Outubro no Sesc Consolação

17:18:00

Encontrar uma ótima programação para crianças sempre é possível nas unidades do SESC, olha só o que outubro nos reserva no Sesc Consolação.


Inventar, escrever, contar histórias, ilustrar estas histórias, criar personagens, imaginar seu jeito, sua feição... O universo de criação de histórias e as formas de contá-las vêm rechear a programação do Tantas Artes de outubro, no Sesc Consolação. São contações de histórias, oficinas, apresentações e brincadeiras, cada dia uma atividade diferente, tudo gratuito, aos sábados e no feriado de 12 de outubro.


Programação


Dia  8/10, sábado

14h – Encontro com as Águas - O Anel da Tartaruga. Espetáculo com Grupo O Toque do Beija-Flor.
Este espetáculo conta a história da tartaruga Juliana que se sente especial por causa do anel que tem na cintura, o qual ela acredita ser uma joia. Ela descobre que o mar está repleto de lixo e que seu anel nada mais é do que um anel de garrafa PET. Mas, em vez de desanimar com essa descoberta, ela toma uma atitude! Livre adaptação do Livro homônimo de César Obeid.
Espaço Beta
Vagas limitadas - retirada de ingresso com meia hora de antecedência na Central de Atendimento


15h – Versos Diversos – É possível fazer poesia! Oficina com César Obeid
Oficina de criação literária de poemas e narrativas em versos, em que o participante vai aprender por meio da interação com o grupo como escrever e recitar algumas formas de poesia.
Espaço Beta
Vagas limitadas - retirada de ingresso com meia hora de antecedência na Central de Atendimento



Dia 12/10, quarta-feira

10h às 16h – Banho de Leitura. Instalação
Banheiras com almofadas, cadeiras de praia, guarda-sóis e uma biblioteca com mais de 40 livros convidam a todos para um banho de leitura a céu aberto na rua Dr. Vila Nova.
Entrada da Unidade

11h – São Jorge Menino. Espetáculo com a Cia São Jorge de Variedades
A história de Jorge, um menino de rua que dorme em cima de uma estátua de São Jorge no momento de sua inauguração. Ao retirar os panos que cobrem a estatua, todos ficam em dúvida sobre o verdadeiro santo, o menino ou estátua. E assim, Jorge começa a caminhar e levar o público por uma verdadeira saga de São Jorge.
Entrada da Unidade

14h - O Agente Laranja e a Maçã do Amor. Lançamento do livro de Chico César, com bate-papo com Gustavo Gomes.
O escritor mirim Gustavo Gomes, autor de Meu Universo (Essencial/2015), entrevista o artista Chico César. Num ambiente descontraído Gustavo pergunta sobre o processo criativo do escritor, os livros infantojuvenis que marcaram sua vida, pede dicas e compartilha seus anseios de jovem autor.
Área de Convivência.

16h - Banda Mirim Canta Buda. Show com Banda Mirim e convidados: Anelis Assumpção, Arícia Mess e Chico César.
Show inédito que mistura músicas próprias com outras que surgiram durante a última pesquisa da Banda Mirim, que se prepara para estrear um novo espetáculo sobre a aventura do príncipe Sidarta. A antiga história conta que Sidarta abandonou os prazeres de seu palácio para compreender o sofrimento do mundo real. Assim, ele alcançou a iluminação do espírito, tornando-se o Buda. Convidados: Anelis Assumpção, Chico César e Arícia Mess.
Haverá ainda o lançamento do segundo número da Revista Banda Mirim, que conta em detalhes todo esse processo e que será distribuída gratuitamente.
Ginásio Vermelho – 2º andar
Limitado a capacidade do espaço - Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento



Dia 15/10, sábado

12h30 - Mestre Valdeck de Garanhuns e Benedito, o Boneco! Intervenção
Muita prosa e diversão com o Mestre Valdeck de Garanhuns e Benedito, o boneco!
Diversos espaços da unidade.

14h - O Amarelo Sabido. Contação de histórias com Valdeck de Garanhuns.
Zé doidinho vivia com sua mãe em uma casinha no sertão pernambucano e era cheio de presepadas e artimanhas. Zé doidinho resolve abandonar a casa em busca de aventuras e diz à mãe que quando encontrasse a felicidade ele voltaria para buscá-la.
Livre adaptação do conto homônimo do livro Mitos e Lendas Brasileiros em Prosa e Verso de Valdeck de Garanhuns.
Espaço de Leitura

15h - Impressão em Xilogravura. Oficina Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina.
Xilogravar é entalhar, gravar uma imagem na madeira, reproduzir no papel e se deslumbrar com a beleza da criação. O objetivo é apresentar a xilogravura como célula master de todo e qualquer processo de impressão.
Vagas limitadas - retirada de ingresso com meia hora de antecedência na Central de Atendimento
Sala Alfa



Dia 22/10, sábado

14h - Três histórias! Contação de histórias com Márcia Brito.
Serão contadas histórias baseadas em livros nos livros: O Reizinho que Só Falava Sim, de Fê - Esta é a história de um menino que um dia vai ser rei e que descobre que entre o sim e o não existem outras palavras. Vida de Piolho, do livro Sete Histórias para Contar, de Adriana Falcão - Era uma vez um piolho filósofo que vivia pensando se afinal de contas valia a pena ser piolho, se fazia sentido ou não continuar mordendo a cabeça das pessoas. Chico Cambeva no Fundo do Martelo, de Joaquim de Almeida - Chico Cambeva sai para canoar no mar e nem desconfia do que está para lhe acontecer: ao sentir uma fisgada mais forte e um animal imenso e assustador acaba por tragá-lo para dentro das profundezas do oceano.
Espaço de Leitura

15h - Peixinhos do Mar. Oficina com Márcia Brito.
Depois de ouvir as divertidas histórias de Marcia Brito, é hora de soltar a imaginação e criar seus personagens da história “Chico Cambeva no Fundo do Martelo”. Com retalhos e arame as criações serão inusitadas e únicas!
Sala Delta
Vagas limitadas - retirada de ingresso com meia hora de antecedência na Central de Atendimento

16h - O Livro da Imagem. Oficina Com Claudia Cascarelli
Neste encontro os participantes aprenderão a técnica de impressão por meio de materiais alternativos. Criar formas gráficas para ilustrar as histórias será a brincadeira da vez!
Sala Delta
Vagas limitadas - retirada de ingresso com meia hora de antecedência na Central de Atendimento


Dia 29/10, sábado

14h - Eu Vi As Três Meninas. Contação de histórias com Lucilene Silva.
Baseada no livro "Eu vi as três meninas, música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuíba" de Lucilene Silva, esta contação traz a história de três meninas que vivem a fazer tudo juntas na comunidade onde vivem.
Espaço de Leitura

15h - O Livro Continuado. Oficina com Claudia Cascarelli
Para fazer suas ilustrações os participantes da oficina serão instigados através de formas sugestivas que estamparão as páginas oferecidas para as criações. Aqui as possibilidades de materiais para completar a ilustração serão variadas.
Sala Delta
Vagas limitadas - retirada de ingresso com meia hora de antecedência na Central de Atendimento


Tantas Artes - Da Imaginação Nascem As Histórias E Das Histórias As Nossas Memórias

Dias 8,12, 15, 22 e 29 de outubro
Gratuito


Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245
3234-3000

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM