O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato

“O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”, foi concebida para homenagear o criador do Sítio do Picapau amarelo e um dos principais autores da literatura brasileira. Como a data também é o início das férias escolares, esta exposição é uma opção de cultura e lazer para crianças e jovens neste período.  A entrada é gratuita.

No dia 1º de julho, às 10h, a Secretaria Municipal de Cultura inaugura a exposição uma exposição para toda a família. As crianças vão se divertir adentrando este universo colorido e os adultos voltarão a ser crianças.

O público será recepcionado por um corredor colorido com os tons do arco-íris na entrada da biblioteca, como um portal que dará acesso às duas salas no andar térreo. Neste primeiro ambiente, o público encontrará um livro pop-up em grande escala com personagens do Sítio do Picapau Amarelo como Narizinho, Emília, Pedrinho, Dona Benta, oferecendo uma experiência imersiva.

Confira abaixo a divisão dos ambientes:

·        Túnel do Pirlimpimpim – A marquise que liga a entrada da praça à biblioteca é transformada em um túnel colorido, cujo teto vai diminuindo de altura para dar a sensação de que o público está ficando pequeno, voltando a ser criança.

·        Sítio do Picapau Amarelo – Um gigante livro pop-up aberto, no qual o público pode entrar no sítio de Lobato e interagir com seus personagens. Confeccionados em madeira bidimensional, saltando das páginas do livro, personagens como Saci, Narizinho e Emília têm o tamanho de uma pessoa real, assim como o cenário.

·        Livros expositivos – No foyer da biblioteca, cinco livros gigantes, abertos na vertical, servem como espaço expositivo sobre a vida e a obra do autor.

No próximo dia 4 de julho, completam 70 anos da morte de Monteiro Lobato e o objetivo da exposição é reviver seus grandes momentos literários por meio de suas obras, expostas em grande formato, além de homenagear seu legado e sua contribuição para a Literatura e Cultura nacional.



Exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”.

Abertura: dia 01 de julho, das 10h às 19h.
Visitação: de 2 de julho a 1º de dezembro de 2018, de segunda à sexta, das 8h às 18h. Sábados das 10h às 17h e domingo das 10h às 14h.
Entrada Gratuita. Livre.

Biblioteca Monteiro Lobato.
Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque.


SOBRE MONTEIRO LOBATO     

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, Monteiro Lobato é criador de personagens como Narizinho, Pedrinho, a boneca de pano Emília e o sabugo de milho Visconde de Sabugosa, entre outras figuras fascinantes da literatura infantil brasileira. Desde a publicação de seu primeiro livro infantil, A Menina do Narizinho Arrebitado (1920), o escritor se inspirou em histórias folclóricas brasileiras, mitologia grega e contos de fadas, entre outras referências.

Em 1916, começou a carreira como jornalista e, no ano seguinte, publicou seu polêmico artigo Paranoia ou Mistificação?, no qual criticava a influência das vanguardas europeias no trabalho da pintora Anita Malfatti, em nome do ideal da construção de uma estética nacional, sem estrangeirismos. Em 1918, fundou a primeira editora brasileira de livros, antes impressos em Portugal. Ao longo de sua carreira, Lobato publicou e traduziu obras clássicas da literatura infantojuvenil mundial, mas foi com o seu trabalho de escritor que ele se destacou, produzindo 26 títulos infantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram