Itaú Cultural recebe no Fim de Semana em Família teatro, circo, contação de histórias e oficina de marionetes eletrônicas

00:38:00

No Itaú Cultural, a programação do Fim de Semana em Família dos dias 10 e 11 de março, está recheada de atrações para os mais variados gostos, em diversas linguagens que instigam a imaginação de adultos e crianças.


Às 14h do sábado, é realizada a Oficina Marioleds, com o artista visual e educador, Glauco Paiva. Nela, as crianças e seus acompanhantes aprendem a criar marionetes utilizando leds, resistores, conectores, bijouterias e massinhas. Mesclando arte e tecnologia, Glauco atualmente se dedica ao projeto TinkerLabBR, que propõe às crianças a criação de em espaço lúdico, de experimentação e troca de ideias.

Em seguida, às 16h do mesmo dia, entra em cena o espetáculo Bessarábia – Uma Feira de Histórias, com a companhia As Graças, fundada em 1995 e formada pelas atrizes Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Vera Abbud. No enredo, três velhas senhoras criam uma feira de histórias com pequenos bonecos vindos da Bessarábia, um país já extinto. Como em um conto de fadas, os antigos fantoches e as velhas senhoras criam um lugar mágico em que memórias esquecidas, objetos jogados no lixo, reis e princesas revelam uma nação imaginária.

Como parte da programação do evento Paulista Cultural, que reúne as principais instituições culturais da avenida com atividades especiais, no domingo, 11, o público pode interagir, das 14h às 17h, na intervenção a Sanfonástica Mulher-Lona em que a artista Lívia Mattos, vestida com uma lona, se transforma em um circo e realiza pequenos números que unem arte circense e música. Engolidora de notas, cuspidora de acordes, ela se equilibra no fio da vida, no respiro do fole. Atualmente, Lívia tem se apresentado junto a Chico César, na turnê do disco Estado de Poesia.

Paralelamente, no mesmo horário, a performance dela no instituto, ocorre também a contação de histórias Contos para Navegar em Terra Firme, com a atriz Letícia Liesenfeld, que nos convida a içar velas em direção às viagens inesperadas - rumo ao deserto, aos encontros, às transformações e à amizade

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Como já é tradição no Fim de Semana em Família, a partir das 11h, o público tem a opção de começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. Uma das sugestões é o livro Lá vem história: contos do folclore mundial, escrito por Heloisa Prieto e ilustrado por Daniel Kondo, você encontrará 30 histórias curtas e conhecerá um pouco dos lugares onde essas histórias surgiram. Ler é viajar para outros lugares, conhecer suas narrativas e povos. Essa e outras histórias podem ser lidas no Cantinho da Leitura, onde estão disponíveis 30 publicações do acervo infanto-juvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas.

Na Feirinha de Troca, os pequenos podem trocar uma obra infanto-juvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores e voluntários estão à postos para ajudar no que for preciso.

Fim de Semana em Família
Dias 10 e 11 de março (sábado e domingo)

Sábado

Às 14h
Oficina Marioleds
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sala vermelha 3° ANDAR
Capacidade: 25 crianças com 1 acompanhante cada
Inscrições a partir das 13h30
Interpretação em Libras


Às 16h
Bessarábia – uma Feira de Histórias
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sala Multiúso (piso 2)
Capacidade: 70 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos: a partir das 14h
Interpretação em Libras

                 
Domingo

A partir das 14h
Sanfonástica Mulher Lona
Classificação indicativa: Livre
Piso Térreo
Interpretação em Libras

A partir das 14h
Contos para Navegar em Terra Firme
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo
Interpretação em Libras

 

Das 11h às 16h30
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo


Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
Acesso para pessoas com deficiência física
Ar condicionado

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM