Fim de Semana em Família traz espetáculo, performances e experimentações sonoras em sinergia com o Setembro Azul

No mês dedicado aos direitos dos surdos, os ouvintes, as pessoas com deficiência auditiva e, claro, os surdos são convidados a se juntar na programação voltada para as crianças e seus acompanhantes e a vivenciarem as experiências um do outro em conversas, poesias, teatro e na percepção dos sons ao redor.

Nos dias 1 e 2 de setembro (sábado e domingo), o Itaú Cultural abre a programação do Fim de Semana em Família do mês em sinergia com o Setembro Azul, campanha realizada em todo o país voltada aos direitos das pessoas surdas. Com espetáculo, performances e experimentações direcionadas ao público de todas as idades, o evento tem a proposta de trazer novas formas de perceber as sonoridades, promover a inclusão e proporcionar a interação entre surdos e ouvintes.

Tanto no sábado quanto do domingo, a programação começa às 11h com Estação Sonoridades. O espaço instalado no piso térreo do Itaú Cultural permanece aberto à vivência do público em experimentar outras formas de perceber o som até às 18h. Por meio de diferentes estratégias, a equipe do Núcleo de Educação e Relacionamento, sob a liderança de dois educadores surdos, estimula surdos e ouvintes a sentirem as vibrações de músicas, objetos e do próprio corpo.

Às 13h, a programação segue para a calçada em frente ao instituto, onde acontece o Diálogo em Movimento. A partir da provocação “vamos conversar sobre ser surdo”, o mestre em estudos da tradução Rimar Segala convida o público para uma conversa sem barreiras colocando surdos e ouvintes em contato para se comunicarem livremente.

Na sequência, às 13h30, no piso térreo do instituto, o público acompanha Poesia Performática em Libras. Em diferentes entradas que acontecem até às 17h30, os slamers surdos Fábio Sá e Catharine Alencar realizam pequenas performances na língua brasileira de sinais propondo uma outra forma de fazer, entender e sentir a poesia.

Às 16h, acontece a apresentação da peça A Busca de Seo Peto e Seo Antônio, na Sala Itaú Cultural. A trama interpretada por três atores surdos conta a história de dois amigos de infância que vivem distantes: Seo Peto, um homem criativo que gosta de inventar pássaros para lhe fazer companhia, e Seo Antônio, que após a morte da sua mulher, não consegue se libertar do passado. Um dia, um dos pássaros criados por Seo Peto se liberta e foge. A busca pela ave acaba colocando os dois velhos amigos frente a frente, fazendo-os redescobrir o sentido da amizade e a motivação para superar os desafios diante da vida.

Sem Libras ou português para ser entendida, a narrativa desta peça nasceu no projeto Palavras Visíveis, coordenado pelo Grupo Teatral Moitará, no Rio de Janeiro, dedicado à capacitação de Atores Surdos a partir da linguagem da Máscara Teatral. O espetáculo é fruto do desejo em realizar um espetáculo com atores surdos que possa ser entendido, apreciado e vivido por espectadores surdos e ouvintes.


Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca

O Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca estão abertos ao público a partir das 11h do sábado e do domingo. Na Feirinha, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra do mesmo tipo, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores estão a postos para ajudar no que for preciso.

No Cantinho da Leitura, estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas, que, neste mês, destaca a escritora, ilustradora, professora e arquiteta Eva Furnari. Nascida em 1948, na Itália, ela veio para o Brasil em 1950, onde fez e faz as suas criações. Vencedora de oito prêmios Jabuti, ela equilibra palavra e imagem, em títulos como Truks (1991) e A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos (1994), que foram adaptados para o teatro e que o público poderá conferir neste final de semana no Cantinho. Outros títulos da autora estarão disponíveis aos leitores nos próximos finais de semana do mês.

Às 12h acontece nesse Cantinho a contação de histórias Para Ver e Ouvir. Com narrativas contadas por Amarilis Reto e a educadora Mirela Estelles, simultaneamente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em português, a dupla se propõe a fazer o encontro entre estas duas linguagens oficiais do Brasil de modo a integrar surdos e ouvintes em uma experiência direta com a arte da narrativa.  Ao lado do Cantinho, os visitantes têm acesso ainda à Feirinha de Troca. Nela, a criançada é convidada a trocar livros, gibis ou DVDs em bom estado por outro disponível.


Fim de Semana em Família – Setembro Azul
​​Dias 1 e 2 de setembro (sábado e domingo)

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
Acesso para pessoas com deficiência física
Ar condicionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram