Combate ao Aedes ganha força com o risco da febre amarela urbana

22:28:00

O Aedes Aegypti volta a ser uma grave ameaça ao País neste verão, e a Abralimp aderiu à luta no combate ao risco da febre amarela urbana por meio da cartilha "Equipes de limpeza no Combate ao Mosquito".

As equipes de limpeza têm amplo acesso a todos os ambientes institucionais e podem ajudar a detectar criadouros e eliminá-los. Para que isso aconteça, os funcionários devem estar devidamente informados e treinados sobre como identificar e eliminar criadouros e notificar as ocorrências aos supervisores e gestores. Assim, estarão protegendo a própria saúde e de todas as pessoas que circulam nos ambientes.

A Abralimp preparou esta cartilha com dicas para o combate do mosquito que, além de provocar dengue, chikungunya, zika vírus, também transmite a febre amarela urbana. O material foi elaborado a partir da contribuição dos diretores das Câmaras Setoriais da Associação e de informações do Governo.

A informação é ainda a melhor arma contra o mosquito. Anote:

• Deixar todos os tipos de baldes quando não estiverem sendo utilizados de "boca para baixo".

• Para quem utilizar dosadores é indispensável à secagem ao redor dele.

• Ainda no caso dos dosadores, é bom deixá-los sempre devidamente regulados e, em caso de vazamentos, poças d’água podem ser formadas no piso próximo ao redor.

• Evite deixar mop úmido “de molho” em baldes com água.

• Após a lavação dos refis de mop, deixá-los o mais seco possível antes de pendurá-los, a fim de evitar também as poças.

• Não deixar refis de mop e pano alvejados secando em bordas de baldes e tanques, este é um hábito que precisar ser sanado.

• Na aspiração de líquidos, ao finalizar o serviço é importante descartar de imediato todo o líquido com destinação correta, higienizar e secar o reservatório antes de guardar o aspirador.

• Água de chuva é sempre bem-vinda para reaproveitamento, mas é necessário armazenar da forma correta em reservatórios cobertos e protegidos.

Para baixar a cartilha “Equipes de limpeza no Combate ao Mosquito”, clique aqui.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM