Museu Catavento completa nove anos e convida público para participar da comemoração

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugurado em 2009, completa nove anos no dia 26 de março. Motivos para comemorar não faltam: a instituição recebeu, no último ano, mais de 560 mil visitantes; mais de 4 milhões de pessoas já passaram pelo museu; o espaço conta com mais de 250 instalações, que incluem o borboletário, sala de realidade virtual, jardim de polinizadores e diversas exposições sobre o universo, a física, a biodiversidade e a anatomia humana.

Para celebrar a data, o Museu Catavento preparou uma programação especial para comemorar junto ao público, com diversas atividades para todas as idades ao longo do mês. Confira:

A partir de 10 de março, aos sábados e domingos, das 10h00 às 16h00, as famílias poderão participar da “Oficina Desenhando o Catavento” e aprender técnicas de observação enquanto se divertem explorando o museu e registrando o que vêem em umsketchbook (caderno utilizado por desenhistas). Ao final, os desenhos serão digitalizados e expostos. Em cada final de semana será proposto um tema diferente, baseado nas áreas do museu - Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Para participar, é necessário retirar senha na bilheteria. O material da atividade será fornecido pelo Catavento.

No período de 24 de março a 22 de abril, os visitantes poderão conhecer a exposição “Desenhando o Catavento”, com as obras elaboradas no “118º Encontro Urban Sketchers” e na “Oficina Desenhando o Catavento”. O objetivo da mostra é destacar a percepção do público sobre o museu, reunindo técnicas amadoras e profissionais e exaltando não apenas o estético, mas também o emocional revelado nas impressões pessoais de quem elaborou cada obra.

Além da programação especial, o público poderá celebrar o aniversário do museu explorando instalações interativas como o “Mundo das Abelhas”, inaugurado em dezembro, que destaca a importância das abelhas para a manutenção da biodiversidade, e “O Mundo do Perfume”, que promove uma viagem sensorial pelo universo do olfato e das fragrâncias, além da sala de realidade virtual “Dinos do Brasil”, o borboletário e diversos equipamentos que promovem experiências científicas por meio da interação.


Histórico

O Museu Catavento foi inaugurado em 26 de março de 2009 no antigo Palácio das Indústrias pelo Governo do Estado de São Paulo. O prédio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) e foi projetado pelo arquiteto Domiziano Rossi, sócio do escritório Ramos Azevedo. A edificação adota o estilo eclético, herança da moda em vigor na Itália na virada do século XIX para o século XX.


Acervo

Com o objetivo de apresentar conhecimentos sobre arte e ciência para crianças, jovens e adultos, o Catavento possui mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas são alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Curiosidades

O Museu Catavento faz parte do ranking dos dez melhores museus do Brasil do Trip Advisor, maior site de viagens do mundo. Em fevereiro de 2017, foi inaugurada a sala de realidade virtual “Dinos do Brasil”, elaborada com tecnologia de altíssima qualidade, que proporciona aos visitantes uma experiência imersiva e interativa pelo território brasileiro na era mesozóica - entre 250 milhões e 65 milhões de anos atrás - com auxílio de óculos de realidade virtual. O Catavento leva exposições itinerantes para shoppings de São Paulo (em 2017, o shopping Anália Franco e o Morumbi Shopping receberam mostras) e participa de diversos eventos (como a Corrida Circuito Rios e Ruas, em 2017, e a Campus Party, em 2018).


Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio),
Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
(11) 3315-0051
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 9h00 às 17h00 (Bilheteria fecha às 16h00)


Ingressos R$ 10,00 ,  Grátis aos Sábados

Estacionamento pago no local

Acessibilidade no local

www.cataventocultural.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram