Destinos no Brasil com Crianças e Documentação

18:19:00

O Brasil é tão grandioso e com tantos lugares para serem descobertos, a escolha do destino e saber quais são os documentos necessários para embarcar com as crianças, são essenciais para que tudo saia conforme o planejado.

Abaixo algumas dicas para uma viagem divertida e agradável com os pequenos.

 Resultado de imagem para caldas novas
Caldas Novas

Caldas Novas é o destino ideal para famílias com crianças. A grande atração desta pequena cidade de Goiás é suas águas que brotam do chão em temperaturas que vão de 43° até 70°. Com mais de seis milhões de litros por hora, Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo, mas também é muito mais do que isso.

Além das centenas de piscinas quentes dos hotéis e clubes do balneário, a natureza é um atrativo à parte, com os parques e lagoas da região, e o centro da cidade é bastante movimentado, com muitos restaurantes de cardápio variado. Aliás, a culinária tem papel especial na cultura de Caldas Novas, com pratos típicos feitos com os diversos frutos exóticos da região, além de sobremesas e doces deliciosos.

Como chegar: A GOL tem 2 voos semanais (às quintas-feiras e domingos) para a cidade partindo do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.




Fortaleza

Em Fortaleza, o verão vai de julho a dezembro. Nos meses de setembro a dezembro, é raríssimo chover ou mesmo nublar por muitas horas seguidas.

Quando estiver por lá, uma boa pedida é levar os pequenos para o Beach Park, que fica em Porto das Dunas, 30 km a leste de Fortaleza, e possui 18 atrações para todos os estilos. Além do parque, Fortaleza é conhecida por suas belas praias como a Praia do Futuro No Centro, vale a pena visitar o Theatro José de Alencar e conferir o artesanato do Centro do Turismo. Já o Centro Cultural Dragão do Mar – “Dragão” para os íntimos – oferece cinemas de arte, museu e o planetário.

Como chegar: A GOL tem voos diários decolando para Fortaleza com saídas dos aeroportos de Brasília, São Paulo , Rio de Janeiro, Natal Manaus, Natal, Recife, Belém e Salvador.


Navegantes

No começo do século passado, o povoado ganhou este nome por ter muitos navegantes entre os seus moradores. No século 21, porém, a maioria dos navegantes chega pelo ar: aqui fica o mais importante aeroporto do Norte de Santa Catarina.
É uma região que revela duas das maiores influências da cultura catarinense: os açorianos, que colonizaram o litoral, e os alemães, que desenvolveram o vale. É tudo muito perto: num mesmo dia você pode almoçar peixe com pirão d’água em Penha e jantar marreco com chucute em Pomerode.


Para fazer ainda mais a festa da criançada, a atração principal fica a 8 KM do aeroporto de Navegantes: O Beto Carrero World é o maior parque temático da América Latina e um dos maiores do mundo, e é onde a diversão é garantida. Com seus inúmeros brinquedos e atrações, seus shows emocionantes e seu zoológico, o parque oferece atrações para toda a família e atrai diariamente milhares de visitantes de todo o Brasil e até de outros países.

Como chegar: A GOL tem voos diariamente para Navegantes com decolagens de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.


Documentação:

Crianças com até 2 anos incompletos viajam de graça nos voos domésticos da GOL, desde que fiquem no colo de um adulto. Neste caso, o bebê não tem franquia de bagagem. Já em voos internacionais (da GOL ou das empresas parceiras), é cobrado 10% do valor da tarifa do adulto, além de taxas de embarque. O bebê, neste caso, tem direito a uma franquia de 10 kg. Crianças entre 2 e 12 anos incompletos ganham desconto a partir de 25% sobre a tarifa do adulto. Mas é importante sempre consultar a regra tarifária, já que existem promoções que não contemplam este desconto. Se o passageiro tiver mais de 12 anos, é cobrado o valor da tarifa de um adulto.

Voos nacionais

Em voos nacionais, para embarcar com alguém menor de 12 anos, é necessário apresentar um documento de identificação da criança (original ou cópia autenticada), que pode ser: passaporte; RG; certidão de nascimento; ou cartão de identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República.

O documento precisa comprovar a filiação ou o parentesco com o responsável, que também deve mostrar um documento de identificação. Isto porque, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança só pode viajar com parente de até terceiro grau. Pais e irmãos maiores de 18 anos podem apresentar RG; certidão de nascimento; ou passaporte (somente o antigo, de capa verde, com informação de filiação).

Voos internacionais

Em voos internacionais, você só pode apresentar um desses documentos originais da criança: passaporte ou RG (em viagens para países do Mercosul). Em caso de criança ou adolescentes viajando acompanhado de apenas 1 dos pais ou acompanhado de terceiros maiores é pedida uma autorização dos pais.




VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM