Fim de Semana em Família explorando territórios da cidade em brincadeiras

Em razão da final da Copa do Mundo, no domingo, dia 15, o segundo Fim de Semana em Família de julho será realizado apenas no sábado, dia 14. No dia do jogo, o instituto permanecerá aberto, mas não terá programação.

No entanto, as crianças e seus acompanhantes tem todo o sábado para se divertir com as atividades do grupo Lagartixa na Janela e no Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca.

Lagartixa na Janela, interage com o público, a partir das 14h, com a oficina Vivência com as Famílias, e às 16h, com a performance Breves partituras para muitas calçadas. O Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, ficam à disposição do público no piso térreo, a partir das 11h30, com o objetivo de despertar o interesse das crianças para a leitura.

A educadora Uxa Xavier comanda a oficina Vivencia com as Famílias e tem como objetivo levar para a criançada a possibilidade de experimentar e explorar a linguagem da dança, sensibilizando o corpo por meio do movimento. Além disso busca aproximar os pequenos de um território pouco explorado nas cidades, as calçadas. Assim, com brincadeiras, música e dança, desenvolve com o público-mirim e seus acompanhantes adultos atividades que investigam, improvisam, descobrem formas, direções, níveis e volumes tanto o espaço interno do instituto, quanto a via pública à sua frente.

Todo o conteúdo da vivência é articulado com as partituras apresentadas na performance Breves partituras para muitas calçadas, a ser exibida na sequência. No espetáculo, a partir das 16h, Uxa constrói relações com o espaço, criando um diálogo com o público, iniciado pela contemplação estética. O objeto dessa relação é o giz, objeto muito usado na infância de outros tempos, que também cria caminhos imaginários e efêmeros, como a tradicional amarelinha.

Esta atividade envolve criações, entre elas, passos em meio-fio para treinar o equilíbrio e desenhos de mapas no chão que propõem deslocamentos em diversas direções. A ideia é deixar o trabalho aberto, permitindo que relações e encontros com o público vão acontecendo aos poucos.

Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca
O Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca estão abertos ao público a partir das 11h, como é habitual. Na Feirinha, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores estão a postos para ajudar no que for preciso.

No Cantinho da Leitura, estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas, que, neste mês, homenageia a autora Janine Rodrigues Nascimento.

Fim de Semana em Família

Dia 14 de julho

às 14h
Oficina Vivencia com as famílias
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Multiúso
Capacidade para 20 crianças com 1 acompanhante cada
Entrada gratuita
Inscrição a partir das 13h30
Interpretação em Libras


Às 16h
Breves partituras para muitas calçadas
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Multiúso
Lugares: 70 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingresso a partir das 14h
Interpretação em Libras


Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Das 11h às 16h30
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo


Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1777
Acesso para pessoas com deficiência física
Ar condicionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram