Fim de Semana em Família apresenta história e música

Nos dias 2 e 3 de junho a programação do Itaú Cultural para o Fim de Semana em Família muita história e música.

Contação de histórias Pé de Sonho e Outras Histórias do gRUPO êBA!, representada ao mesmo tempo na versão português e na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com acompanhamento percussivo e visual.

Desde a sua fundação, em 2012, o gRUPO êBA! vem desenvolvendo técnicas de narração que unam o público surdo e o ouvinte em um mesmo universo lúdico e interativo. Eles mesclam contação de histórias com brincadeiras infantis, cultura popular e cultura Surda. Assim, por meio dos livros e das narrações, procuram ativar o vínculo afetivo entre as crianças e de sensibilização do público ouvinte e surdo para a língua de sinais. No Itaú Cultural, os livros e as histórias contadas são Pé de Sonho, João Esperto Leva o Presente Certo e O Fantasma Amarelo. Todas, narradas concomitantemente em Libras e português.

A apresentação traz histórias, que não pertencem a um único gênero, passando por contos do folclore mundial, contos contemporâneos e mitos de criação. Agregam a tudo isso, brincadeiras que resgatam a cultura da infância, transformando a oficina em um momento lúdico somado ao aprendizado e à interação, entre adultos e crianças, surdos e ouvintes.

Show Zig & ZagNa, os artistas Lili Flor e Paulo Pixu fazem o, um espetáculo musical em que predomina o jogo entre as palavras. O espetáculo se inspira nos antigos programas de auditório, onde os artistas convidam o público a participar de um jogo musical e cênico repleto de novas possibilidades, contando e cantando seu repertório cultural de uma maneira brincalhona e diferente.

Em Zig & Zag predomina o jogo entre palavras e proporciona uma troca direta entre artistas e público por meio da construção de canções em zigue-zague de canções. A condução da brincadeira começa com Lili e Pixu, puxando uma linha e estimulando os participantes a puxarem outra e, juntos, costurarem o jogo musical e cênico. Entre um ponto e outro, vão aparecendo ritmos do folclore brasileiro e latino-americano. O objetivo é que cada canção seja uma porta aberta para pensar, perguntar e imaginar.


Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca
Como já não pode faltar no Fim de Semana em Família, a partir das 11h, o público tem a opção de começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. Na Feirinha, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores estão a postos para ajudar no que for preciso.

Já no Cantinho da Leitura, estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas, que, neste mês, homenageia a autora de literatura infantojuvenil Tatiana Belinky, com destaque para as obras Stanislau, Nica recebe de presente o canarinho Stanislau. Mas, quanto mais gostava dele, mais se perguntava se um passarinho preso pode ser feliz.

Outro destaque, da autora, é O Que Eu Quero. De versos curtos, este livro é um tributo à natureza, um hino às maravilhas da vida. Mais que isso, é um lembrete da responsabilidade individual sobre a preservação do meio ambiente.


Fim de Semana em Família
Dias 02 e 03 de junho (sábado e domingo)
Evento Gratuito

Às 14h
Oficina – contação de história pé de sonho
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Espaço 1º subsolo no sábado e sala Multiuso no domingo
Capacidade: 20 crianças com um acompanhante Inscrições a partir das 13h30

Às 16h
Espetáculo – Zig & Zag Show
Duração:  60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sábado e domingo na Sala Vermelha
Capacidade: 70 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos: a partir das 14h
Interpretação em Libras e audiodescrição

                     
Das 11h às 16h30
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo


Acesso para pessoas com deficiência física
Ar condicionado

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1777

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram