Brincadeiras pensada para os pequenos

19:52:00

No Sesc Consolação as tardes de sábado são feitas para se divertir, afinal, esse é o dia de passear com a mamãe, o papai, os titios, os avós e com todo mundo que a gente gosta.


Pensando nisso, a programação do Tantas Artes do mês de agosto foi toda inspirada nos Pequeninos, com miniteatro, circo de pulgas, miniterrários, massinha e mais um monte de coisas pequenininhas, para todo mundo aproveitar de montão.

Para começar, no dia 6 de agosto, o Grupo Girino traz para a unidade Mini Teatros de Sombras, também conhecido como Teatro Lambe Lambe, com os espetáculos Coração Alado, Isso não é uma caixa e Cotidiano, que acontecem dentro de caixas e para acompanhar a história, o público deve observar por meio de um olho mágico, enquanto escuta a trilha com auxílio de fones de ouvido. Já quem prefere “colocar a mão na massa”, pode participar da oficina de Miniterrários com a equipe do Canto da Horta, muito mais do que plantinhas dentro de um vidro, esses terrários são verdadeiros ecossistemas em miniatura, por isso, também são chamados de “floresta encapsulada”.

No dia 13, é a vez dos instrutores do programa Curumim ensinarem as crianças bem pequenas, entre 18 meses e 3 anos, a fazer (com a ajuda de um adulto) uma Massinha caseira, para amassar, modelar e brincar com a imaginação. Completando a programação do dia, o Grandessíssimo Circo de Pulgas da Cia Mimicalado, com inusitadas histórias, música ao vivo e um apresentador bem maluco, que recebe a bandinha de pulgas russas, o minibailado das pulguinhas francesas, a pulga mais forte do mundo e muito mais.

Já que a ideia é que tudo seja pequenininho, no dia 20 de agosto, os instrutores do programa Curumim vão transformar um espação, que é a Ômega, em Cantos de Brincar, com vários espaços pequenos, cheios de segredos e brincadeiras miúdas.

Nos dois últimos sábados do mês, o Sesc Consolação recebe a contadora de histórias Ana Luisa Lacombe que, no dia 20, vai apresentar Contos de Menina e Menino, com a história de uma garotinha bem pequena que vai visitar a avó e descobre, que por trás da cristaleira existe um quarto que não conhecia e lá, um baú com muitas surpresas. Ana também conta a história de um menino que encontra no porão de sua casa nova animais inusitados e os guarda dentro de uma caixinha de fósforos... Mas será que cabem mesmo esses animais numa caixinha tão pequena?

Já no dia 27 de agosto, a contação se chama Pequenas Coisas e fala de um alfaiate desatento que confecciona um belo manto para si, depois o corta e faz um casaco, depois um colete, depois uma gravata, depois um botão, até virar um micro pedacinho de pano. Na sequência, é a vez da história de um grilo e uma diabinha que vivem atrás de um fogão até que um dia os donos da casa resolvem reformar o fogão e eles têm que sair dali para não serem enterrados no meio da confusão. Saem de casa pela primeira vez e fazem mil descobertas.

O Grupo Caixa de Imagens também estará na unidade nas últimas semanas do mês. Dia 20 com Milhor, uma intervenção inspirada no escritor paulistano Mário de Andrade e em seu processo de pesquisa continuada das relações entre o pequeno, o itinerante e a proximidade com o público. Dia 27 de agosto é a vez de Travessia, que traz uma boneca de aproximadamente 10 cm interage com o público ora o convidando para dançar, ora acariciando sua mão e antes da despedida, uma flor. Encerrando as atividades do mês, ainda no dia 27, o grupo propõe uma oficina com palitos de fósforos, linhas e muita criatividade  para que cada criança crie seus próprios Pequeninos.
Tantas Artes é uma programação gratuita, que acontece aos sábados no Sesc Consolação, com diferentes atividades –que propõe um passeio para que toda a família liberte seu lado arteiro e se divirta apreendendo, convivendo e aguçando a criatividade.


Tantas Artes – Pequeninos

De 6 a 27 de agosto, sábados

Dia 06/8
·         13h às 16h - Mini Teatros de Sombras, Com Grupo Girino. Na Convivência.
15h às 16h – Miniterrários*, com Canto da Horta. Na Sala Delta.

Dia 13/8
·         14h às 15h - Fazendo Massinha*, com instrutores do Programa Curumim. Na Sala Delta. (indicado para crianças de 18 meses a 3 anos)
·         15h às 16h  - Grandessíssimo Circo de Pulgas, com Cia Mimicalado. No Espaço Beta.

Dia 20/8
·         13h às 17h - Cantos de Brincar, com instrutores do Programa Curumim. Sala Ômega.
·         13h às 15h Milhor, com o Grupo Caixa de Imagens Na Área de Convivência.
·         15h às 16h Contos de Menina e Menino, com Ana Luisa Lacombe. No Espaço de Leitura.

Dia 27/8
·         13h às 15h - Travessia, com Grupo Caixa de Imagens Na Área de Convivência.
·         15h às 16h - Pequenas Coisas, com Ana Luisa Lacombe. No Espaço de Leitura.
·         16h às 17h - Pequeninos*, com Grupo Caixa de Imagens. Na Sala Ômega.

Livre
Grátis (* Retirada de ingressos na Central de Atendimento 30 minutos antes.)

Sesc Consolação

Rua Doutor Vila Nova, 245
3234-3000

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM