29° Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo tem programação especial para crianças e adolescentes

A Mostra Infantil apresenta os programas “O Planeta e a Infância” e “Os Direitos da Criança” e Mostra Juvenil traz curtas que abordam questões como a descoberta da sexualidade, racismo e primeiro emprego no programa “A Vez dos Jovens”

Crianças e jovens também poderão participar da Oficina de Desenho e Meio Ambiente e da Oficina de Maquiagem “O Direito de Brincar”, que que serão realizadas no primeiro final de semana do Festival, na Cinemateca Brasileira

O 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo será realizado entre os dias 23 de agosto a 02 de setembro de 2018, exibindo gratuitamente 323 filmes de 53 países em seis salas de cinema da capital – MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú Augusta, Cinusp, CCSP, além de 17 espaços participantes do Circuito Spcine.

A programação tem espaço especial para crianças e adolescentes com a Mostra Infantojuvenil, que tem curadoria do cineasta Christian Saghaard e chega a seu 14º ano no evento.

Indicados para crianças de 06 a 10 anos, os Programas Infantis são divididos em duas sessões. Na “Infantil 1 – O Planeta e a Infância” estão produções de diversos países, que apresentam assuntos importantes e urgentes para a vida em nosso planeta, desde um rio poluído no Espírito Santo até a luta de um urso polar para sobreviver diante das consequências do aquecimento global. Um dos filmes selecionados é “Embaixadores do Cosmos”, de Béla Klingl (Hungria), que acompanha a primeira visita de uma civilização alienígena à Terra.
Confira os horários:

Dia 25-08 - 15h - Cinemateca Brasileira
Dia 26-08 - 11h - Cinesesc
Dia 01-09 - 15h - Centro Cultural São Paulo

Já o programa “Infantil 2 – Os Direitos da Criança” traz uma seleção de curtas que, além de muito divertidos, abordam os direitos humanos – e os das crianças – em celebração ao aniversário dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os filmes discutem o direito a ter um nome, à educação, à assistência médica e também de brincar e receber carinho. Está nesta sessão, “Cores”, de Oana Lacroix (Suíça), que mostra uma grande floresta onde vivem pássaros de uma só cor, até que certo dia surge um com duas cores.
Os horários são:

Dia 26-08 - 15h - Cinemateca Brasileira
Dia 29-08 - 15h - Cinesesc
Dia 01-09 - 17h - Centro Cultural São Paulo
Dia 02-09 - 11h - Cinesesc

Já no Programa Juvenil, com curtas indicados para os que têm de 10 a 14 anos, estão quatro produções brasileiras que tratam de questões atuais e relevantes para essa faixa etária, como a descoberta da sexualidade, o racismo e a dificuldade da procura do primeiro emprego. “Ainda Não”, de Julia Leite, tem Marna recebendo a visita da mãe nos dias que precedem seu aniversário. Também selecionado para a Mostra Brasil, “Peripatético”, de Jéssica Queiroz, se passa em meio às demandas do início da vida adulta e um evento histórico que acontece em maio de 2006, em São Paulo, muda a vida de Simone, Thiana e Michel para sempre.
São duas sessões:
Dia 25-08 - 18h - Cinemateca Brasileira
Dia 29-08 - 15h- Centro Cultural São Paulo

Para os jovens,“Peripatético” e “Ainda Não”

ATIVIDADES GRATUITAS

A Mostra Infantojuvenil também traz atividades gratuitas para crianças e jovens na Cinemateca Brasileira. No dia 25 de agosto (sábado), a Oficina de Desenho e Meio Ambiente é comandada pelo ilustrador Pedro Menezes, que propõe que os participantes façam desenhos a partir do seu livro, “Urso Alfredo e o Mistério na Neve”, em diálogo com o filme “Urso Fantasma”, exibido no programa “Infantil 1”.

Dia 25-08 – Infantil 1 (15h) + Oficina de Desenho e Meio Ambiente (16h)

No dia 26 (domingo), a Oficina de Maquiagem, com a atriz e maquiadora Fabí Sampaio, permitirá que os participantes escolham uma maquiagem e, com ela, criem pequenas cenas de curtas-metragens. Monitores acompanham a pintura de rosto e gravação, que acontece logo após a sessão do programa “Infantil 2”.

Dia 26-08 – Oficina de Maquiagem “O Direito de Brincar” (a partir das 13h) + Programa Infantil 2 (15h)


FESTIVAL DE CURTAS

Dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo chega à sua 29ª edição com o tema “Em Busca do Tempo de Agora”, destacando filmes pautados em questões do presente, no Brasil e no mundo: deslocamentos humanos, comunicação digital, política, identidade, negritude, feminismo, memória e sexualidade.

A programação é dividida em três partes. As mostras principais Internacional, Latino-Americana e Programas Brasileiros revelam um panorama do cinema atual. Na seleção estão curtas como “Essas Criaturas Todas”, de Charles Williams, da Austrália, que recebeu a Palma de Ouro em Cannes; “Três centímetros”, de Lara Zeidan, do Reino Unido, vencedor do Teddy Bear em Berlim; “Negra Sou”, de Laura Bermúdez,  primeiro filme de Honduras a participar do Festival; e o brasileiro “O Órfão”, de Carolina Markowicz, que é inspirado em fatos reais e conta a história de Jonathas, que é adotado, mas é devolvido logo depois, por ser diferente dos outros garotos, tendo conquistado o Queer Palm, prêmio para filmes com temática LGBT.

Os Programas Especiais têm atrações já tradicionais do festival, como a Mostra Infantojuvenil e a Quinzena dos Realizadores, além de novidades a cada edição. Entre elas estão “70 Anos da Declaração dos Direitos Humanos”, que celebra a carta transformadora da sociedade mundial com 12 curtas brasileiros de diversas épocas; “A Juventude de Herzog e Wenders”, com os primeiros filmes realizados pelos dois diretores alemães; e “Cavideo: 21 anos em 21 curtas”, que relembra a trajetória da produtora, distribuidora e uma das últimas locadoras de vídeo no país, comandada por Cavi Borges.

Nas Atividades Paralelas estão debates e workshops, como o Curta & Mercado – Encontro de Profissionais sobre a Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração; e os Kinoforum Labs, laboratórios para projetos audiovisuais, com profissionais atuantes no mercado, como a diretora Juliana Rojas, a produtora Debora Osborn, o diretor Jeferson De e a produtora e consultora francesa Dominique Welinski.

29º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO

Abertura para convidados: 22 de agosto, no CineSesc
Programação: 23 de agosto a 02 de setembro de 2018 – Entrada gratuita
Locais  MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú Augusta, Cinusp, CCSP e Circuito Spcine de Cinema.

Co-realização: Sesc SP, Spcine, Ministério da Cultura (edital FSA e Lei de Incentivo à Cultura), Superfilmes, MIS, Cinemateca Brasileira, Secretaria de Estado da Cultura (Proac ICMS).

Patrocinio: Apsen e Sabesp

Informações: www.kinoforum.org/curtas / www.facebook.com/kinoforum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram