BuZum! no Espaço de Leitura

O BuZum!, companhia itinerante, que leva o teatro de bonecos para os quatro cantos do Brasil, dentro de um ônibus adaptado para apresentações teatrais apresenta o espetáculo Mamulengo, um teatro de bonecos que transporta o público para a cultura popular de Pernambuco.
O Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade recebe o ônibus Buzum para as apresentações do espetáculo Mamulengo neste sábado (21/7) e domingo (22/7), das 10h às 16h. São seis sessões diárias e gratuitas que acontecem ao lado do Espaço de Leitura, no Parque da Água Branca.

O projeto também oferece a oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS para crianças e seus adultos responsáveis aos sábados e domingos, às 11h. As atividades geralmente começam com a leitura de um livro infantil que desencadeia em uma prática de escrita com artes plásticas. Ao final, todas as crianças participantes ganham um título da editora Peirópolis.

Aos sábados, 15h, os educadores realizam mediações de leitura para a garotada no Espaço Lab.

A programação é gratuita e indicada para crianças de todas as idades. Em caso de chuva, a atividade é cancelada pois é feita ao ar livre, mas as casinhas de livros ficam disponíveis para quem estiver no Espaço de Leitura.

Confira a programação completa.

Sábado e domingo, 21 e 22 de julho
Sessões: 10h 11h 12h 14h 15h 16h

Teatro de bonecos
MAMULENGO - Com Buzum
Após embarcar no Buzum, um ônibus transformado em um pequeno teatro, o público vai viajar pelo universo da cultura popular pernambucana com o espetáculo Mamulengo. Quem conduz o passeio é a personagem Joana, uma garota que adora o carnaval e que parte rumo a uma aventura para salvar seu amigo João, que caiu num poço. Com a ajuda de um papagaio falante, Joana passa por blocos de caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. A encenação é feita com mamulengos, o boneco popular brasileiro, criados e confeccionados por mamulengueiros pernambucanos de Glória do Goitá. A apresentação tem duração de 20 minutos e recebe até 40 pessoas.

Indicado para crianças de todas as idades.

Sábado, 21 de julho

11h Oficina educativa - maiúsculos & MINÚSCULOS: ESPELHO
Com educadores do Espaço de Leitura

Além de contar uma história com palavras e imagens, um livro também pode contar com sua margem, páginas e capa. Pensando sobre isso, nos detemos sobre o livro “Espelho”, da autora Suzy Lee, para construir coletivamente uma história inspirada na estrutura desta obra.

Atividade indicada para crianças de todas as idades acompanhadas de seus responsáveis.

15h - Mediação de leitura - ESPAÇOLAB: MUNDO CRUEL
Com educadores do Espaço de Leitura

Você tomaria sopa de gato? E de frango? Tudo bem matar formigas? Quando? E quantas? Você gostaria de morar em um zoológico? Por quê? É sempre cruel obrigar alguém a fazer algo que a pessoa não queira? A partir da leitura de “Mundo cruel”, livro da série Filosofia Visual para Crianças, a equipe educativa propõe a reflexão sobre a crueldade no dia a dia e como nos relacionamos com ela. De forma lúdica, a leitura aborda questões fundamentais da ética, como a empatia, a responsabilidade e as emoções que determinadas situações podem gerar.

Atividade indicada para crianças de todas as idades acompanhadas de seus responsáveis.

 Domingo, 22 de julho

11h - Oficina educativa - maiúsculos & MINÚSCULOS: MONSTROS URBANOS
Com educadores do Espaço de Leitura

Durante a leitura de “Monstros urbanos”, de Renata Bueno, os participantes vão identificando os monstros em cada página e reconhecendo em quais lugares da cidade foram fotografados (na calçada, na sombra de uma árvore, em uma parede). Em seguida, o desafio é descobrir onde estão escondidos os monstros do Espaço de Leitura.

Atividade indicada para crianças de todas as idades acompanhadas de seus responsáveis.


 FEIRA DE TROCA DE LIVROS*

Todo domingo, das 15h às 17h

Simples: você traz um livro e troca por outro. Livros para adultos e crianças. Oportunidade para renovar sua biblioteca. A cada 10 títulos trocados, você ganha mais um!

*Como o foco do projeto é a literatura, não participam enciclopédias, dicionários e livros religiosos, técnicos ou didáticos. Os livros devem estar bem conservados.

Evento indicado para todas as idades.


CLUBE DE LEITURA

Toda sexta, das 15h às 16h

Numa roda de leitura e bate-papo junto aos educadores do Espaço, você vai descobrir que compartilhar ideias e impressões sobre textos traz outros significados e descobertas a contos, poemas e histórias.

Atividade indicada para jovens e adultos.


ESPAÇO DE LEITURA

De terça a domingo, das 9h às 18h

Parque da Água Branca – Rua Ministro Godói, 180, Perdizes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram