Ouvido entupido: bebês e crianças são os que sofrem mais com o problema

16:12:00

Certamente, todos já tiveram mais de uma vez a sensação de ouvido entupido. Este problema pode acontecer por uma série de fatores. Conhecido como autofonia, o caso mais comum é quando acontece uma mudança de altitude, como na decolagem de um avião ou na descida de uma serra. “Neste caso, a sensação de ouvido entupido ocorre por conta da diferença de pressão entre a orelha externa e a média”, explica Andréa Abrahão, fonoaudióloga e diretora técnica da Direito de Ouvir.

A Tuba Auditiva ou Trompa de Eustáquio é responsável por fazer a ligação do ouvido médio à faringe, por manter o equilíbrio entre a pressão atmosférica e a pressão interna da orelha média e por impedir o acúmulo de secreções drenando o interior dessa mesma região. Segundo a fonoaudióloga, os bebês e as crianças são os que mais sofrem com a autofonia, devido às características anatômicas e funcionais da tuba auditiva, que favorecem o entupimento.

Números

Estima-se que 30% da população seja atingida por este problema. “Assim, quando há alguma disfunção ou obstrução, o ar não passa e provoca a sensação de ouvido tapado e zumbido”, diz a profissional, ao ressaltar que não é indicada a utilização de qualquer substância sem prescrição médica, assim como deve-se evitar o uso de hastes flexíveis e a introdução de qualquer outro objeto, já que podem danificar a membrana timpânica e provocar perdas auditivas, que dificilmente serão revertidas. “Ao menor sinal de ouvido entupido, procure um especialista”, observa.

Outras causas

Problemas odontológicos, como o bruxismo, causado pelo deslocamento incorreto da mandíbula, também podem provocar a sensação de ouvido entupido. Para minimizar essa sensação é necessário que o paciente realize um tratamento específico.

Outro fato que pode causar esta sensação é a cera que, quando em excesso no canal auditivo, pode tampar o conduto. “A entrada de água ou o uso de hastes flexíveis também podem empurrar a cera para o fundo do conduto, provocando, além do entupimento, dores de ouvido. Neste caso, o cerume precisa ser removido por um especialista”, afirma, ao explicar que caso ele fique entupido após o banho ou a aula de natação, é prudente não tomar nenhuma medida “caseira”, já que podem agravar o problema. “Para qualquer sensação de obstrução insistente, é recomendado procurar um médico otorrinolaringologista. Apenas ele poderá avaliar se houve algum dano na parte interna do ouvido e se o acúmulo de água pode provocar alguma infecção, como as otites.”

Sobre a Direito de Ouvir

No mercado desde 2007, a missão da Direito de Ouvir é possibilitar às pessoas com perda auditiva uma melhor qualidade de vida através de uma ampla variedade de aparelhos com alta tecnologia. O sucesso fez com que em 2014, a rede se juntasse à multinacional Amplifon, líder mundial em soluções auditivas, presente em 22 países. A Direito de Ouvir possui cerca de 400 pontos de atendimento credenciados, uma loja própria e quatro franquias em diferentes regiões do país.

Site: http://www.direitodeouvir.com.br/


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM