Alzheimer uma história para crianças

13:33:00

“Depois de ser mãe minha memória nunca mais foi a mesma.”


Quem já escutou essa frase?



E que já falou essa frase?
Sim estou nessa turma.
Sempre me considerei uma pessoa de excelente memória, aquelas com memória fotográfica, que ao ler ou visualizar algo nunca mais esquecia.
Mas não sei porque motivos após ser mãe, comecei a esquecer de tudo.
Até já fiz exames para verificar algum problema, mas o médico apontou que seria stress.
Então vou vivendo com esses pequenos esquecimentos.
Sei que há muita diferença entre esquecimentos e a doença, o mal de Alzheimer por isso sempre tive curiosidade em saber mais, e quando vi o livro infantil Alzheimer a história da doença e a vida do médico que a descobriu, tive que ler com as crianças.



Imaginei como seria um livro para crianças com um assunto tão complexo.
Quem fez a leitura desse livro para nós foi a Manu, que assim que começou a primeira página não parou mais.
Tudo que permeia a história remete a doença, que com muita sensibilidade conta sobre a infância e a família do médico Alois Alzheimer que fez estudos e descobriu mais sobre o Mal de Alzheimer.


No meio da leitura comecei a chorar, imaginando como deve ser solitária a vida de uma pessoa com essa doença, sem lembranças, um desnorteio só.
Sempre amei fotografar, mas depois do nascimento das crianças, virou uma mania, estou criando meu diário fotográfico.
Se algum dia meus esquecimentos piorarem, tenho esse recurso.
Aos que tem familiares com Mal de Alzheimer indico a leitura com as crianças.
E aos que não tem, indico porque o livro leva as crianças a ver o outro, a se colocar no lugar e a história é muito bem contada.
E o livro vem com um encarte a Trilha do Alzheimer em que adultos e crianças podem jogar e se divertir!

Sinopse

O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que atinge o cérebro e causa perda da memória, alterações do humor, confusão mental e, consequentemente, problemas relacionados à fala, à escrita, e à noção de tempo e espaço entre outros sintomas.
Foi descrita pela primeira vez por um médico alemão, chamado Alois Alzheimer, de quem recebeu o nome. É a principal causa de demência entre idosos e, embora existam tratamentos para conter o seu avanço e proporcionar melhor qualidade de vida ao doente, os neurocientistas ainda não conseguiram descobrir sua causa ou propor medidas de prevenção e cura.
Se já é difícil para os adultos lidar com os transtornos causados por tal doença, para as crianças torna-se muito mais complicado e assustador entender como e porque um familiar subitamente passa a agir de forma estranha, às vezes até com agressividade, e deixa de reconhecer as pessoas e os objetos de seu cotidiano.
Dirigido ao público infanto juvenil, este livro conta a história do médico que descobriu tal doença e explica, de forma acessível e lúdica, o que é o Mal de Alzheimer e quais os seus principais sintomas. Assim a criança tem condições de compreender o comportamento de seu ente querido e sentir-se confiante para tratá-lo com o carinho que sempre lhe devotou, sabendo que isso é algo que nunca deixará de ser reconhecido.
Além disso, ainda traz atividades e brincadeiras que podem ser realizadas em casa ou na escola, promovendo a interação entre as crianças e os adultos.

Alzheimer - A história da doença e a vida do médico que a descobriu
Código: 524018
https://www.paulinas.org.br/loja/alzheimer-a-historia-da-doenca-e-a-vida-do-medico-que-a-descobriu#!prettyPhoto

M.A Sánchez-Ostiz
Maria Luisa Sánchez-Ocaña

ISBN: 978-85-356-3536-2
Páginas: 144
Edição: 1
Idioma: PORTUGUES
Formato: (24,0 x 22,0)

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM