Magia do Natal no Centro da Cidade

Chegou a época de Natal, período do ano em que muitas pessoas se juntam para celebrar a renovação, a união e o amor; valores que podem ser representados de diversas maneiras, como por meio da arte. Entrando no clima, a Secretaria Municipal de Cultura leva quase 30 atrações para seis praças localizadas na região central da cidade, entre elas o Largo São Francisco e o coreto da Praça Antônio Prado.

Plural como São Paulo, a programação traz 120 apresentações, realizadas por 28 grupos e artistas: dança de vários estilos, shows de músicas, natalinas ou não, circo, teatro e, naturalmente, canto coral. Foram convidados artistas como Maria Alcina, Zezé Motta, Ayrton Montarroyos e Luiza Possi, assim como o balé O Quebra-Nozes e a peça popular inspirada nos autos de reisado, A Folia do Menino Mateus. Veja alguns dos espetáculos programados:

Maria Alcina em Natal Bem Brasileiro

Conhecida por sua forma irreverente de cantar, Maria Alcina mostra seu lado mais lúdico para lembrar esta época do ano. No show Natal Bem Brasileiro, ela canta composições de Adoniran Barbosa, Chico Buarque, Martinho da Vila, Vinicius de Moraes e Luiz Gonzaga.

Zezé Motta em No Coração do Brasil

A cantora e atriz Zezé Motta reúne clássicos da música popular brasileira no show No Coração do Brasil. No repertório, Zezé interpreta canções de Luiz Melodia, entre elas Magrelinha, Pérola Negra, Dores de Amores e Estácio, Holly Estácio.

Ayrton Montarroyos e Luiza Possi

Pela primeira vez juntos, os cantores Ayrton Montarroyos, finalista do programa The Voice, e Luiza Possi sobem ao palco para interpretar canções com temas natalinos em versões novas e bem-humoradas.

Suite Quebra-Nozes

Com direção e adaptação de Marina Boschi, a Superbazaro Cia. de Dança apresenta trechos do balé clássico natalino O Quebra-Nozes, com música de Tchaikovsky.

A Folia do Menino Mateus

O Grupo Clariô de Teatro apresenta uma narrativa diferente sobre o nascimento do Menino Jesus e as festas de Natal. A peça traz personagens da cultura popular brasileira e é inspirada nos autos de reisado, com base nas tradições populares.

Corais natalinos

O canto coral é tradição na celebração das festas de fim de ano. A programação traz grupos de diversas formações e estilos que interpretam desde música popular e sacra a canções típicas de Natal.  Sob a regência de César Cerasomma, o Coro da Vila, com seus 25 anos de atividade, reúne cerca de 60 coralistas interpretando Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant e Beto Guedes, em homenagem ao Clube da Esquina. Já o Ceremony of Carols é formado por vozes femininas, lideradas pela consagrada soprano Marília Vargas. Acompanhado por instrumentos de época, o repertório traz músicas alusivas ao Natal, algumas delas vindas de uma tradição que remonta à Idade Média e que foram registradas na era Barroca. Para cantar músicas típicas natalinas, o maestro Rubens Spada rege o Grande Coral e o Coral Metrópole, com seus 70 integrantes.

Confira a programação completa:

DANÇA

A Última Estrada - Cia. Soma.       

No espetáculo, os movimentos expressam, em tom delicado, os caminhos de um casal que deseja conhecer o mar.

Dia 16, 18h - Pátio do Colégio

Dia 17, 21h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 18, 19h - Praça do Patriarca

Dia 21, 21h - Largo São Bento

Dia 22, 16h - Largo São Francisco


BR.US.

Com direção e coreografias de Chris Matallo, o espetáculo apresenta sapateado americano, dança, percussão, saxofone e muita ação.

Dia 19, 20h - Largo São Francisco

Dia 20, 19h - Largo São Bento

Dia 21, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 22, 17h - Praça do Patriarca

Dia 23, 18h - Pátio do Colégio


Suite O Quebra-Nozes

A Superbazaro Cia. de Dança, com direção artística de Marina Boschi, apresenta trechos do clássico balé de Natal.

Dia 14, 20h - Pátio do Colégio

Dia 15, 17h -  Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 16, 17h - Praça do Patriarca

Dia 17, 19h -  Largo São Bento

Dia 18, 20h - Largo São Francisco


Concreto

Espetáculo de dança flamenca inspirado no livro “Tentativa de esgotamento de um local parisiense”, de George Perec, obra que revela a experiência contemporânea de um vouyer urbano, contemplador e narrador da cidade, neste caso São Paulo.

Dia 15, 18h - Pátio do Colégio

Dia 18, 21h - Praça do Patriarca

Dia 19, 19h - Largo São Bento

Dia 21, 20h - Largo São Francisco

Dia 23, 18h - Largo da Misericórdia


SHOWS MUSICAIS

Grupo Samba Sinhá em “Samba de Natal”

Show com músicas inéditas natalinas em ritmo de samba, acompanhadas de dança. O grupo também apresenta algumas canções de seu CD e DVD que deve ser masterizado em janeiro de 2019.

Dia 20, 18h - Largo da Misericórdia

Dia 21, 19h - Praça do Patriarca

Dia 22, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 23, 18h - Largo São Francisco


Graça Braga em “Sambas de Natal”

A cantora interpreta sambas com temática natalina, compostos por Adoniran Barbosa, Assis Valente, Martinho da Vila, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.

Dia 16, 19h - Largo São Bento

Dia 17, 19h - Praça do Patriarca

Dia 18, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 21, 18h - Pátio do Colégio

Dia 22, 18h - Largo São Francisco

Dia 23, 16h - Largo da Misericórdia


Maria Alcina em “Natal Bem Brasileiro”                             

Show que reúne canções brasileiras de Natal, compostas por Adoniran Barbosa, Chico Buarque, Martinho da Vila, Vinicius de Moraes, Luiz Gonzaga, entre outros. No palco, Maria Alcina é acompanhada pelos músicos Rovilson Pascoal, Gustavo Souza e Ricardo Prado.

Dia 19, 18h - Largo São Francisco

Dia 23, 19h - Praça do Patriarca


Zezé Motta em “No Coração do Brasil”                               

A cantora interpreta músicas do compositor e amigo Luiz Melodia, de quem foi a principal intérprete. Acompanhada pelo violonista Joan Barros, Zezé canta sucessos como “Magrelinha”, “Pérola Negra”, “Dores de Amores” e “Estácio, Holly Estácio”.

Dia 15, 19h - Praça do Patriarca

Dia 16, 18h - Largo São Francisco


Ayrton Montarroyos e Luiza Possi                             

Ayrton Montarroyos é um dos expoentes da nova geração e foi finalista do programa The Voice (TV Globo) em 2016. Neste show, divide o palco com a cantora Luiza Possi para interpretarem temas natalinos em versões novas e bem-humoradas.

Dia 19, 18h - Pátio do Colégio

Dia 20, 21h - Praça do Patriarca

Dia 21, 21h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa


Hilda Maria em “Um Natal Brasileiro”                                     

Cantora paulista da nova geração, Hilda é acompanhada do bandolinista Maik Oliveira e do violonista Carlos Moura para apresentar um repertório que foge das tradicionais cantigas natalinas estrangeiras. O programa apresenta obras como “Boas Festas”, de Assis Valente; “Presente de Natal”, de Nelcy Noronha; e “Véspera de Natal”, de Adoniran Barbosa.

Dia 14, 20h - Largo da Misericórdia

Dia 15, 19h - Largo São Bento

Dia 16, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 18, 20h - Pátio do Colégio

Dia 23, 17h - Praça do Patriarca


Natal no Fole                                                                   

Trio musical pouco comum, formado por acordeão, contrabaixo acústico e bateria, celebra o Natal por meio de uma sonoridade pouco explorada, que mescla obras de grandes nomes da Música Popular Brasileira do início do século XX, jazz e marchinhas, reunidas pelo arranjador Paulo Serau.

Dia 15, 18h - Largo da Misericórdia

Dia 19, 19h - Praça do Patriarca

Dia 20, 21h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 21, 20h - Pátio do Colégio

Dia 22, 19h - Largo São Bento

Dia 23, 16h - Largo São Francisco


Calango Cego

Ao som de sanfona e rabeca, o duo apresenta um retrato musical dos sertões com um repertório que abrange tradições de norte a sul do Brasil, além de composições próprias. Os gêneros são dos mais variados, entre eles arrasta-pé, chamamé, baião, choro e frevo.

Dia 15, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 16, 16h - Pátio do Colégio

Dia 17, 18h - Largo São Francisco

Dia 18, 21h - Largo São Bento

Dia 21, 18h - Largo da Misericórdia


Coro de Grilo

Os compositores e instrumentistas improvisam e apresentam obra autoral.

Dia 14, 19h - Praça Antonio  Prado - Coreto da Bolsa

Dia 15, 16h - Pátio do Colégio

Dia 18, 18h - Largo São Francisco

Dia 19, 21h - Largo São Bento

Dia 20, 20h - Largo da Misericórdia


Vilancicos e Cantigas de Natal

Apresentando instrumentos de época, o espetáculo reúne canções da América do Sul que têm em comum a celebração do nascimento do Menino Jesus.

Dia 19 - Largo da Misericórdia

Dia 20, 19h - Praça do Patriarca

Dia 22, 17h - Largo São Bento

Dia 23, 16h - Pátio do Colégio

Dia 23, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa


Nicolás Sallaberry  em  “Canções do Caminho”
Apresentação de canções de diversos autores latino-americanos, cantadas em português, espanhol e guarani, bem como composições autorais e homenagens ao Natal. Sallaberry é acompanhado por Bruno Menegatti (rabeca, baixo e violão) e Alisson Amador (percussão e violão).

Dia 14, 18h - Pátio do Colégio

Dia 15, 17h - Praça do Patriarca

Dia 16, 18h - Largo da Misericórdia

Dia 17, 21h - Largo São Bento

Dia 19, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa


Mariane Claro em “Pra Não esquecer...”
A cantora interpreta músicas do disco “Pra não esquecer o que importa mais”. As composições falam de amor e seus desdobramentos.

Dia 14, 18h - Largo da Misericórdia

Dia 16, 16h - Largo São Francisco

Dia 16, 19h - Praça do Patriarca

Dia 17, 20h - Pátio do Colégio

Dia 20, 21h - Largo São Bento


Ser Tão Trio

Formado por Bruno Menegatti (rabeca), Bruno Sanches (viola caipira e voz) e Luiz Cláudio Sousa (guitarra), o trio explora a sonoridade de seus instrumentos com a musicalidade latinoamericana, principalmente a do interior do Brasil: caipira, pantaneiro e sertanejo. Na apresentação, mescla canções de seu disco “Caipira Urbano”e repertório dedicado ao Natal, como canções de reisado e da Folia de Reis.

Dia 14, 19h - Largo São Bento

Dia 14, 21h - Praça do Patriarca

Dia 18, 20h - Largo da Misericórdia

Dia 19, 21h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 20, 20h - Largo São Francisco


Sax On The Beat

O grupo tem uma proposta diferente de se apresentar: além de música, faz encenações com a interação do público. Em 2015 e 2017, participou no Rock in Rio.

Dia 18, 18h - Largo da Misericórdia

Dia 15, 18h - Largo São Francisco

Dia 17, 18h - Pátio do Colégio

Dia 17, 20h - Largo da Misericórdia

Dia 22, 17h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa


Grupo Artemis de Teatro para o Natal

Apresentação do espetáculo “Cantata Natalina, o Natal dos Sonhos”, com canções de musicais como “Hairspray”, “Mamma Mia!”, “Shrek” e “Wicked”. Participação do Coral Cênico.

Dia 14, 19h - Praça do Patriarca

Dia 14, 21h - Largo São Bento

Dia 22, 16h - Largo da Misericórdia


Cia. Pic Nic em “Cantorias de Natal” (música)

Espetáculo musical com canções natalinas, entre elas “Noite Feliz” e “Boas Festas”.

Dia 15, 17h - Largo São Bento

Dia 19, 20h - Largo da Misericórdia

Dia 23, 19h - Largo São Bento


CANTO CORAL

Ceremony of Carols

Comandado pela soprano Marília Vargas, o coral de vozes femininas interpreta canções alusivas ao Natal compostas por grandes autores do período barroco.

Dia 14, 20h - Largo São Francisco

Dia 15, 16h - Largo da Misericórdia

Dia 19, 21h - Praça do Patriarca

Dia 22, 18h - Pátio do Colégio

Dia 23, 17h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa


Coral Metrópole

Fundado em 2017 pelo maestro Rubens Spada, o grupo é formado por 70 integrantes vindos de todas as regiões de São Paulo e arredores.

Dia 17, 21h - Praça do Patriarca

Dia 18, 21h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 20, 18h - Pátio do Colégio

Dia 21, 18h - Largo São Francisco

Dia 22, 18h - Largo da Misericórdia


Grande Coral do Maestro Rubens

O maestro Rubens Spada reúne diversos grupos vocais e corais para cantarem músicas tradicionais de Natal e sucessos que se consagraram na música contemporânea.

Dia 16, 17h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 18, 19h - Largo São Bento

Dia 19, 20h - Pátio do Colégio

Dia 21, 21h - Praça do Patriarca

Dia 22, 16h - Pátio do Colégio


Coral ASSP

Criado em 2005, o coral é formado por colaboradores de diversas áreas. ASSP é uma instituição voltada ao desenvolvimento em sentido amplo. A regência é do maestro Marcio Antonio de Almeida.

Dia 17, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa


Coro da Vila

Com 25 anos de existência, o grupo reúne cerca de 60 coralistas, sob a regência de César Cerasomma. Seu show faz homenagem ao Clube da Esquina, movimento que reuniu nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant e Beto Guedes.

Dia 14, 18h - Largo São Francisco

Dia 16, 17h - Largo São Bento

Dia 18, 18h - Pátio do Colégio

Dia 20, 18h - Largo São Francisco

Dia 21, 20h - Largo da Misericórdia


TEATRO

A Folia do Menino Mateus

Peça popular inspirada nos autos de reisado. Utilizando máscaras, bonecos e música ao vivo, o Grupo Clariô de Teatro encena o nascimento do Menino Jesus sob um outro ponto de vista.

Dia 14, 21h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 16, 16h - Largo da Misericórdia

Dia 17, 20h - Largo São Francisco

Dia 20, 20h - Pátio do Colégio

Dia 21, 19h - Largo São Bento


CIRCO

Gran Circo Bla Bla Bla

Seis personagens do circo clássico, o Mágico, o Homem Forte, a Mulher Barbada, o Palhaço, o Malabarista e a Bailarina, realizam um cortejo musical na rua, convidando crianças e adultos a cantarem e a ouvirem histórias de Natal. Na história, eles procuram pela Rua 25 de Março em busca de produtos para um novo espetáculo.

Dia 15, 16h - Largo São Francisco

Dia 17, 18h - Largo da Misericórdia

Dia 20, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Dia 22, 19h - Praça do Patriarca

Dia 23, 17h - Largo São Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram