Fim de Semana em Família

21:04:00

Nos dias 23 e 24 de julho (sábado e domingo), o Itaú Cultural realiza mais uma programação Fim de Semana em Família, desta vez com atividades que vão desde um passeio pelos jogos tradicionais criados pela humanidade nos últimos três mil anos, até uma viagem cheia de aventuras para um acampamento, no qual três divertidos e criativos amigos se deparam com personagens criados a partir de objetos utilizados no dia a dia. Como já é de praxe na atividade de sábado e domingo do Itaú Cultural, o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs estão montados a partir das 13h30 no piso térreo do instituto, e ficam à disposição do público até às 16h.



A equipe do Caravana Lúdica abre a programação às 14h, com a oficina Jogos Tradicionais do Mundo. Nela, apresentam um acervo reúne jogos vindos de diferentes lugares do planeta, e que fazem parte da cultura imaterial da humanidade. Tem jogos feitos de madeira reciclada, de tinta, tecido e até pirografia – arte primitiva de desenhar ou escrever com o uso de fogo sobre diferentes materiais –, sendo que o mais antigo da coleção é do ano 1400 antes de Cristo, e o mais recente, de 2006.


A proposta da oficina é difundir o conhecimento dos jogos espalhados pelo mundo e pela historia. A atividade, segundo a Caravana Lúdica, promove um diálogo intercultural, colaborando ainda para uma relação de harmonia entre os seres humanos, integrando diferentes gerações, culturas e realidades sociais.


Acampamento em cena

Às 16h, a programação segue com o espetáculo Acampatório, da Cia Truks, que faz um mergulho pra lá de interessante no universo do teatro de objetos. Na peça, que completa a trilogia Sonhatório – Construtório – Acampatório, três amigos partem para uma empolgante aventura, tendo à mão mochilas superequipadas e muita imaginação.



Para narrar essa história cheia de situações malucas, o elenco da Trucks usa a técnica teatral conhecida por Teatro de Objetos, usando elementos do cotidiano para construir criaturas ou simbolizar personagens e sem qualquer fala. Assim, pés de pato se transformam em dançarinos, frutas são transformadas em bichos e um algodão pode ser um pintinho.

 A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação e um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. Já ganhou prêmios importantes, como o Mambembe, do Ministério da Cultura, o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Coca Cola de Teatro Jovem, o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, entre outros.



Cantinho e feirinha

O público do Fim de Semana em Família pode ainda participar do Cantinho da Leitura, instalado no Piso Paulista, térreo do Itaú Cultural, onde estão disponíveis cerca de 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do instituto. Nesse espaço, as crianças e suas famílias podem ler e conhecer histórias. É um momento no qual se pode apresentar aos pequenos novos universos, como o da literatura e o da arte, e conversar sobre questões como acessibilidade e preconceito, ampliando sua visão de mundo.



Na Feirinha de Troca, no mesmo andar, as crianças também podem conhecer e levar para casa uma nova história! Basta trazer uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – para trocar por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. O espaço conta com a ajuda de monitores e de voluntários do Programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social.





FIM DE SEMANA EM FAMÍLIA

Dias 23 e 24 de julho (sábado e domingo)



Às 14h

Oficina Jogos Tradicionais do Mundo

Com a Caravana Lúdica

Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: livre

Sala Multiúso (piso 2)

Vagas: 40 crianças + acompanhantes

Inscrições a partir das 13h30

Interpretação em Libras







Às 16h

Espetáculo Acampatório

Com a Cia Truks

Texto e direção: Henrique Sitchin. Elenco: Gabriel Sitchin, Rogério Uchoas e Mateus Bonassa.

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: livre

Sala Itaú Cultural (piso térreo)

Capacidade: 247 lugares

Distribuição de ingressos a partir das 14h



Das 13h30 às 16h

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs

Piso Térreo

Classificação livre

Entrada gratuita



Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11. 2168-1776/1777

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM