Itaú Cultural nas férias

17:28:00

O Itaú Cultural retoma o Fim de Semana em Família em 2017 com uma programação especial em todos os sábados e domingos de janeiro: sempre às 17h, os educadores do instituto recebem adultos e crianças para participarem de Lápis de Cor - Oficina de Autorretrato, atividade lúdica realizada em sinergia com a Mostra Diálogos Ausentes.
Exibindo Lápis de Cor Oficina de Autorretrato_Itaú Cultural_foto8 Agência Ophelia.jpg
Inspirados pela obra da artista Larissa Fulana de Tal, que integra a exposição, os participantes são convidados a refletirem sobre como se veem e sobre como são vistos.

O lápis chamado cor de pele contempla todas as representações de tons de pele reproduzidas em um desenho? Ao se aproximar ao tom da pele de pessoas brancas, a cor não está negligenciando outras colorações de pele existentes? Esses são os questionamentos centrais da atividade, que tem como base o filme Lápis de cor, no qual Larissa Fulana de Tal também promove uma oficina para entender como esse fenômeno afeta a forma como crianças se veem e se representam, reforçando preconceitos e estereótipos raciais.

A partir desse diálogo, os educadores do Itaú Cultural convidam os participantes fazem um autorretrato e a refletirem sobre a ideia que tem de si e qual a real representação. Depois da oficina, que acontece no piso -1, onde está instalada a Mostra Diálogos Ausentes, adultos e crianças ficam livres para visitar a exposição. Nos dias 14 e 15 de janeiro, a programação conta com interpretação em Libras.


Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Como já é tradição no Fim de Semana em Família, a partir das 13h30 o público tem a opção de já começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca. No Cantinho estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Esse espaço é montado para se ler e conhecer histórias. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas.

Na Feirinha de Troca, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores e voluntários do Programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social, estão à postos para ajudar no que for preciso.


Sobre a exposição

Propondo uma primeira mirada investigativa sobre a produção contemporânea afro-brasileira, a Mostra Diálogos Ausentes reúne no Itaú Cultural obras de 15 artistas negros brasileiros das artes visuais, cênicas e do audiovisual. Além de Larissa Fulana de Tal, cuja obra dialoga com Lápis de Cor - Oficina de Autorretrato, a mostra conta ainda com a participação de Aline Motta, André Novais, Ângelo Flávio, Capulanas – Cia de Arte Negra, Coletivo Negras Autoras – Negr.a, Dalton Paula, Eneida Sanches, Juliana Vicente, Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA), Renata Felinto, Sérgio Adriano, Sidney Amaral, Viviane Ferreira e Yasmin Thayná.

Com curadoria de Rosana Paulino e Diane Lima, a exposição deriva de uma série de encontros com o mesmo nome realizados durante 2016 no instituto, com o intuito de dialogar entre público, artistas e especialistas a representação dos negros nos diversos segmentos artísticos e expressões culturais. O resultado agora exibido, materializa a conexão destas três linguagens, tratando das questões raciais por meio de posicionamentos artísticos traduzidos em objetos, instalações, vídeo performances, fotografias, esculturas e projeções.



Lápis de Cor - Oficina de Autorretrato

Todos os sábados e domingos de janeiro de 2017, às 17h

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre

20 vagas

Inscrições a partir das 13h30

Espaço educativo do piso -1

Interpretação em Libras nos dias 14 e 15 de janeiro




Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Das 13h30 às 16h

Piso Térreo

Classificação indicativa: Livre



Mostra Diálogos Ausentes

Até 29 de janeiro (domingo)

Terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h (permanência até às 20h30)

Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h

Piso -1

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita



Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11. 2168-1776/1777

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM