Fim de semana no Itaú Cultural

O próximo Fim de Semana em Família no Itaú Cultural recebe crianças e adultos para uma programação com atividades que estimulam a criatividade, o trabalho em equipe e a coragem e igualdade, baseadas em conceitos de integração. Como de costume, os visitantes podem, também, usufruir da Feirinha de Trocas e do Cantinho da Leitura, que nesta edição recebe uma atividade especial, dedicada a integrar pessoas surdas e pessoas ouvintes em uma mesma comunicação.

A oficina Cidades Inventadas, realizada em sinergia com a Ocupação Paulo Mendes – em cartaz no instituto até o dia 4 de novembro – abre a programação do Fim de Semana em Família às 14h, conduzida pela equipe do Educativo do Itaú Cultural. A partir de perguntas como de que forma seria a cidade na qual gostariam de viver, suas ruas, os meios de transporte, as casas e as paisagens, os pequenos são estimulados a trabalharem de forma coletiva nesta construção, usando para isso diferentes tipos de materiais, como papel e papelão.

Às 16h, a companhia Piraporiando entra em cena na Sala Multiúso com o espetáculo As Duas Bonecas Azuis. Eles contam as aventuras de Labele, uma personagem muito esperta, criativa, mas também desconfiada, que vai investigar o mistério da casa de palha da Rua Cem. Ao chegar neste lugar, ela percebe que é escuro e não consegue ver e entender bem o que acontece. Mas, decidida a enfrentar seus medos e preconceitos, ela acaba enfrentando a situação e descobrindo uma linda amizade.

O espetáculo é inspirado em livro homônimo escrito por Janine Rodrigues, com ilustrações de Bruna Assis Brasil, no qual a personagem Labele representa a coragem de se enfrentar os medos e as situações obscuras, as quais, às vezes, significam apenas que não se está conseguindo enxergar direito. Analogamente, quando a luz do conhecimento ilumina o que estava oculto, o medo desaparece.

Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca

O Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca estão abertos ao público a partir das 11h no sábado e no domingo. Neste final de semana, em especial, o Cantinho recebe às 12h, no Piso Térreo do instituto, o grupo Mãos de Fada com uma contação de histórias que ultrapassa qualquer barreira de linguagem.

Composto por contadores de histórias surdos e ouvintes fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o grupo faz a contação na linguagem de sinais com tradução para o português, invertendo a ordem do que acontece habitualmente, para assim familiarizar quem desconhece a comunicação usada pelas pessoas surdas.

Logo na chegada, os participantes são estimulados a observar as mãos e perceber que é possível usá-las para se comunicar em uma língua visual também. Na sequência, a trupe do Mãos de Fada apresenta os principais sinais (vocabulário) usados durante a narrativa nesta nova língua, preparando os espectadores ouvintes a usufruírem cada vez mais da experiência e das histórias que estão por vir.

Ainda no Cantinho da Leitura, que funciona até às 16h30, estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas, que, neste mês, destaca a escritora, ilustradora, professora e arquiteta Eva Furnari. Nascida em 1948, na Itália, ela veio para o Brasil em 1950, onde fez e faz as suas criações. Vencedora de oito prêmios Jabuti, ela equilibra palavra e imagem, em títulos como Truks (1991) e A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos (1994), que o público pode conferir no Cantinho.

Na Feirinha, pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra do mesmo tipo, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores estão a postos para ajudar no que for preciso.

Fim de Semana em Família

​​Dias 29 e 30 de setembro (sábado e domingo) às 14h

Oficina Cidades Inventadas
Sala Multiúso (Piso 2)
Capacidade: 20 crianças, com um acompanhante cada
Distribuição de ingressos a partir das 13h30
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Com interpretação em Libras

12h
Contação de histórias no Cantinho da Leitura
Com o Grupo Mãos de Fada
Cantinho da Leitura (Piso térreo)
Capacidade: 30 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Com interpretação em Livras

16h
Espetáculo As Duas Bonecas Azuis
Com Piraporiando
Sala Multiúso (Piso 2)
Capacidade: 70 lugares
Distribuição de ingressos a partir das 14h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Com interpretação em Libras


Das 11h às 16h30
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram