Banda Mirim conta a história do príncipe Sidarta Gautama no musical BUDA, que estreia em novembro no Sesc Santana

22:14:00

Em seu nono musical, a premiada Banda Mirim mistura elementos de várias tradições para narrar a história do jovem príncipe Sidarta Gautama, que há 2500 anos abandonou os luxos do palácio para conhecer o mundo real e alcançou a iluminação após uma profunda jornada de autoconhecimento.


“Figura emblemática principalmente para a cultura oriental, o desafio de superação do jovem Sidarta até alcançar a Iluminação e transformar-se em Buda é também um profundo ritual de passagem, pelo qual todos nós passamos durante a vida”, fala o diretor Marcelo Romagnoli.

Segundo a tradição, Sidarta foi concebido pelo Espírito da Verdade, que desceu à  Terra sob a forma de elefante branco. Gurus previram seu destino, mas seu pai, o Rei Sudodana, queria que o filho seguisse seus passos e durante 29 anos escondeu de Sidarta o sofrimento e as misérias do mundo. Confinado pelos muros do palácio, desfrutou então de uma infância e adolescência de prazeres intermináveis.

Certa noite, porém, sua grande descoberta tem início quando foge para conhecer a cidade, o lado real da vida. A dura realidade da existência, marcada pela velhice, doença e morte fazem Sidarta mudar totalmente seu pensamento. O encontro com o Outro é o começo do encontro consigo mesmo. Naquele momento, decide cortar os cabelos, vestir-se com os trapos do desapego e partir em busca de um caminho que acabe com a eterna roda do sofrimento humano.

Debaixo da famosa árvore baniana, medita até encontrar a Verdade, enfrentando as tentações de Mara, o demônio dos desejos. Finalmente vence a própria mente e encontra a Iluminação, transformando-se então em um Buda, “o homem que despertou”.

Numa sociedade contemporânea cada vez mais individualista e solitária, a lenda do príncipe da pobreza ganha força especial, mostrando que depois de tantos séculos sua mensagem ainda é urgente.

Oficinas abertas
Além da temporada de estreia de Buda, os artistas do coletivo apresentam algumas atividades de formação. Informações e inscrições na Central de Atendimento do Sesc Santana.

Oficina Bollywood Cosmic Dance, com os atores Thiago Amaral e Luciana Araújo
Quando: 24/11, das 14h às 17h

Oficina Algum ator narrador, com a atriz Juliana Jardim
Quando: 1º/12, das 14h às 17h

Oficina Oriente, Índia e Músicas do Mundo, com o acordeonista Gabriel Levy
Quando: 08/12, das 14h às 17h

Oficina Ritmos afrobrasileiros, com o percussionista Ari Colares
Quando: 15/12, das 14h às 17h

Mesa de debate Direitos humanos, com profissionais que trabalham com adultos e idosos, crianças e adolescentes, população em situação de rua e imigrantes refugiados.
Quando: 06/12, às 20h

Sinopse BUDA
A história mítica do príncipe Sidarta, que há 2.500 anos alcançou a Iluminação e se tornou Buda, é apresentada com música ao vivo pelos 11 artistas-narradores da premiada Banda Mirim. O musical, fruto de três anos de pesquisa, trata com humor e leveza sobre o despertar para o outro, a superação do pensamento e a busca pelo autoconhecimento.

O musical é recomendado para toda a família.

A temporada segue até 17 de dezembro, com sessões às sextas e aos sábados, às 20h e aos domingos, às 18h.

Ingressos á partir de R$ 5
*Grátis para crianças até 12 anos.


Sesc Santana.
 Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana, São Paulo - SP, 02085-100

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM