Livros infantis

22:00:00

Tão bom encontrar livros para nossos filhos com conteúdo.

Estou muito feliz porque nesse ano de 2016 a Paulinas nos escolheu como blog parceiro o que significa que receberemos livros e faremos resenhas aqui no blog.

A seguir  tem os lançamentos da Editora Paulinas. Tenho certeza que irão se identificar.


Enfim, atleta!
Anna Claudia Ramos




“As pessoas têm mania de dizer que a gente tem que desistir de um sonho quando ele parece muito maluco, ou muito grandioso, como diria a Dona Corinha. Eu não concordo.”

O livro “Enfim, atleta!” fala sobre um sonho. Um sonho que é maior que tudo e empurra a vida na direção de sua realização. A força necessária para conquistá-lo não pode ser medida; é uma força que vem do coração e enfrenta tudo para que ele se realize. A personagem Antônia nos ensina que algumas coisas só podem ser aprendidas com muita prática, trabalho intenso e esforço contínuo, e isso é grande parte do que precisamos para realizar algo.
A obra, de Anna Claudia Ramos, com ilustrações de Rogério Coelho, faz parte da Coleção Magia das Letras, Série Mundo Encantado, da Paulinas Editora.

Sobre a autora:
Anna Claudia Ramos (1966) nasceu no Rio de Janeiro, é graduada em Letras (PUC-Rio) e mestra em Ciência da Literatura (UFRJ). Trabalha com Literatura Infantil e Juvenil há mais de 30 anos e teve seu primeiro livro publicado em 1991, quando já coordenava oficinas literárias com Marina Quintanilha. Hoje, Anna Claudia Ramos já possui mais de 70 livros publicados. Por Paulinas, publicou a Coleção Turma da Vila, inspirada nas crianças e nos bichos da vila onde mora.

Sobre o ilustrador:
Rogério Coelho (1975) nasceu em São Paulo, mas vive em Curitiba desde os 5 anos. Trabalha ilustrando textos de vários autores e criando suas próprias histórias. Já participou de diversas exposições e recebeu alguns prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti, na categoria Didático/Paradidático em 2012.




Aquarela
Pepita Sampaio




Neste livro, Aquarela conhece sua história aos pouquinhos, junto com você. Por isso, cada página tem uma novidade, uma porta. Uma pitada de mistério, um porquê. Tem gente sem pé nem cabeça como a Dona Parede e o Balanço de Corda. Tem o que qualquer criança sonha, mesmo quando está acordada: brincadeiras, família e amigos.
O livro faz parte da Coleção Estrela e tem ilustrações de Bruna Assis Brasil.

Sobre a autora:
Pepita Sampaio nasceu em Cabo Frio (RJ), é dentista e trabalha como professora universitária e ortodontista clínica. É apaixonada pela literatura desde pequena e participa da oficina de escrita e produção de Literatura Infantil na Estação das Letras desde 2010. Foi finalista do prêmio UFF de Literatura 2011, na categoria Conto. “Aquarela” é o seu primeiro livro por Paulinas Editora.

Sobre a ilustradora:
Bruna Assis Brasil é formada em Jornalismo e Design Gráfico e pós-graduada em Ilustração Criativa pela Escola de Disseny i Art de Barcelona. Bruna tem dezenas de livros publicados e, em 2012, recebeu o prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano, da revista Crescer. No ano seguinte, foi indicada ao Prêmio Jabuti, na categoria Ilustração.



Paulinas lança cordel infantil sobre mitos da tradição indígena

Novo livro do premiado autor paraense Antonio Juraci Siqueira aproxima a criança da cultura brasileira


O mito da criação dos rios (da Ilha do Marajó) e o mito da criação da noite (dos povos Tupis) são bastante difundidos tanto pela literatura oral quanto pela escrita e estão reunidos no livro “Aumentei, mas não menti”.
Nesta versão, além de serem muito bem construídos, com composição em sextilhas septissilábicas no esquema de rimas XAXAXA, valorizam a tradição indígena e a cultura brasileira.
Em forma de cordel, outra expressão cultural muito importante, foram ilustrados com belíssimas xilogravuras, que valorizam as características regionais da obra.


Sobre o autor:
Antonio Juraci Siqueira é paraense de Cajari, município de Afuá, e lá, ainda menino, descobriu a literatura nos folhetos de cordel. Morou em Macapá-AP de 1965 a 1976, quando se mudou para Belém, onde se graduou em Filosofia pela Universidade Federal do Pará. Possui mais de 80 títulos individuais, entre folhetos de cordel e livros de literatura infantojuvenil, poesia, contos, crônicas e textos humorísticos, além de contar com mais de 200 premiações literárias em âmbito nacional e local. Atua como professor de Filosofia do Ensino Médio, contador de histórias, oficineiro de literatura e performista.


Tangolomango e Bumba meu boi inspiram André Neves

Novo livro do escritor e ilustrador recifense ensina a cultura nordestina para crianças 



O livro “Tombolo do Lombo”, do famoso escritor e ilustrador André Neves, é inspirado na cantiga popular Tangolomango, uma espécie de parlenda com estrutura cumulativa decrescente, e no Bumba meu boi, manifestação cultural brasileira em torno da morte e da ressurreição de um boi.
Dentre muitas variações, a mais comum aborda o desejo de Catirina, grávida, de comer a língua do boi. Vários personagens humanos e animais fantásticos são incorporados à encenação: o Coronel, Caboclos, Índios, Bastião, Arlequim, Pastorinhas, Turtuqué, o Padre, o Médico, entre outros.

Sobre o autor:
André Neves nasceu em Recife-PE, e foi de lá que vieram todos os personagens, cores, ritmos e alegrias deste livro. As manifestações culturais de sua terra natal estão sempre incorporadas no seu imaginário. De forma intensa ou sutil, elas se apresentam e fazem parte do seu mundo criativo. Hoje o autor vive em Porto Alegre-RS, onde trabalha pesquisando, escrevendo e ilustrando livros infantis. Estudou Artes Plásticas, é arte-educador e promove palestras e oficinas sobre Literatura Infantil e Juvenil. Já publicou por Paulinas: “A caligrafia de Dona Sofia”, “Menino chuva na rua do sol”, “Seca” e “Mestre Vitalino”, além de ter ilustrado vários livros de outros autores.



O papagaio gaiato
Mario Bag


O novo livro de Mario Bag conta a história de um papagaio gaiato que faz muitas trapalhadas para conquistar a família que o acolheu. Nesta obra, Mario Bag usa rimas simples para falar de amizade, cuidado, aceitação e afeto, e as ilustrações coloridas e alegres deixam tudo mais divertido. O livro faz parte da Coleção Sabor Amizade, série Com-Fabulando, da Paulinas Editora.

Sobre o autor:
Mario Bag (1956) é carioca e desenha desde criança. Aos 20 anos decidiu ser ilustrador profissional e, a partir daí, fez várias ilustrações para publicidade, revistas, capas de discos e CDs. Em 1993 começou a ilustrar mensalmente para a revista Ciência Hoje das Crianças e para livros infantis, alguns com seu próprio texto, como “A loura do banheiro e mais 10 lendas urbanas” e “Meu primeiro livro de horror”. Por Paulinas, publicou “Mitos e lendas do folclore do Brasil”, “Histórias aumentadas (conforme são contadas...)” e “Mentiras caipiras”.



Ótima leitura com os pequenos!!

Paula Porfirio

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM