Fim de Semana em Família resgata brincadeiras e cantigas tradicionais

Entre danças, brincadeiras e cantorias, as atividades preparadas pelo Itaú Cultural para
as crianças e seus acompanhantes adultos, no sábado e no domingo, fazem uma conexão
com a essência da infância, por meio da oficina Brincadeiras Musicais e Cantigas Tradicionais
e o espetáculo Meia volta & Meia, uma aventura pelo universo musical de dois cantores viajantes.

Tudo isso, acompanhado do Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. No domingo, apesar do jogo do Brasil na Copa, o instituto funcionará normalmente

O artista e educador Angelo Mundy e a cantora Flora Poppovic para comandar as atividades do Fim de Semana em Família com a oficina Brincadeiras Musicais e Cantigas Tradicionais e o espetáculo musical Meia volta & Meia, às 14h e 16h, respectivamente.

Tanto no sábado quanto no domingo, a dupla promove para as crianças e seus acompanhantes momentos de integração e vínculo, criando um ambiente em que a brincadeira, a dança e o desafio surgem de forma natural e prazerosa, fazendo uma conexão com a essência da infância. A oficina Brincadeiras Musicais e Cantigas Tradicionais, às 14h, é uma espécie de esquenta para a apresentação de Meia Volta & Meia, às 16h, já que ela parte do repertório que compõe esse espetáculo.

Cantigas tradicionais e de culturas diversas são a base da oficina, que contém bagagem educacional, proveniente das vivências dos educadores e de suas pesquisas na área, e conta com as experiências individuais dos participantes. Todos têm liberdade para apresentar seus jogos. Dessa forma, público e artistas constroem e compartilham uma grande folia.

Em Meia Volta & Meia, a seguir, Mundy e Flor conduzem os espectadores em uma jornada que acompanha dois viajantes dedicados ao universo musical. A apresentação é guiada por brincadeiras populares, coreografias e instrumentos feitos de sucata. Trata-se de um espetáculo para todas as idades para brincar com a participação da plateia.


Itaú Cultural na Copa
Mesmo com a transmissão do jogo do Brasil, no domingo, às 15h, em sua primeira disputa pela Copa do Mundo em 2018, o instituto funcionará em horário normal, das 11h às 20h, sem interrupções.  Nos jogos seguintes, em que a seleção brasileira volta a competir, haverá alterações nos horários de funcionamento: no dia 22 (sexta-feira), quando o futebol começará às 9h, a instituição abrirá somente a partir das 13h, seguindo normalmente até as 20h; no dia 27 (quarta-feira), com início da partida às 15h, a casa permanecerá fechada entre 14h e 18h, retomando a programação, na sequência, até as 20h.



Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca
Como já não pode faltar no Fim de Semana em Família, a partir das 11h, o público tem a opção de começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. Na Feirinha, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores estão a postos para ajudar no que for preciso.

Já no Cantinho da Leitura, estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas, que, neste mês, destaca a autora de literatura infantojuvenil Tatiana Belinky. Nestes dias 16 e 17, vale destacar duas obras dela: O grande cão-curso, com ilustrações de Eva Funari, em que o personagem do título vai premiar com um osso de ouro o cão que apresentar os melhores atributos caninos, e Assim, sim! Neste, as ilustrações são de Luiz Maia para uma narrativa na qual alguns animais inconformados se reúnem para discutir e criticar as analogias indevidas que os humanos fazem de suas características e habilidades.



Fim de Semana em Família
Dias 16 e 17 de junho (sábado e domingo)

Às 14h
Oficina de Brincadeiras Musicais e Cantigas Tradicionais
Duração: 60 minutos
Local: Sala Multiúso
Capacidade: 20 crianças com 1 acompanhante cada
Entrada gratuita
Inscrições a partir das 13h30
Interpretação em Libras
                   
Às 16h
Show: meia volta & meia
Duração:  60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Multiúso
Capacidade: 70 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos: a partir das 14h
Interpretação em Libras

Das 11h às 16h30
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1777

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram