Carnaval para Brincar no Sesc

17:05:00

Um ambiente seguro e com muitas brincadeiras para todas a família, assim são as unidades do Sesc, nesse post, estão algumas opções para o próximo feriado de carnaval, nas unidades do Sesc Parque Dom Pedro II , Sesc Pinheiros , Sesc Bom Retiro, Sesc Consolação, Sesc Santana, Sesc Belenzinho e Santo Amaro.


Sesc Parque Dom Pedro II


Criança Que Canta Também Dança

"Criança Que Canta Também Dança" é um show tradicionalmente popular com canções destinadas ao público infantil. Ele foi preparado especialmente para as crianças dançarem e conhecerem alguns ritmos e danças brasileiras como côco, samba de roda, ciranda, baião, carimbó e outros. As composições são todas da cantora e compositora Hilda Maria e trazem como tema os mitos folclóricos brasileiros como curupira, saci-pererê entre outros. A bailarina Letícia Vaz conduz as coreografias e convida as crianças a dançarem junto e aprender as coreografias de forma simples e divertida. Um show interativo para se divertir, aprender e gastar muita energia.

Criança Que Canta Também Dança - COM NÚCLEO CABOCLINHAS
Dia 10 de fevereiro sábado às 15h
Evento Gratuito
Sesc Parque Dom Pedro II
Praça São Vito s/n, Centro SAO PAULO

____________________________

Bloco Mamãe Eu Quero

O Bloco Mamãe Eu Quero traz a alegria do carnaval ao Sesc Parque Dom Pedro II com sua Bateria Encantada, formada por ritmistas, músicos e cantores fantasiados de personagens infantis. Heróis, princesas, animais falantes e muitos outros personagens que fazem sucesso entre as crianças. Tocam instrumentos como caixa, repique, agogô, surdo e chocalho. A caracterização é fundamental para facilitar a aproximação da garotada, que durante a apresentação é convidada a se juntar à bateria e a participar da batucada. Instrumentos são entregues para que pais e filhos entrem na brincadeira musical.

Fundado em 2015, o Bloco Infantil Mamãe Eu Quero é um projeto que surgiu da vontade de fazer Carnaval, música e evento para crianças de todas as idades com repertório adequado e ambiente seguro para incentivar que as famílias voltassem a brincar nas praças, nas ruas e ocupar os espaços públicos.

Bloco Mamãe eu Quero
Sesc Parque Dom Pedro II 
Dia 10 de fevereiro – sábado 16h30 ÀS 18h


____________________________

Oficinas 
Em fevereiro, Thiago Rocha vem ao Sesc Parque Dom Pedro II conduzir uma oficina de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. A atividade irá ensinar o público a a transformar materais que são descartados diariamente em chocalhos, cuícas, surdos e tamborins, que serão utilizados para a investigação de alguns ritmos do carnaval da cultura popular brasileira, como: samba, maracatu, frevo e ciranda.

Após a construção dos instrumentos, os participantes serão convidados para um cortejo pelo espaço no "Bloquinho da Sucata", possibilitando a vivência das tradicionalidades dos blocos carnavalescos das ruas brasileiras.

Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência.
Bloquinho da Sucata: Construção de Instrumentos com Materiais Recicláveis
THIAGO ROCHA CONDUZ OFICINA NO SESC PARQUE DOM PEDRO II
Sesc Parque Dom Pedro II 
10 de fevereiro a 13 de fevereiro SEG, TER, SAB, DOM 13H ÀS 15H

____________________________

Grupo Triii 

O Carnaval do Grupo Triii é um baile interativo, repleto de músicas e brincadeiras, para toda a família entrar na folia e sacudir os esqueletos no salão!
Nesse show especial de Carnaval, o Grupo Triii - guitarra, bateria e vozes - é acompanhado uma banda com baixo, percussão e metais, criando uma sonoridade típica de um bom Baile de Carnaval. O repertório apresenta marchinhas tradicionais, junto de composições próprias do grupo com arranjos em ritmos de marchinhas, frevos e sambas, para toda a família cantar, dançar e brincar junto. Durante as músicas, o Triii propõe brincadeiras com o público que convidam os pequenos e pequenas, as mamães, papais, e até mesmo vovôs e vovós para entrarem na dança com mímica, serpentina, roda, trenzinho e muito mais.

Carnaval do Grupo Triii
Sesc Parque Dom Pedro
Dia 11 de fevereiro domingo 15h ÀS 16h

____________________________

Tiquequê

Encantando cada vez mais crianças e adultos, o Tiquequê inicia o ano de 2018 com o Show Especial de Carnaval, apresentando um repertório que mistura composições inéditas e grandes sucessos do grupo, com interpretações de marchinhas e canções de carnaval.
Nessa apresentação especial, o grupo continua seguindo a linha de espetáculo que tanto agrada seu público - a mistura de linguagens expressivas - mas com um clima carnavalesco que animará toda a família. 

Carnaval do Tiquequê
Sesc Parque Dom Pedro II 
Dia 13 de fevereiro terça 15h ÀS 16h

____________________________

Grupo Encantoria 

O Grupo Encantoria celebra 10 anos de sua história com um repertório repleto de cirandas, maracatus, cocos de roda, brincadeiras musicais, sambas, frevos e marchinhas. Na apresentação "Encantoria na Folia", os arranjos musicais contam com trompete, sax, acordeom, cordas, percussões e vozes. Para a folia ficar ainda mais divertida, esse proposta é realizada junto com o Grupo Manuí. O público é convidado a dançar e brincar com bonecos representativos das culturas populares do Brasil como a Mboi Tatá (cobra grande), o Saci, a Cirandeira, o Bumba meu Boi e a Burrinha.

Bailinho: Encantoria na Folia
COM GRUPO ENCANTORIA E GRUPO MANUÍ
Sesc Parque Dom Pedro II  
12 de fevereiro segunda das 16h ÀS 17h30
Grátis

Sesc Parque Dom Pedro II
Praça São Vito, s/n - Brás


Sesc Pinheiros


O Dj Uirá Rocha apresenta um repertório de músicas de carnaval dedicado à família, abarcando os diversos gêneros que compõe essa tradição, das marchinhas ao samba.
Livre. Grátis.
DJ Uirá

Dia 10 de fevereiro a 13 de fevereiro segunda, terça, sábado e domingo 15h30.
Sesc Pinheiros 
Rua Pais Leme, 195 - Pinheiros

 Sesc Bom Retiro 

A Bandinha do Saci, formado por músicos e ex integrantes do bloco curitibano Garibaldis e Sacis, surgiu com a intenção de levar a alegria do bloco de rua para os salões e bailes de carnaval. Em seu repertório busca reviver as tradicionais marchinhas como "Oh Abre Alas", "Alalaô" e "A Jardineira", recriar canções infantis em ritmo de carnaval, proporcionando que os foliões, pais e filhos, brinquem, cantem juntos e se divirtam num alegre e delicioso baile. A Bandinha do Saci é formada por um septeto composto por vozes, percussão, baixo, guitarra e trombone.

Bandinha do Saci
Dia 10 de fevereiro sábado das 15h ÀS 16h.
Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185 - Bom Retiro

 Sesc Consolação

OFICINA DE ADEREÇOS DE CABEÇA E CHAPÉUS COM PÉ DE BRINCADEIRA
Essa oficina oferece ao público um repertório de materiais que vão de tiaras, bandanas, tecidos, fuxicos, lantejoulas, chapéus para que cada um crie seu adereço de cabeça para cair na folia.
Nosso Pé de Folia pede passagem para animar, pintar, bordar e pular o carnaval juntamente com a galera do Sesc Consolação. Vamos sacudir com oficinas lúdicas, interativas e divertidas. As atividades serão voltadas para público geral principalmente pais e filhos.
Sesc Consolação
De 10 a 13 de fevereiro  SEG, TER, SAB 12h ÀS 16h

