrigação e tecnologias de baixo custo para captação, tratamento e reutilização da água da chuva. As discussões serão aplicadas no planejamento e construção em grupo de um sistema real e definitivo de cisterna de água de chuva e sistema de irrigação na área da horta do Sesc Itaquera. Com Leonardo Tannous.
Leonardo Tannous é diretor da empresa "Construindo Sustentabilidade", Engenheiro Ambiental graduado pelo SENAC, possui livre docência em permacultura. Também é paisagista formado pela Escola Municipal de Jardinagem SVMA e designer para a sustentabilidade formado pelo Eccovillage Design Programme – Gaia Education.
Atua desde 2009 como engenheiro ambiental e educador socioambiental, dando forma às criações mentais daqueles com quem compartilha conhecimentos em ambientes urbanos e rurais.
Co-orientador de estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental em projetos de conclusão de curso.
Como Engenheiro Ambiental elabora e realiza projetos com ênfase em manejo integrado de água na paisagem, lida com projetos de abastecimento de água em ambientes rurais, projetos de captação e aproveitamento de água de chuva, tratamento biológico de efluentes, sistemas de irrigação e ferti-irrigação, plano de gerenciamento de resíduos sólidos, compostagem, jardinagem e paisagismo.
Na área de Educação desenvolve projetos dentro e fora do Brasil, junto à escolas municipais, estaduais e particulares, comunidades de distintas realidades. Atua como educador em projetos de Fundações e Institutos e ministra cursos e Workshops nas áreas da sustentabilidade e permacultura.
Inscrições por telefone: (11) 2523-9326 ou 2523-9309 - Atendimento de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h.
Inscrições por e-mail: Envie uma mensagem com o título CISTERNA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS para o e-mail inscricao@itaquera.sescsp.org.br contendo nome, RG, telefone, endereço e e-mail para contato. Vagas limitadas.
Local: Horta
Livre
Grátis
12/03 a 02/04. Sábados, das 14h às 17h


Sesc Itaquera - Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera. São Paulo/SP                                                                                    
Funcionamento da unidade: De quarta a domingo, das 9h às 17h.
Acesso à unidade: Grátis 
Estacionamento: R$ 10,00 (credencial plena) e R$ 20,00 (demais frequentadores). 
Telefone para informações: (11) 2523 9200 

sescsp.org.br/itaquera
facebook.com/sesc.itaquera
twitter.com/sescitaquera

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM