Férias no Catavento Cultural

17:00:00

O Catavento Cultural e Educacional, terá uma programação especial para toda a família nas férias de julho.


Nós já fomos muitas vezes e a diversão é sempre garantida, com muitas descobertas.

Além do acervo fixo, diferentes oficinas, atividades interativas e espetáculos teatrais serão as atrações principais nessas férias.


ENERGIA – teatro de bonecos

Energia é o oitavo espetáculo da companhia de teatro BuZum! e tem concepção e texto de Beto Andreetta e Mari Gutierrez, e direção de Wanderley Piras. Em um ônibus adaptado, a peça mostra aos pequenos as cinco fontes de produção de energia elétrica no Brasil: hidrelétrica, termoelétrica, atômica, solar e eólica. Numa espécie de quiz show, as crianças podem interagir com o espetáculo por meio de diversas brincadeiras como jogo da velha e jogo da memória, apresentadas num telão com perguntas sobre as formas de produção da energia elétrica que usamos para acender a luz e usufruir de aparelhos como televisões, rádios, geladeiras, chuveiros, entre outros.

De 7 a 10 de julho (quinta a domingo).

Local: Área externa.

Capacidade: 45 pessoas. Necessária retirada de senhas no local da atividade.

Duração: 30 minutos



Oficina LIGHT PAINTING – desenhando com a luz

Light Painting é uma técnica fotográfica que registra o movimento de uma fonte de luz, permitindo o registro de desenhos. Na oficina, o participante vai aprender sobre o funcionamento e a configuração de uma câmera fotográfica e também fará a sua foto Light Painting.

De 09 de Julho a 31 de julho.

Local: Piso Superior – Ecologia

Terça a sexta: 10h / 11h / 14h / 15h

Sábado e Domingo: 10h / 11h / 12h / 14h / 15h /16h

Classificação: A partir de 07 anos

Capacidade: 20 pessoas – Necessária retirada de senhas na Recepção.

Duração: 40 minutos



Estúdio de TV – Programação Mata Atlântica

 Os visitantes poderão ser repórteres de aventura no Estúdio de TV do Catavento. A oficina tem como tema e objetivo conscientizar a população da importância da Mata Atlântica, assim como sua preservação. Além de promover uma reflexão sobre o bioma, considerado patrimônio da humanidade e que hoje conta com menos de 10% da sua área original, a atividade trará curiosidades e revelará algumas das maravilhas dessa floresta, como “espécies endêmicas” e “mapa do desmatamento”.

De 09 a 31 de julho

Local: Estúdio de TV

Horários: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h.

Capacidade: 30 pessoas – Necessária retirada de senhas na Recepção.

Duração: 40 minutos



NA PISTA CERTA

Na Pista Certa é um programa idealizado pela Fundación Mapfre que proporciona vivências lúdicas e pedagógicas. Em um espaço cenográfico que simula uma cidade, o público é levado a assistir uma peça de teatro de bonecos e a participar de vivências em bicicletas sobre os conceitos de trânsito.  Serão apresentados conteúdos e atividades que promovem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre, do ciclista, entre outros atores do trânsito. É uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre segurança no trânsito e valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente. Na Pista Certa também inicia os participantes no conhecimento da sinalização viária e ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas.

De 12 a 17 de julho

Local: Área externa (próximo à tenda).

Capacidade: 30 pessoas. Entrada por ordem de chegada.

Duração: 35 minutos.



Espetáculo VIVER COM SAÚDE

Durante as férias de julho o Museu Catavento receberá um espetáculo teatral que tem como tema a importância da alimentação saudável.

Durante as apresentações que o grupo Ciência Divertida vai promover, os pequenos aprenderão como preparar um café da manhã utilizando alimentos saudáveis, a importância da prática de exercícios físicos, quais nutrientes são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo humano e muito mais!

A ação faz parte do Programa Viver com Saúde, desenvolvido pela FUNDACIÓN MAPFRE em parceria com a Ciência Divertida

De 13 a 17 de julho (quarta a domingo).

Local: Auditório do Catavento

Capacidade: 180 pessoas. Entrada por ordem de chegada.

Sessões: 11h30 e 14h30.

Duração 40 minutos.



Oficina de EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS

Nesta oficina os participantes poderão montar seus próprios experimentos e entender sua dinâmica de funcionamento. Entre os experimentos apresentados: Catavento, sapo equilibrista, telefone com fio, ludião, relógio de sol e outros.

Dias 16 e 17 de julho (sábado e domingo)

Local: Piso Superior – Varanda Matéria.

Capacidade: 25 pessoas – Necessária retirada de senhas na Recepção.



Espetáculos QUÍMICA EM SHOW

A apresentação reúne diversos experimentos de química que retratam fenômenos interessantes e atrativos, desde misturar líquidos até segurar fogo com as próprias mãos sem se queimar. É possível observar diferentes tipos de fenômenos físicos como luz, som e calor, além de experiências com Luminol, Varinha Mágica, Bomba de Hidrogênio com oxigênio, entre outras, que unem educação e diversão. O objetivo é justamente mostrar que o aprendizado de química pode ser uma aventura interessante e divertida; que conceitos, aparentemente complicados, podem ser apresentados de forma simples e assimilados com facilidade pelos participantes.

De 19 a 31 de julho

Local: Auditório do Catavento.

Capacidade: 180 pessoas. Entrada por ordem de chegada.

Sessões: 10h30, 12h e 14h.

Duração 30 minutos.



Exposição Mudanças Climáticas

O Catavento, em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, traz para os visitantes a exposição “Mudanças Climáticas”.  A mostra, composta por 33 painéis de acrílico, todos traduzidos para o português e acompanhados de ilustrações explicativas, tem como objetivo trazer reflexões sobre o aquecimento global, efeito estufa, desmatamento e poluição da atmosfera. Os visitantes poderão descobrir, por exemplo, como é observado o clima do planeta, e que o banco de gelo Ártico reduz 10% a cada década, o que pode causar a sua extinção até 2050, se continuar neste ritmo.

De 14 de junho a 31 de julho.

Local: Claustro – Entrada Sala das Ilusões.

Classificação: livre



Mostra “CEBIMar 60 anos – Exposição de seres marinhos”

A mostra é composta por imagens fotográficas feitas por amantes da natureza e cientistas do CEBIMar – Centro de Estudos de Biologia Marinha, com o objetivo de despertar no público o interesse na ciência e na vida marinha visando a preservação da diversidade de espécies.

De 04 de junho a 31 de julho

Local: Varanda Lateral – entrada pela Seção Vida

Classificação: Livre


Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência 

Av Mercúrio, s/n - Pq Dom Pedro II, Brás, São Paulo - SP- CEP 03003-060 - f.(11) 3315-0051

Aberto de Terça a Domingo, com entrada das 9h às 16h e permanência no museu até às 17h .

Ingressos R$ 6,00 .



VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM