Carnaval no Museu do Futebol

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, prepararam atividades especiais para os quatro dias de Carnaval, com destaque para o bloquinho "Folia no Museu" e para Matinês de Carnaval, ambos para crianças de 3 a 10 anos. Um espaço para bebês de até 3 anos e oficinas educativas complementam a programação.

O bloquinho "Folia no Museu", com participação gratuita, será comandado pela banda ReBrincando - Arte diversão, para crianças de 3 a 10 anos, que interpretará o tradicional repertório musical do Carnaval, incluindo temas e hinos dos clubes de futebol. A concentração será na área externa do Museu no sábado (2/3) às 14h e terça (5/3) às 11h, com duração aproximada de uma hora.

As matinês acontecem na área interna do Museu das 9h às 17h, em espaço para dançar e brincar no clima dos tradicionais bailes infantis dos clubes. Para a diversão ser completa, o Museu espera seus visitantes fantasiados ou com as camisas dos seus times do coração.

Nesse mesmo espaço acontecem as outras atividades: a oficina "Lançador de confetes" no sábado entre 12h30 e 14h, a oficina "Máscara de carnaval" no domingo entre 14h e 15h30 e a contação "Torcer ou não torcer, eis a questão" na terça às 10h e às 14h (duração aproximada de 20min cada sessão).

Para os bebês de até 3 anos com seus cuidadores, o espaço "Dente de Leite", para o livre brincar, estará aberto na área interna do Museu no sábado, domingo e terça, das 10h30 às 15h30, para que ninguém fique de fora da festa.


Na terça a entrada para o Museu do Futebol é gratuita. Nos outros dias, o ingresso custa R$ 15 (inteira) e R$7,50 (meia-entrada). Na quarta de Cinzas, o Museu não abre.


PROGRAMAÇÃO

Matinê de Carnaval
Sábado a terça, das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
No estilo dos tradicionais bailes infantis dos clubes, as Matinês de Carnaval reúnem música boa, confetes produzidos nas oficinas do Museu, muita animação e som das playlists do Museu do Futebol no Spotify, com muitos temas de futebol nas músicas de Carnaval. Diversão garantida para crianças de 3 a 10 anos.

Dia 2 de março – Sábado

Espaço Dente de Leite
Entre 10h30 e 15h30       
O Espaço Dente de Leite é um ambiente educativo de convivência lúdica e estímulo ao brincar, para bebês e crianças de até 3 anos, suas famílias e seus cuidadores. O espaço é montado sempre no terceiro final de semana de cada mês.

Visita educativa ao Estádio Pacaembu + Museu
Início às 11h (duração aproximada: 1h30)

Visita com educadores do Museu do Futebol. Durante a caminhada por alguns pontos do estádio e pelo acervo do Museu, os participantes conhecerão a importância do Estádio, patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de São Paulo, e sua relação com a história do futebol e do país. Vagas limitadas a 40 pessoas.O percurso pode ser limitado ao museu em caso de clima desfavorável ou evento no estádio.

Oficina Lançador de confetes
Entre 12h30 e 14h00
A oficina educativa pretende referir-se à história e memória do carnaval, festa tipicamente brasileira resultante da junção de muitas culturas e festejos. No intuito de trazer a alegria dessa festa ao museu e à Praça Charles Miller, realizaremos a confecção de lançadores de confetes de carnaval.
Com materiais de fácil manuseio e livre para todas as idades, os participantes poderão criar, brincar com seus lançadores após a conclusão da oficina e, ainda, levá-los consigo para aproveitar as festividades.(Será realizado antes do bloquinho, para que seja confeccionado e utilizado no bloquinho)

Bloquino "Folia no Museu"
Com a banda ReBrincando, do músico Fabrício Fruet e da professora Regina Cazorla, o bloco "Folia no Museu", do Museu do Futebol, terá elementos da linguagem infantil misturados com brincadeiras populares e contação de histórias. Além das canções populares e as marchinhas de Carnaval, a apresentação terá hinos dos times em ritmo de Carnaval e temas de enredos das escolas ligadas ao clubes. Indicação etária: 3 a 10 anos


Dia 3 de março – Domingo
Espaço Dente de Leite - 10h30 às 15h30     

Visita educativa Museu
Início às 11h (duração aproximada: 1h30)
De forma instigante, a visita com Educadores do Museu proporciona o diálogo e a reflexão sobre como o futebol faz parte da nossa história. Até 40 pessoas.

Oficina Máscara de carnaval - 14h às 15h30
Já imaginou criar monstros, caretas, personagens, expressões e rostos usando sacolas de papel?  Além do uso tradicional de carregar coisas, as sacolas de papel podem se transformar numa grande brincadeira. E é com esse foco que o Museu do Futebol convida a todos para participar da oficina de criação de máscaras de sacolas de papel, onde animais, pessoas, personagens, caretas e monstros podem ganhar vida.


Dia 5 de março - Terça

Espaço Dente de Leite - 10h30 às 15h30     

Contação – Torcer ou não torcer, eis a questão - às 10h e às 14h (duração aproximada de 20min cada sessão)

Você torce para um único time ou torce para vários? Por que somos chamados de torcedores? Em uma conversa divertida, os nossos personagens Torcelina e Jurácio irão responder a essas perguntas no Museu do Futebol. Torcer ou não torcer, eis a questão? A contação de histórias com fantoches estimulará a reflexão sobre o que o que é ser um torcedor e como nós, brasileiros, lidamos com a paixão por um time. Uma apresentação lúdica para aproximar o visitante de sua experiência como torcedor!

Bloquinho de Carnaval
Concentração às 11h, com duração de uma hora

A Banda Rebrincando, criado há 4 anos pelo músico Fabrício Fruet e a professora Regina Cazorla. Utiliza elementos da linguagem infantil e da Cultura Popular, que se misturam de maneira orgânica às linguagens artísticas, brincadeiras populares e contação de histórias.

Canções autorais, populares e as marchinhas de Carnaval criam um divertido ambiente em que realidade/fantasia se misturam e encantam adultos e crianças.


Carnaval no Museu do Futebol e bloquinho "Folia no Museu"

Sábado (2/3) a terça (5/3)
Atividades gratuitas e pagas - vide programação acima


Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h (Bilheteria até as 17h).

Ingressos
* Entrada gratuita às terças-feiras.
* O Museu não abre às segundas (exceto na segunda-feira de Carnaval).
* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.
* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais.Um cartão é válido por 3 horas. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

Sampa Com Crianças no Instagram