____________________________

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS COM PÉ DE BRINCADEIRA
Os participantes vão confeccionar caxixis, chocalhos, tamborzinho, tornozeleira de guizos e o que mais a imaginação criar.
Dia 10 de fevereiro a 13 de fevereiro segunda , terça , sábado das 12h ÀS 16h

____________________________

OFICINA DE FANTASIAS COM PÉ DE BRINCADEIRA
Oficina de fantasias inspirada na versatilidade dos tecidos. O participante terá inúmeras possibilidades de amarrações, aplicações de elementos como fitas, botões sianinhas e até "sininhos", transformando em criativas fantasias, parangolés, bailarinas, super-heróis, monstros, capas, etc...
Tules coloridos, chitas, algodão, retalhos, malhas entre outros e uma diversidade de adereços disponibilizados em araras para o público se servir dos materiais.
De 10 de fevereiro a  13 de fevereiro SEG, TER, SAB 12h ÀS 16h

____________________________

Banda Performática
A banda performática é composta por dois instrumentos de percussão e quatro de sopro. Com um repertório carnavalesco eclético, agrada o público de todas as idades
Dia 10 de fevereiro sábado das 14h ÀS 15h30

____________________________

Orquestra Modesta 
Completando 4 anos em 2018, a Orquestra Modesta apresenta um show composto principalmente por marchinhas tradicionais aliados a uma abordagem cênica, com instrumentos convencionais e inusitados, apresentando arranjos bobos e bem humorados. O show busca resgatar o universo dos antigos bailes de carnaval para família.
Quem acompanhar os três dias de folia vai ver três shows bem diferentes! No sábado, 10/02, a convidada especial é a palhaça Rubra, que canta marchinhas tradicionais e também algumas músicas autorais que já são sucesso há muitos carnavais; na segunda-feira, dia 12/02, o grupo La Mínima Circo e Teatro faz uma participação homenageando grandes mestres palhaços como Carequinha e Arrelia; e fechando o carnaval na terça-feira, dia 13/02, participa o grupo carioca Bando de Palhaços, trazendo as duas principais referências musicais do Rio de Janeiro: o samba e o funk.


Orquestra Modesta

Dia 10 de fevereiro sábado 16h
*convidado especial:Palhaça Rubra

Dia 12 de fevereiro segunda as 16h
*convidado especial: Cia La Minima

Dia 13 de fevereiro terça 16h
 _________________________________

A Companhia do Circo promove um carnaval com junção de técnicas circenses e música ao vivo, interagindo com o público ao som das tradicionais marchinhas de carnaval, samba, MPB e pop nacional e internacional.

Companhia do Circo Dia 12 de fevereiro 14h.

Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque

Sesc Santana

Esta série de oficinas tem como proposta apresentar algumas brincadeiras e brinquedos característicos ao carnaval. Ao final da atividade será realizado um cortejo pela unidade.

Programação:
:: Sábado (10/2):
Confecção de máscaras a partir do trabalho de recolha da pesquisadora Gabriela Romeu. A oficina busca trazer a cultura da criança do sertão do Ceará para que todos conheçam um pouco os Cabinhas, personagens mascarados que caracterizam o brincar de Carnaval no Ceará.  

:: Domingo (11/2):
Oficina Estandartezinho. A partir de técnicas artesanais simples, pais e filhos farão a criação de seus próprios estandartes compartilhando suas histórias. Os estandartes fazem parte das tradições populares e eruditas em toda a América Latina. São bandeiras bordadas e ornamentadas com diferentes linguagens: pinturas, bordados, fuxicos, são alguns exemplos de como podemos produzir nosso próprio estandarte.  

:: Segunda (12/2) e Terça (13/2):
A oficina se dedica à criação de instrumentos lúdicos: a cuíca e o ganzá/chocalho. O contexto das raízes africanas e indígenas da cultura brasileira é abordado através destes dois instrumentos, que são construídos e adornados pelos participantes da atividade que, ao final, realizam um pequeno cortejo musical. 
O Coletivo Laranja Azul é formado por jovens artistas e arte educadores com foco em oficinas e compartilhamento de saberes alternativos de artes visuais para adultos e crianças. Composto por Mayara Tutumi, Miguel Alonso, Nádia Bosquê e Rafael Freire. 
Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Oficinas Carnavalescas para Crianças 
De 10 a 13 de fevereiro, segunda, terça, sábado e domingo das 15h30 ÀS 17h.

____________________________

Companhia do Circo

A Companhia do Circo promove o carnaval de rua com banda e técnicas circenses, interage com o público por meio de abordagens breves e inteligentes ao som das tradicionais marchinhas de carnaval, MPB, pop nacional e internacional. 
CIRCO
Companhia do Circo
MARCHINHAS DE CARNAVAL COM A ALEGRIA DO CIRCO
De 10 a 11 de fevereiro sábado e domingo das 17h ÀS 18h.

Sesc Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana

Sesc Vila Mariana  


Colombinas, Pierrots e Arlequins: Revivendo Outros Carnavais

O espetáculo relembra o carnaval das décadas de 1930, 1940 e 1950, marcado pelos blocos de ruas e dos salões, com maxixes, tangos, sambas, polkas, marchas-rancho, frevos e marchinhas tradicionais.
O ritmo de marcha, que garantiu seu espaço na vida do povo brasileiro com a popularização do rádio e do disco, começou a perder força a partir da década de 1960, dando lugar aos sambas-enredos e outros tipos de música carnavalesca e deixando uma grande produção musical registrada.
No repertório, canções de Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo e João de Barro (Braguinha), e de intérpretes como Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, Mário Reis e Silvio Caldas.
Juliana Cortes, André Bedurê, Ana Clara Fischer & Seus Arlequins se unem pela primeira vez, em show especial para o Sesc Vila Mariana, e prometem relembrar esses bailes tradicionais sem perder o "balancê" do carnaval dos dias de hoje. A banda que os acompanha é formada por Rovilson Pascoal (guitarra e vocais), Gustavo Souza (bateria e vocais), Marcelo Monteiro (sax e flauta) e Fábio Oliveira (trompete).
Colombinas, Pierrots e Arlequins: Revivendo Outros Carnavais
COM JULIANA CORTES, ANDRÉ BEDURÊ, ANA CLARA FISCHER & SEUS ARLEQUINS
De 11 de fevereiro a 13 de fevereiro segunda, terça, domingo das 11h ÀS 13h. 

____________________________

Caixinha de Música - Música para Infância

Show criado pelo Grupo Triii que traz para o palco o repertório do novo CD, com músicas e brincadeiras em arranjos ricos e delicados que convidam o público para viajar musicalmente pelas nuances e contrastes presentes no dia e na noite.
Nesta apresentação, guitarra, bateria e vozes - são acompanhadas por mais dois músicos, que ampliam as nuances sonoras, acrescentando instrumentos como: baixo, ukulele, violão, marimba, guitarra slide, órgão, harmonium e percussões. Esses elementos adicionais foram escolhidos tanto para incrementar os arranjos das canções, como para trazer aos ouvidos do público novos sabores e texturas sonoras que retratam de forma mais rica os diferentes climas presentes entre o Dia e a Noite.
O Grupo Triii surgiu em 2008 com o encontro de três pessoas que têm três coisas em comum: a amizade, a identificação musical e a fascinação pelo universo infantil. Os shows reúnem músicas e brincadeiras, com um repertório autoral e da cultura popular brasileira, com a proposta de interagir com crianças e familiares através da música, de forma divertida e sempre muito criativa.

Dia e Noite - COM O GRUPO TRIII
De 03 de fevereiro a 11 de fevereiro sábado, domingo 12h.
De 12 a 13 de fevereiro segunda, terça 12h 
Ingressos R$ 6,00 R$ 10,00 R$ 20,00
*Gratuito para menores de 12 anos.
De 12 a 13 de fevereiro, segunda e terça 12h. 

Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 - Belenzinho

Sesc Pompeia


Bloco Filhote: Carnaval dos Bichos
Onça, tatu, mico-leão, jacaré... As florestas brasileiras possuem uma enorme diversidade de animais e para conhecê-los melhor a companhia de educadoras musicistas preparou este repertório especial, encadeado na ideia de que “hoje tem festa na mata”. A plateia participa ativamente em brincadeiras e jogos musicais que passeiam pelo cancioneiro popular de domínio público, canções de grandes mestres da MPB e alguns temas autorais.
Bloco Filhote: Carnaval dos Bichos
COM A CIA. VIAGENS MUSICAIS
De 12 a 13 de fevereiro segunda e terça 11H

_________________________

Esta é a vez do era uma vez no rumar sem fim de quatro irmãos, vindos de terras distantes, lá de onde viver é um eterno bailar entre a vida e o sonho. Trazem consigo, em caixas e memórias, tudo que é tipo de pedaço deste tal outro mundo. Aos que espiam este anda-anda dos irmãos por uma fresta do tempo, são cantadas e contadas estórias sonhevividas ao longo dos tempos.
Em "Janeiros", os irmãos Gomide, Maria, João, Isabel e Luzia se apresentam ao lado da pequena Ana, filha de Maria e nova integrante da família, com apenas 3 anos. Diante do público, quando o encontro se dá, é isso que fazem: semeiam o encanto das narrativas de que eles são feitos no canto fértil do coração de cada um. E, depois, seguem pelo caminho...

*O Teatro do Sesc Pompeia possui duas plateias (lados par e ímpar) e galerias superiores não numeradas. Por motivo de segurança, não é permitida a permanência nas galerias, de menores de 12 anos, mesmo acompanhados dos pais ou responsáveis.
Distribuição de ingressos com uma hora de antecedência, na Bilheteria.

De 12 a 13 de fevereiro segunda e terça 17h.

Janeiros
COM A CIA. CARROÇA DE MAMULENGOS

Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 - Pompeia

Sesc Santo Amaro  


Fuá Curumim é um espetáculo infantil interativo que convida as crianças de todas as idades para uma viagem musical pela cultura popular brasileira. O repertório é formado por músicas autorais e de domínio público, trazendo a sonoridade inspirada na natureza, nos sons dos animais, nas cantigas tradicionais, tudo isso ao som de pífanos e percussões. Durante a apresentação o público (principalmente as crianças) é convidado a vivenciar brincadeiras com elementos de música orgânica, de percussão corporal, com vocalizações e canções, além de danças e coreografias inspiradas na cultura popular.
Fuá Curumim
Dia 13 de fevereiro terça das 14h ás 15h 

____________________________

Carnaval dos bichos é um show de histórias que juntam músicas protagonizadas por bichos em ritmo de marchinhas, misturando brincadeiras e pequenas histórias. Uma banda formada por quatro músicos/atores convidam crianças e pais a dançar, brincar, cantar, com o sapo, o gato, a girafa, o jumento, a galinha, a barata, o peixe entre outros. 
Carnaval dos Bichos, Com o Grupo Recantação
FESTA GRATUITA DE CARNAVAL PARA BEBÊS NO SESC SANTO AMARO
Sesc Santo Amaro  
Dia 11 de fevereiro, domingo 11h ás 12h.

____________________________

Apresentação especial, para toda a família com marchinhas, frevos, cirandas, cocos. Músicas que crianças e adultos vão cantar juntos, e que fazem a gente ter vontade de dançar! Tem o Pirata da Perna de Pau, a Tuba do Serafim, a Bruxa... Nessa folia, cabe todo mundo! Prepare sua fantasia, sua alegria e vontade de brincar e venha se divertir! Com Carol Ladeira (voz), Aline Moraes (flautas e voz), João Arruda (viola, charango e voz), Marcelo Faleiros (violão e voz) e Adriel Job (percussão).
Cantavento na Folia
SHOW GRATUITO DE CARNAVAL NO SESC SANTO AMARO
Sesc Santo Amaro  
Dia 12 de fevereiro segunda das 14h ÀS 15h20

Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505 - Santo Amaro





Ótima diversão famílias !!

Sampa Abraços



Ana Paula Porfírio

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM