Semana Mundial do Brincar 2016

10:21:00

Espaços culturais e educativos do Estado de São Paulo estão divulgando suas agendas para a Semana Mundial do Brincar (SMB), que acontece de 22 a 28 de maio. A programação inclui brincadeiras, palestras, debates e mobilizações.  Promovida pela Aliança pela Infância, a SMB busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e este ano tem como tema “O Brincar que Encanta o Lugar”.



Diversos espaços da capital paulista estão realizando ações durante a SMB. Museus, organizações sociais, escolas, empresas e coletivos de cultura se mobilizaram para oferecer atividades para crianças, jovens e adultos. Outros destaques da programação estão disponíveis no site da Aliança pela Infância: www.aliancapelainfancia.org.br/smb

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Evento “Criança e a Cidade: seu direito ao Brincar e à Arte”
24 de maio | Auditório do MuBE | das 9h às 17h | Inscrições: cursos@mube.art.br
Especialistas discutem temas ligados à infância e ao livre brincar no ambiente urbano. Temas como saúde, cultura e educação na era digital também são destaques da programação. O encontro se encerra com atividades lúdicas para crianças e adultos na área externa do museu.

Feira de trocas
28 de maio | MAM – Parque Ibirapuera | das 10às 12h | Informações: educativo@mam.org.br
O educativo do MAM (Museu de Arte Moderna) promove um encontro para troca de brinquedos novos e usados. A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas. A distribuição de senhas começa 30 minutos antes da ação.

“Tocação” de histórias 
24 e 25/05 de maio | das 9 às 11H30 e das 14H às 16H30 | Ginásio do SESC Bom Retiro
Celebrando uma programação temática sobre a cultura africana da unidade do Bom Retiro, o SESC promove esta brincadeira que mostra como sentir a música e ouvir o corpo visitando a mitologia dos orixás. Com Ana Carolina Toledo e Jacqueline Novaes.

Bloquinho do Brincar
24 e 27 de maio |das 11 às 15h | Praça do SESC Pinheiros
Uma atividade de resgate de brincadeiras tradicionais. Atividades que encantam crianças de todas as gerações: corda, perna de pau, amarelinha, futebol de botão, pião, bambolê e bolinha de gude.

1º Painel da Infância e da Ludicidade
23 de maio | 14 às 18h | Espaço Alana no Jardim Pantanal (Rua Erva do Sereno, 642)

O encontro reunirá especialistas e a população em geral para discutir a importância do brincar. Na abertura será exibição do filme “Território do Brincar”. Na sequência, os presentes participarão de debate e atividades de vivência e construção de brinquedos.



Semana Mundial do Brincar no Parque Villa Lobos

Espaço KIDS terá resgate de brincadeiras antigas. As atividades são gratuitas.

Neste domingo, 22 de maio, a Federação de Bandeirantes realizará atividades da Semana Mundial do Brincar no Parque Villa Lobos das 9h às 16h. O evento é em conjunto com o Rotary Day. A tenda será o Espaço KIDS com resgate de brincadeiras antigas. As atividades são gratuitas.

Sobre o Rotary Day
Atividades culturais, esportivas, de saúde e que promovem a cidadania! Tudo isso junto e misturado! Esse é o Rotary Day, evento que levará serviços gratuitos para os frequentadores do Parque Villa Lobos, no próximo dia 22 de maio. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os Rotary Clubs para conscientização socioeducativa, cultural e de saúde da população, além de divulgar as atividades de auxílio à comunidade prestadas pelos Rotary ao redor do mundo.


Espaço Kids
22 de maio - das 9h às 16h
Parque Villa Lobos São Paulo SP
Av Prof Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, 05461-010
Entrada principal, à esquerda
Gratuito



Casa do Brincar promove Instalação Sensorial para bebês no SESC Itaquera


Atividade gratuita acontece dias 8, 15 e 28 de maio, sempre das 10h às 13h


Com uma combinação de cores, texturas e aromas, a Casa do Brincar promove no SESC Itaquera uma Instalação Sensorial para bebês. Gratuita, ela acontece nos dias 8, 15 e 28 de maio, sempre das 10h às 13h. A atividade possibilita uma experiência sensorial em um ambiente de desafios com blocos de espuma, tecidos, materiais sensoriais, túneis e caixas, criando situações para os bebês explorarem o espaço e conhecerem melhor seu corpo, desenvolvendo habilidades motoras.

A instalação é comandada por arte-educadores da Casa do Brincar, objetos de uso cotidiano ganham novas funções e dividem espaço com materiais inusitados, texturas variadas, elementos da natureza e até ervas aromáticas, como priprioca e patchuli. Organizados em uma grande estrutura, os materiais ficarão ao alcance das crianças para que, acompanhadas de suas famílias, todas possam tocar, puxar, pisar, passar por obstáculos e realizar uma série de descobertas.


Instalação Sensorial para bebês
Dias 8, 15 e 28 de maio, das 10h às 13h
SESC Itaquera - Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera - São Paulo.
Entrada gratuita


Casa do Brincar junta literatura e o lúdico na oficina Vivência Literária - Caixas


Atividade, que acontece dia 26 no SESC Interlagos, inclui leitura do livro “O homem que amava caixas” e construção de instalações


A coordenadora da Casa do Brincar, Camila Serra

No próximo dia 26, a Casa do Brincar promove, das 13h às 14h, no SESC Interlagos, a oficina Vivência Literária - Caixas. Será realizada a leitura do livro “O homem que amava caixas”, com o auxílio de um projetor. Camila Serra, pedagoga especialista em educação infantil e alfabetização, coordenadora da Casa do Brincar, narrará a história que será o fio condutor da oficina.

Em seguida, serão sugeridas duas possibilidades de vivências: uma instalação para brincar com tecidos, bonecos e brinquedos de papelão previamente construídos (casas, castelos, aviões, carros etc) ou um espaço para as crianças, sob mediação dos adultos, construírem sua própria instalação.


Vivência Literária (dia 26/5, das 13h às 14h)
Entrada gratuita
SESC Interlagos - Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial - São Paulo. CEP: 04821-270


Tenham uma semana maravilhosa !!



Sampa Abraços

Paula Porfírio

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM