Reinauguração de Biblioteca Municipal

22:37:00

Aproximar o leitor do livro e, consequentemente, das bibliotecas públicas. Essa é a missão do programa Biblioteca Viva, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) em março deste ano. De lá para cá, o programa começou a ser implantado por meio de ações como incremento da programação artística e cultural, instalação de wi-fi em toda a rede, ampliação do horário de funcionamento e nova forma de exposição dos livros nas estantes, privilegiando as capas. Agora, o programa entra em sua nova fase.

Neste sábado, dia 21 de outubro, às 11h, a Biblioteca Álvaro Guerra, que foi totalmente remodelada, será reinaugurada como a primeira biblioteca-modelo projetada seguindo os eixos contemplados no programa Biblioteca Viva. O projeto prevê a reestruturação das 54 unidades que compõem o Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB), dando uma atenção maior ao usuário, além de transformar estes locais em polos culturais mais atrativos para a comunidade.

“A Biblioteca-modelo é a vitrine de tudo o que iremos implantar em toda a cidade”, ressalta o secretário municipal de Cultura, André Sturm.

A nova ambientação da Biblioteca Álvaro Guerra, localizada em Pinheiros, conta com piso podotátil, banheiros acessíveis, wi-fi, mobiliário planejado para o público infantil, ilustrado pelo artista-plástico FÊ, pufes coloridos e mesas com tomadas para notebooks, proporcionando assim um espaço mais convidativo para a população. Nichos e cubos para exposição de livros, além de novos expositores de paredes, garantem ao público uma maior interação e aproximação com o acervo da unidade. Estes novos mobiliários possibilitam que 1.000 livros tenham suas capas voltadas para o público, facilitando o manuseio e despertando um maior interesse e curiosidade em descobrir as surpresas e tesouros que o acervo municipal disponibiliza à sociedade. Antes desta alteração na comunicação visual do espaço, apenas 50 livros eram expostos pela capa.  Segundo Alonso Alvarez, Assessor Especial de Livro e Leitura da SMC, “o Biblioteca Viva promove a troca da posse pelo acesso”.
Livros novos.

Para que esta mudança seja harmoniosa, a Secretaria Municipal de Cultura está promovendo treinamento continuado para seus bibliotecários, possibilitando uma dinâmica diferente no ambiente de trabalho, um maior conhecimento do acervo do local e, principalmente, a sensibilização para reconhecer e atender as necessidades dos frequentadores das unidades do SMB, que conta atualmente com 570.000 usuários cadastrados. Este treinamento consiste em visitas guiadas às livrarias, encontros entre equipes, aperfeiçoamento do uso das ferramentas disponíveis no sistema de cadastro de livros e usuários, dentre outras ações.

O Biblioteca Viva também prevê a revisão do sistema de compras de livros, garantindo a chegada de títulos novos com mais brevidade às bibliotecas municipais e também uma política de descontos diferenciada com as editoras. A Biblioteca Álvaro Guerra promove a renovação de seu acervo, que conta com a compra de 300 títulos lançados entre os anos de 2016 e 2017 pela SMC e também com a doação de mais de 300 títulos das editoras como Melhoramentos, Nova Fronteira, Companhia das Letras, Global, entre outras. Dentre os destaques do acervos estão a obra completa de Ziraldo e Maurício de Sousa.

Programação Cultural
No dia da reabertura, também acontecerá uma programação cultural. A população vai poder apreciar as apresentações do Municipal nas Bibliotecas, a partir das 11h30. Como o programa Biblioteca Viva promove a convivência de várias manifestações artísticas dentro do mesmo espaço, no mesmo dia, haverá o Clubinho do Livro, com a intervenção chamada de Caça ao Tesouro. Nestas atividades, o público será convidado a descobrir os tesouros nas biblioteca que são os livros incríveis do acervo. A cada descoberta, os monitores abordam a história e convidam a plateia a participar falando sobre o autor e a obra.

Confira a programação completa:
11h30  - Municipal nas Bibliotecas
11h às 15h – Clubinho do Livro com a intervenção “Caça ao Tesouro”.


Serviço: Biblioteca Álvaro Guerra. Avenida Pedroso de Morais, 1919 – Pinheiros. Zona Oeste.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM