A primeira palavra no Itaú Cultural

Começa nos dias 9 e 10 de fevereiro (sábado e domingo) a série de apresentações do espetáculo A primeira palavra em todos os finais de semana deste mês, sempre às 15h. Ele se soma às atrações do Cantinho da Leitura, que, aos domingos, traz contação de história com o Coletivo Damas & Companhia, e a intervenção teatral Cavaco e sua pulga, da trupe Caravana Tapioca, apresentada três vezes ao dia também aos domingos.

Em A primeira palavra, as atrizes Maria Cláudia Mesquita, Ana Carolina Godoy, Indy Tavares e Renata Maia, com direção de Dayane Porto, apresentam ao público a essência da criação das histórias. A ideia central é incentivar nas crianças, de maneira lúdica e divertida, a formação de repertórios variados para que elas se interessem em contar as próprias narrativas. Para isso, diversos livros da literatura infantil universal são trazidos à tona, como Chapeuzinho vermelho, Peter Pan e Alice no país das maravilhas.

A narrativa se passa dentro de uma biblioteca e as personagens visitam duas cidades fantásticas. Em uma delas ficam os personagens dos livros que não estão sendo lidos. Na outra, se encontram as histórias não terminadas. O texto é autoral e a ideia dele nasceu na autora, Maria Cláudia, após uma tentativa de explicar à sua sobrinha como são criadas as histórias. Em uma intenção de metalinguagem, ela fica o tempo todo no palco conduzindo os rumos da narrativa e o faz tanto atuando, quanto cantando, uma vez que a peça conta com trilha sonora ao vivo, composta de voz, violão, percussão e elementos de sonoplastia.

Cavaco e sua pulga
Integrando a programação infantil de artes cênicas de fevereiro, aos domingos (dias 10, 17 e 24) acontece a intervenção teatral Cavaco e sua pulga, com entradas às 14h, às 15h30 e às 16h30, no Piso Paulista do instituto. Por serem pequenas entradas interativas de 25 minutos, não é necessária a retirada prévia de ingressos.

Na apresentação, a trupe da Caravana Tapioca transporta o público para o universo clássico e imaginário do circo de pulgas. Na história, Cavaco apresenta Maria, a pulga que canta, faz música, cospe fogo e doma feras, entre outras habilidades nunca antes vistas. A presença de Maria fica a cargo da imaginação do público, enquanto o ator, palhaço, músico e cenógrafo Anderson Machado lança mão de diversos recursos para impressionar e instigar a criatividade dos presentes.

Cantinho da Leitura, Feirinha de Troca e Contação de História
Em novo formato e com nova identidade visual, o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca estão abertos ao público a partir das 11h. Na Feirinha, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD em bom estado– por outra do mesmo tipo, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. Para maiores informações, consultar os monitores que estarão no local.

No Cantinho da Leitura, estão disponíveis diversas publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas, que, neste mês, destaca a autora Marina Colasanti. Entre os livros dela disponíveis para os leitores-mirins, está O Menino que achou uma estrela, sobre um garoto que após uma noite de tempestade encontra uma estrela caída do céu no quintal de sua casa. Ele então a leva para casa e tenta aprender como cuidar dela.

Outro destaque, da mesma autora, é Como uma carta de amor. Na obra, diversos contos falam sobre mulheres apaixonadas, reis, príncipes, nômades, homens comuns e animais construindo enredos fantásticos que apelam para imaginação e provocam as mais diferentes sensações e sentimentos.

As atividades do Cantinho da Leitura não param por aí. Durante todos os domingos do mês tem contação de história com o Coletivo Damas & Companhia, formado pelas artistas Ana Paula Lopez, Sol Faganello e Camila Couto.

Dessa vez, no dia 10, a partir das 12h, elas apresentam para a criançada e seus acompanhantes, a Chapeuzinho Vermelho. Nessa história tradicional, que já povoa o imaginário de adultos e crianças, a personagem ganha contornos mais contemporâneos, dialogando com a atualidade das tecnologias.

A narrativa fala sobre uma menina que passa muito tempo entretida nos jogos de celular. Ela não aprecia a natureza ao seu redor, nem vive o presente. Distraída pela tela, é enganada pelo lobo, que por sua vez é um lobo Guará, em extinção. Chapeuzinho aprenderá o quanto a tecnologia pode ser benéfica por um lado e também o quão importante é estar presente com as pessoas que ama. Essa história ainda revisou a imagem negativa de alguns animais geralmente retratados como vilões em contos, como o lobo e modificou alguns pontos: o lobo não come a vovozinha e também não é morto no final, mas é resgatado por um guarda florestal que o reintegra numa área de proteção.


A primeira palavra
Dias 9 e 10, 16 e 17, 23 e 24 (sábados e domingos)
Às 15h
Sala Multiuso
Capacidade: 70 lugares
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sem distribuição de ingressos
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial: uma hora antes do evento | com direito a um acompanhante
Público não preferencial: uma hora antes do evento | um ingresso por pessoa
Com interpretação em Libras


Cavaco e sua pulga
Dia 10, 17 e 24 de fevereiro (domingos)
Entradas as 14h, 15h30 e 16h30
Piso Paulista (térreo)
Duração: 25 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sem distribuição de ingressos
Entrada gratuita
Com interpretação em Libras


Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Das 11h às 17h
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo

Contação de história Chapeuzinho Vermelho
Com o Coletivo Damas & Companhia
Dia 10 de fevereiro (domingo)
Às 12h
Piso Térreo (espaço do Cantinho da Leitura)
Entrada gratuita


Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram