A Energia da Língua Portuguesa

00:42:00

São Paulo terá um ‘gostinho’ da feira nacional mais badalada da literatura, que acontecerá no final de julho em Paraty.

Quem for ao Parque do Ibirapuera no próximo dia 22, poderá conhecer o projeto da EDP Brasil ‘A Energia da Língua Portuguesa’. Em um espaço de 300 metros quadrados - incluindo parte interna montada dentro de caminhão e lounge para atividades externas -, durante todo dia os participantes poderão mergulhar na cultura dos países que falam a língua portuguesa e conhecer mais sobre esta que é a mais falada no hemisfério Sul e uma das mais faladas do mundo.

Visor de 360º graus sobre curiosidades de países que falam português, soletrando para testar seus conhecimentos da língua, gerador de sotaques: você pode recitar trechos de poemas ou livros famosos e descobrir como ficaria sua própria voz com sotaque português ou de outro estado brasileiro, curiosidades sobre expressões populares, entre outras atividades.

Atividades de destaque:

  • A Língua Portuguesa no Mundo, viva a energia de estar lá’. Os visitantes conhecerão as dez nações que falam a língua portuguesa por meio da cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países poderão ser ‘visitados’. No chão, como uma rosa dos ventos, haverá o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas deles.
  • Linha do tempo Brasil x Portugal’. Nesta estação o visitante terá oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso as informações dos autores, data, estilo, entre outras curiosidades.
  • Gerador de Sotaques’. O visitante pode recitar trechos de poemas e sua voz será reproduzida com sotaque que escolher: Portugal e/ou outros estados do Brasil. Poderá também compartilhar o áudio com sotaque em suas redes sociais.
  • Uma Língua Cheia de Energia e História’, mostrará e explicará o significado de expressões que utilizamos no dia a dia, como ‘bicho de sete cabeças’, ‘as paredes têm ouvido’, pôr a mão no fogo, entre outras.
  • Letra por Letra’, o visitante terá que soletrar palavras da nossa língua selecionadas aleatoriamente por uma vending machine, se acertar, ganha um brinde.


Área externa
As atividades da área externa promoverão coverface com capas de livros, produção de pôster exclusivo com a citação literária favorita do visitante, ambiente para leitura com estante recheada de livros, puffs e cadeiras e light painting – com o apoio de uma luz, os participantes escreverão palavras no ar e um fotógrafo as captará.

EDP Brasil
A “Energia da Língua Portuguesa” é uma iniciativa da EDP Brasil, empresa de energia portuguesa presente há mais de 20 anos no Brasil, que é também patrocinadora Máster do Museu da Língua Portuguesa, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Fundação Roberto Marinho. A “Energia da Língua Portuguesa” propõe atividades que exploram o nosso idioma, além de apresentar conteúdos desenvolvidos em parceria com a Fundação Roberto Marinho, sobre a reconstrução do Museu. A EDP, com o compromisso de valorizar a lusofonia, está participando da 15ª edição da Flip.


Projeto Energia da Língua Portuguesa

Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 10 - Parque Ibirapuera
Referência: Atrás do Museu Afro Brasil, na arena de eventos

Data: 22 de julho
Horário: a partir das 10h30
As atividades irão até às 19h




--

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM