A Companhia Balangandança comanda o Fim de Semana em Família no Itaú Cultural

Nos dias 20 e 21 de outubro (sábado e domingo) o Fim de Semana em Família coloca o público do Itaú Cultural para dançar.

Quem comanda a programação é Companhia Balangandaça, que promove às 14 a oficina Feito de quê e às 16h o espetáculo Presente! feito da gente. As duas atividades conversam entre si e se complementam, pois a oficina é fruto do processo de pesquisa do espetáculo e trata das múltiplas relações entre as crianças e a natureza, estimulando essa aproximação por diversas vias. Além das atrações, estarão também à disposição do público o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, no piso térreo do instituto, das 11h às 16h30, e as oficinas que acontecem em sinergia com as exposições German Lorca: Mosaico do Tempo – 70 Anos de Fotografia e Ocupação Paulo Mendes da Rocha, em cartaz no instituto.

A ideia principal da oficina Feito de quê é entender o corpo como parte da natureza, relacionando o que está à volta com o que está dentro. Serão propostos alguns exercícios de sensibilização e brincadeiras, que estimulam esse entendimento através da imaginação e da ludicidade. Com uma trilha sonora instrumental desenvolvida para a atividade, serão propostos exercícios de respiração, de deslocamento e interação, para que o público mirim e seus acompanhantes possam se conectar consigo, fazendo novas descobertas sobre a constituição do próprio corpo e sua relação com o que está à volta.

A oficina nasceu do processo de pesquisa da companhia para o espetáculo Presente! feito da gente, que será apresentado na sequência. Ao longo de três anos os integrantes viajaram por diversos locais nos quais as crianças têm contato direto com a natureza, para investigar essa relação. Georgia Lengos, diretora da Balangandança, descreve o método como um processo de aproximação, em que eles interagiam com as crianças para estimular diferentes possibilidades e desdobramentos, tendo elas como protagonistas.

Às 16h, então, entra em cena Presente! feito da gente. No espetáculo são utilizados materiais como galhos, sementes, areia e folhas secas, que ajudam a transportar o público para um ambiente mais natural, facilitando a maneira de ver e se relacionar com a natureza a partir de seus elementos. Assim, são inventados mundos imaginários, danças que evocam o sensível e a memória de forma lúdica. Esses elementos são disparadores de cenas, motivo de brincadeiras e também transformam o espaço cênico a partir de sua manipulação.

Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca
O Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca estão abertos ao público a partir das 11h. Na Feirinha, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra do mesmo tipo, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto.

Fim de Semana em Família

Dias 20 e 21 de outubro

Às 14h
Oficina Feito de quê
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sala Multiúso (Piso 2)
Capacidade para 25 crianças com um acompanhante cada
Entrada gratuita
Inscrições a partir das 13h30
Interpretação em Libras

Às 16h

Presente! Feito pra gente
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sala Multiúso (Piso 2)
Capacidade: 60 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos a partir das 14h

Das 11h às 16h30
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo

Oficinas em sinergia com as mostras em cartaz
Cidades Inventadas
Em sinergia com a Ocupação Paulo Mendes da Rocha
Sábados 20 e 27 de outubro, às 15h
Espaço Educativo - Piso -1
Capacidade: 20 participantes
Classificação: livre (melhor aproveitado a partir de 7 anos)
Duração aproximada: 180 minutos

Câmara Escura
Em sinergia com German Lorca: Mosaico do Tempo – 70 Anos de Fotografia
Domingos 21 e 28 de outubro, às 15h
Espaço Educativo - Piso -1
Capacidade para 20 crianças com um acompanhante cada
Duração: 90 minutos
Inscrições: a partir das 14h30
Classificação: livre (melhor aproveitado a partir de 8 anos)
Com interpretação em Libras
Entrada gratuita

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11 2168-1777
Acesso para pessoas com deficiência física
Ar condicionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram