Agosto no Centro de Memória do Circo

O Centro de Memória do Circo (CMC), do Centro Cultural Olido, da Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo e primeiro centro de memória do Brasil consagrado exclusivamente ao circo e suas artes, realiza, ao longo do mês de agosto, uma programação inteiramente gratuita, com atividades voltadas para toda a família e apreciadores das artes circenses.

Entre as atividades programadas pelo CMC, localizado no Centro Cultural Olido, na região central da capital paulista, estão a exposição permanente “Hoje tem espetáculo”, espetáculo “Nada de Novo” com os Parlapatões, além do Sarau do Circo, Encontros de Estudo da Palhaçaria e visitas mediadas ao acerco do CMC. A programação completa segue abaixo.

O Centro de Memória do Circo – Órgão da Secretaria Municipal de Cultural é o primeiro centro de memória do Brasil consagrado exclusivamente ao circo e suas artes. Fundado em 2009, o CMC tem como missão pesquisar, localizar, resgatar, preservar reunir, difundir e transmitir a memória circense e assim colocar o circo no lugar de destaque na cultura brasileira.


CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO – PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO

ESPETÁCULO

Nada de Novo – com Parlapatões

Um dos mais tradicionais grupos cômico-circenses do Brasil, os Parlapatões apresentam “Nada de Novo”, montagem que integra seu repertório desde a sua formação, no início dos anos 90. Por meio do deboche, o espetáculo ironiza tudo e todos, com quadros cômicos que são uma seleção do melhor do humor dos Parlapatões, mostrando todas as influências que os grandes comediantes exercem no trabalho do grupo.
Corredor Centro Cultural Olido

Dia 17 de agosto, sexta-feira, às 14h
Duração: 60 min
Classificação: Livre.
Evento Gratuito


ENCONTROS

Visita Mediada à exposição “Hoje Tem Espetáculo”

O Educativo do Centro de Memória do Circo conduz o público pela exposição “Hoje Tem Espetáculo”, percorrendo seus principais núcleos:

·         Linha do Tempo - principais acontecimentos do mundo do circo entre 1830 e 2009

·         Destaques - famílias e artistas que se destacaram no Picadeiro

·         Classificação das Artes Circenses

Térreo e sobreloja
Inscrições: educativocmc@hotmail.com
Duração: 60 min
Classificação: Livre.
Evento Gratuito


Encontros de Estudo da Palhaçaria

O Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP) é um coletivo independente, que realiza um encontro semanal no Centro de Memória do Circo. Aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço, tem como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo clownesco.

Dias 06, 13, 20 e 27 de agosto às 14h
Sobreloja
Duração: 120 min
Classificação: Livre.
Evento Gratuito


Visita Mediada e Espetáculo Circense

A atividade consiste em uma visita mediada à exposição “Hoje tem espetáculo”, realizada pela equipe do Centro de Memória do Circo em conjunto com Mestres do Circo Brasileiro, seguida de apresentações “pockets” de artistas e grupos de circo. Nesta edição, a Família Sbano, uma das principais famílias circenses em atividade, apresentará números com laços e chicotes.

Térreo e sobreloja
Dia 09 de agosto, às 14h
Inscrições: memoriadocirco@gmail.com
Duração: 60 min
Classificação: Livre.
Evento Gratuito


Visita Mediada ao Acervo

O Centro de Memória do Circo promove uma visita mediada pela exposição “Hoje Tem Espetáculo” seguida de uma visita ao seu acervo, composto por aproximadamente 80 mil documentos históricos, audiovisuais, aparelhos circenses, instrumentos musicais, figurinos, adereços, entre outras peças. Serão abordados a forma como as peças do acervo vêm sendo tratadas, além de aspectos da criação de uma museologia própria para o circo.

Dia 23 de agosto, quinta-feira às 14h
sobreloja
Inscrições: memoriadocirco@gmail.com. Vagas limitadas. (08 vagas)
Duração: 60 min
Classificação: Livre.
Evento Gratuito

Sarau do Circo

Sarau do Circo é um espetáculo que reúne artistas circenses de diferentes expressões, sempre tendo o circo como tema central. Além de uma banda que acompanha o evento tocando ao vivo obras do cancioneiro circense, apresentam-se também malabaristas, mágicos, palhaços, equilibristas, entre outros. Participam do evento os artistas Sara Peper (malabares), William Kreff (parada de mão), Banda A4 em PB (formada por Ayrton Mugnaini, Jorge Dersu, Dinho Nascimento, Marquinhos e Tete Purezempla) e o projeto Prata da Casa, com as palhaças Maria Silvia (Claudete Maria) e Amanda Massaro (Muçarela).

Dia 25 de agosto, sábado às 18h
Vitrine da Dança
Duração: 90 min.
Evento Gratuito


EXPOSIÇÃO

Hoje Tem Espetáculo

Vista por mais de 190 mil visitantes, a exposição ocupa toda sobreloja do Centro Cultural Olido, uma sala no térreo, e está dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Artes do Circo e Artistas e Famílias de Destaques. Também apresenta aspectos diversos da atividade circenses representados em diversas maquetes e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.

Térreo e sobreloja
Segunda a Sexta, das 10h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 13h às 20h.
Classificação: Livre.
Evento Gratuito


CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

Centro Cultural Olido – Térreo e sobreloja
Avenida São João, 473 – Centro
Telefone: +55 11 3397-0177 / 3397-0199 - E-mail: memoriadocirco@prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram