O fim de semana no Itaú Cultural comemora o Setembro Azul

23:23:00

Em comemoração ao Setembro Azul – dedicado às lutas e conquistas da comunidade surda, marcadas especialmente pelo Dia Nacional do Surdo (26 de setembro) e pelo Dia Internacional do Surdo (30) –, a programação do Itaú Cultural para o Fim de Semana em Família dos dias 16 e 17 de setembro (sábado e domingo), é comandada pelo grupo Mãos de Fada.



Eles começam a partir das 14h, nos dois dias, com a oficina Sinalizando Brincadeiras, atividade para crianças ouvintes e surdas se divertirem juntas. Mais tarde, às 16h, apresentam a contação da história O Príncipe Rouxinol. Em paralelo, para todos os sábados do mês, os educadores do instituto programaram oficinas em sinergia com temas da mostra Ocupação Inezita Barroso, que abre para o público no dia 28 de setembro. No dia 16, é a vez da oficina Brinquedos da antiga São Paulo. Lembrando que, como já é tradição, em todo o fim de semana, o público mirim tem à sua disposição o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, que ajudam a despertar o interesse pelos livros.

Fim de Semana em Família

Tanto a oficina Sinalizando Brincadeiras como a contação de história têm o mesmo objetivo: conscientizar as crianças e seus acompanhantes da importância da diversidade e da inclusão social. A atividade propõe ao público brincar de uma forma diferente usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para que haja uma interação completa entre crianças surdas e ouvintes o grupo ensina sinais essenciais e simples para garantir a comunicação.

 O Príncipe Rouxinol é a peça escolhida para contar a história de um príncipe que parte para uma aventura cheia de seres mágicos, como duendes, feiticeiras, para descobrir a razão dos pássaros da floresta terem sumido. Mãos de Fada narra esse conto em Libras e tradução simultânea para o português, de modo a que todos os públicos apreciem e vivenciem esse mundo fantástico. A interação entre ouvintes e surdos se dá logo no começo quando todos são levados a observar suas mãos e perceber que existe a possibilidade de usá-las para a comunicação em uma linguagem visual.

Esse intercâmbio torna a história totalmente acessível e muito mais interessante para os surdos, já que é narrada em sua língua materna. Para os ouvintes, é uma oportunidade de aquisição de um novo vocabulário e contato com outra língua.


Sinergia com Inezita
O Núcleo Educativo do Itaú Cultural programou, para todos os sábados do mês, sempre às 15h, duas oficinas relacionadas à Ocupação Inezita Barroso, a dama da música caipira. Chama-se Brinquedos da antiga São Paulo e leva as crianças e os adultos a uma viagem no tempo para conhecer as brincadeiras infantis das décadas de 1920 e de 1930, quando a cantora ainda era uma criança. Aprendem, também, a construir brinquedos tradicionais, como o peão e a peteca.


Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Como já é tradição no Fim de Semana em Família, a partir das 11h30, o público tem a opção de começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. Você já parou para pensar no destino das personagens famosas das histórias infantis? Com criatividade e humor, Ilan Brenman conta o que aconteceu Depois do foram felizes para sempre. Essa e outras histórias podem ser lidas no Cantinho da Leitura, onde estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas. Na Feirinha de Troca, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores e voluntários estão à postos para ajudar no que for preciso.


Fim de Semana em Família


16 e 17 de setembro (sábado e domingo) às 14h
Oficina Sinalizando Brincadeiras
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Multiúso
Entrada gratuita (20 vagas)
Inscrições a partir das 13h30
Interpretação em Libras

       
Contação de história: O Príncipe Rouxinol às 16h
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Multiúso
Entrada gratuita
70 lugares
Distribuição de ingressos: a partir das 14h
Interpretação em Libras
Audiodescrição


 Sinergia com a Ocupação Inezita Barroso
16 de setembro (sábado) às 15h
Brinquedos da antiga São Paulo
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: piso térreo
Entrada gratuita (20 vagas)
Inscrições a partir das 14h30
Interpretação em Libras


Sinergia
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
16  e 17 de setembro (sábado e domingo) às 11h30 às 16h30
Piso térreo


Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM