Fim de Semana em Família apresenta peça para levantar uma reflexão entre as crianças sobre a incoerência das guerras

A próxima programação do Fim de Semana em Família estimula a criatividade das crianças com a oficina Máscaras de papelão iluminadas, às 14h, conduzida pelo artista e educador Glauco Paiva, e, a partir das 16h, provoca reflexões sobre a incoerência das guerras com a peça Inimigos, da Cia. de Feitos. As atividades acontecem nos dias 17 e 18, sábado e domingo.

Na oficina, adultos e crianças confeccionam criaturas de papelão, sem padrão estabelecido e com total liberdade de criação, deixando a imaginação da petizada solta. Utilizando leds, resistores e conectores, as máscaras ganham luz e aparência moderna e inovadora. Paiva mescla arte e tecnologia, permitindo que o público tenha acesso a um espaço lúdico, de experimentação e troca de ideias.

Em seguida, a Cia. de Feitos apresenta o espetáculo Inimigos. A peça questiona a incoerência das guerras e as relações humanas que levam ao ódio, discórdia e intolerância. A apresentação não tem cenário definido, já que a história se passa em um lugar qualquer, pode ser uma cidade, uma floresta ou um deserto. Assim, o público tem a liberdade de imaginar o espaço de acordo com o que está recebendo em sua mente.

Independentemente do local indefinido, no cenário há dois buracos. Em cada um, está um soldado. Os dois são exatamente iguais, mas inimigos. O conflito e os códigos de guerra, os colocaram em lados opostos e é justamente essa situação que leva à pergunta: Por que lutam?

A peça é uma livre adaptação do livre O Inimigo, do escritor suíço Davide Cali, e levanta polêmica sobre um tema bem contemporâneo: a necessidade de competir, julgar o próximo, entrar em conflito com quem não pensa igual. Até hoje a sociedade e seus padrões fazem com que os seres humanos se tornem inimigos um do outro, seja por questão social, racial, religiosa ou de gênero. Na verdade, não existe razão para isso, já que somos todos iguais. Esse e outros questionamentos são abordados durante a apresentação, cujo objetivo é fazer as crianças e seus acompanhantes refletirem sobre os absurdos das guerras e dos conflitos.


Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Como já é tradição no Fim de Semana em Família, a partir das 11h, o público tem a opção de começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. Uma das sugestões é o livro Caraminhola escrito por Bel Assunção Azevedo e ilustrado por Cláudio Martins, O conhecimento dessa palavra estranha, Caraminhola, rende uma bela história para desvendar o seu significado. Essa e outras histórias podem ser lidas no Cantinho da Leitura, onde estão disponíveis 30 publicações do acervo infanto-juvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas.


Fim de Semana em Família
Dias 17 e 18 de março (sábado e domingo)

Oficina Máscaras de Papelão Iluminadas ás 14h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Foyer da Sala vermelha 3° ANDAR
Capacidade: 25 crianças com 1 acompanhante cada
Inscrições a partir das 13h30
Interpretação em Libras


Inimigos ás 16h
Duração:
50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sala Multiúso (piso 2)
Capacidade: 70 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos: a partir das 14h
Interpretação em Libras

             
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca das 11h às 16h30
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram