Festival de Férias de Teatro Infantil no Teatro MorumbiShopping

07:27:00

O Teatro MorumbiShopping promove 2º Festival de Férias, a cia convidada é a Pia Fraus, que nos seus mais de 30 anos de trajetória apresenta às crianças um trabalho de excelência na linguagem do teatro de bonecos.


Além de cinco peças do repertório, a cia também irá estrear A Última Árvore.

Nos espetáculos, a companhia explora a temática da cultura popular brasileira a partir dos personagens, trilha sonora e formatos de montagens. “A percepção do mundo para as crianças é extremamente sensível e curiosa, por isso levá-las ao teatro, desde cedo, amplia o desenvolvimento das capacidades expressivas e artísticas dos pequenos”, afirma Beto Andreetta, diretor da Pia Fraus.

Aclamadas pelas críticas, as peças abordam temas relevantes como ecossistema, preservação da natureza, floresta, animais, cultura popular brasileira, folclore, circo, comédia, drama, entre outros.


Espetáculos

Gigantes de Ar
Dias 10, 17 e 24/1, terças-feiras, às 15h

Gigantes de Ar é uma reunião de cenas inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro. Comédias, dramas, habilidades, risco e coragem e todo o universo do circo popular brasileiro é representado por quatro palhaços que fazem às vezes de acrobatas, domadores, bailarinos e apresentador, trazendo para a rua o espírito do circo.

Através de bonecos infláveis gigantes, animais de circo são representados de forma lúdica: girafas bailarinas, um elefante azul de quatro metros, um leão medroso e um tigre engraçado são algumas das atrações do espetáculo. Gigantes de Ar já se apresentou em vários festivais nacionais de teatro de bonecos (Canela, Curitiba, SESI Bonecos) e nos festivais internacionais de Cadiz (Espanha), Miami (EUA) e Bogotá (Colômbia).

Círculo das Baleias
Dias 11, 18 e 25/1, quartas-feiras, às 15h

O espetáculo é uma viagem ao fundo do mar. As crianças conhecerão uma parte do ciclo de vida das baleias jubarte - a baleia brasileira por excelência - bem como as condições necessárias para a sobrevivência destes animais. O objetivo deste espetáculo é apresentar às crianças um recorte do ecossistema marítimo brasileiro que sirva como um sinal de alerta para a sua própria preservação. Afinal de contas, apesar de suas reconhecidas riqueza e diversidade, o ecossistema marítimo brasileiro é, de longe, o que se encontra sob as condições mais precárias de conservação.


Filhotes da Amazônia
Dias 12, 19 e 26/1, quintas-feiras, às 15h

A ideia central do espetáculo é a relação dos pais com seus filhotes, tanto entre os animais como entre os seres humanos, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie.

Os quadros do espetáculo apresentam histórias que revelam diferentes facetas a partir dessa situação. A peça começa com uma família indígena, cujo chefe contará aos pequenos indiozinhos diversas lendas e contos sobre animais. Assim, passam pelo palco esquetes com diversos tipos de bichos, divididas em três planos: o ar (com os pássaros), os rios (com peixes, piranhas e sapos) e a terra (onças, quatis, preguiças, macacos, entre outros) e assim por diante.

O Vaqueiro e o Bicho Froxo
Dias 13, 20 e 27/1, sextas-feiras, às 15h

A história aborda mitos da cultura popular brasileira, por meio do folclore, com um Vaqueiro que vê Rosinha, seu grande amor, ser raptada pelo terrível Bicho Froxo. Para tê-la de volta, ele terá de percorrer um caminho perigoso em que será ajudado e perseguido por personagens do universo mítico brasileiro (Papa-Figo, Janaína Mãe D'Água, Miquelina do Jequitinhonha), até finalmente reencontrar sua amada e, juntos, numa grande festa, transformarem-se em Sol e Lua.

Esse foi o primeiro espetáculo da Cia. Pia Fraus, criado em 1984, hoje com a versão mais atual de 2014. Já se apresentou na Espanha, na Índia de Suécia. Ganhou o prêmio 5 Melhores Espetáculos de São Paulo em 1987 e diversas indicações ao Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem de 1997.

Bichos do Brasil
Dias 14, 21 e 28/1, sábados, às 12h e às 15h

É um espetáculo que busca retratar a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. O espetáculo é composto por uma sucessão de 15 esquetes que retratam o cotidiano dos animais numa selva tropical.

A trilha sonora composta especialmente para o espetáculo faz uso de diversos ritmos brasileiros como o Forró, Frevo, Bossa Nova, Samba e Maracatu. Sem texto, o espetáculo utiliza bonecos infláveis gigantes, promovendo a retomada da Pia Fraus às suas origens: tornar contemporâneo os elementos da Cultura Popular Brasileira. Na peça são utilizados mais de 50 bonecos feitos a partir de materiais naturais, que ganham novo tratamento e cores diversas.


A Última Árvore
Dias 15, 22 e 29/1, domingos, às 12h e às 15h

A peça A Última Árvore propõe um olhar reflexivo sobre um assunto muito pertinente: o meio ambiente e a preocupação com a sustentabilidade. Além disso, traz ideias de integração entre o verde e o urbano. O público conhecerá um conto envolvente sobre a natureza, animais, índios, camponeses, chegando até os tempos modernos e o dia em que a última árvore assiste a floresta sendo engolida pela cidade.



2º Festival de Férias do Teatro MorumbiShopping – Pia Fraus. 

Entre 10 e 29 de janeiro

Temporada: Terça a sexta, às 15. Sábados e domingos, às 12h e às 15h.

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25 (meia). Classificação: Livre. Capacidade: 250 lugares.

Horário de funcionamento da bilheteria: de Terça a Quinta das 14h às 20h; Sexta das 14h às 21h; Sábado das 11h às 21h; Domingo das 11h às 19h.Telefone: 5183-2800.

Teatro MorumbiShopping. 

Endereço: Av. Roque Petroni Junior, 1089, Estacionamento do Piso G1, Jardim das Acácias, São Paulo.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM