FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) no Centro Cultural Fiesp

Entre os dias 26 de junho e 11 de agosto de 2019 o Centro Cultural Fiesp vai receber o FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) –, que em seu 20º ano mantém a ênfase na inovação, destacando obras que unem arte e tecnologia. Mostrar o que há de novo nesse cenário é a marca principal do FILE, que vem crescendo continuamente desde a primeira montagem.

Além de games e obras que fazem uso dos mais avançados óculos de realidade virtual, o FILE 2019 traz 12 instalações, 13 trabalhos na categoria FILE Cinema Circular, 22 obras no Led Show (exibido na Galeria de Arte Digital, na fachada do prédio do Centro Cultural Fiesp), 70 trabalhos de videoarte, 26 de hipersônica, 10 de web arte, 37 GIFs e 77 animações.

Conheça os destaques do FILE 2019:

A Sense of Gravity, Teun Vonk | Holanda. Foto: Hanneke Wetzer

A instalação gigantesca “A Sense of Gravity”, do holandês Teun Vonk, permite que o visitante experimente uma nova forma de perceber a gravidade. Durante dois anos, o artista pesquisou como os corpos humanos percebem e reagem à gravidade. Ele criou uma máquina de aparência futurista e tecnológica que abriga um ambiente dinâmico e macio e convida o espectador a se submeter a uma experiência física inusitada e intimista: uma vivência perceptiva individual para quem está dentro da obra e, ao mesmo tempo, um espetáculo para quem está fora dela.

Scope, Kristin McWharter | Estados Unidos

“Scope” consiste em dois óculos e fones de ouvido de RV (realidade virtual), conectados entre si por uma escultura rígida de cerca de 180 centímetros de comprimento. Conforme os dois espectadores se movimentam no espaço físico e virtual, orientam e influenciam um ao outro com a cabeça através da estrutura que os une. A obra promove uma conjunção inovadora da força física com a realidade virtual, na qual os espectadores estão imersos em água e lutam contra a correnteza. A artista Kristin McWharter propõe, em suas obras, a interação de novas tecnologias com os espectadores.

Into The Wind, Witaya Junma | Tailândia

“Into the Wind” consiste em uma instalação que promove a interação dos sopros do espectador, que geram bolhas de sabão. As formas das bolhas variam de acordo com os sopros – o visitante pode observar o processo e o mecanismo, graças às estruturas transparentes. Inspirada pela observação de cenas da vida cotidiana, a obra tem como foco principal o vento, como força natural que flui entre as pessoas; o espectador é convidado à experiência de reproduzir o vento ao desencadear mecanismos especiais por meio da respiração.

Tempo: Cor, Pedro Veneroso | Brasil

A instalação "Tempo: cor" será lançada mundialmente no FILE – composta por 7 relógios cromáticos, cada qual em um fuso horário, converte as horas em cores. Criação do artista brasileiro Pedro Veneroso, a obra propõe o estudo da relação do tempo com as cores. A ideia é vivenciar o tempo mais como realidade intensiva e menos como quantificação matemática, e provoca o questionamento dos códigos e das notações considerados axiomáticas.

Sunflowers, Sam Twidale & Marija Avramovic | Sérvia e França

Inédita, a animação “Sunshowers” é inspirada no filme “Sonhos”, de Akira Kurosawa, e produzida com inteligência artificial. Todos os objetos do vídeo, tanto naturais como artificiais, são dotados de uma inteligência artificial que decide, em tempo real, as ações e caminhos no roteiro, levando a desfechos diferentes. A obra, dessa forma, explora ideia de animismo e tecno-animismo, que estão na vanguarda da animação atual.

Inovação no DNA

Em 20 anos de festival, foram realizadas 48 exposições, reunindo cerca de 6.000 artistas de mais de 85 países diferentes, com exibições de arte interativa; arte imersiva; machinimas; videoarte; animações; games; GIFs; robótica; animatrônica; inteligência artificial; LED show; e performances. Desde 2000, o festival recebeu um público de mais de um milhão de visitantes, passou por 13 cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Vitória, São Luís do Maranhão, Petrópolis, Luanda, Roterdã, Florença, Tóquio) e produziu 37 publicações bilíngues.

Das Total Tanz Theater, Interactive Media Foundation & Artificial Rome | Alemanha

Neste ano, o FILE celebra os 100 anos da escola mais famosa e inovadora da história da arte, na qual artistas, designers e arquitetos atuaram no início do século 20.  A Bauhaus é romanceada em uma dança em realidade virtual, produzida pelo grupo alemão Interactive Media Foundation & Artificial Rome. A obra intitulada “Das Total Tanz Theater” (“O Teatro da Dança Total”) possui como ambiente um palco que envolve o público completamente, tornando-o parte integrante da performance. Seu conteúdo enfatiza repositórios de novos conceitos nas áreas de óptica, mecânica e acústica, e transfere os experimentos históricos do estágio Bauhaus para um ambiente virtual interativo em tempo real.

Inside Tumucumaque, Interactive Media Foundation and Filmtank | Alemanha

O coletivo Interactive Media Foundation assina ainda outro destaque em realidade virtual exibido na mostra. “Inside Tumucumaque” convida os visitantes a experimentarem, de perto e em tempo real, a beleza e a vulnerabilidade do ecossistema único e as habilidades extraordinárias das criaturas que vivem na área de conservação de Tumucumaque, situada no noroeste do Brasil. Ao acessar a clareira, no ambiente de realidade virtual, o visitante pode descobrir, imerso no ecossistema da floresta amazônica, os sentidos das criaturas que vivem ali: morcego-vampiro, jacaré preto, harpia, tarântula, aranha-golias-comedora-de-pássaros e sapo venenoso.

The Last Supper Alive, Rino Stefano Tagliafierro | Itália

Entre as comemorações de 20 anos do FILE, a figura mais inovadora do Alto Renascimento, Leonardo da Vinci, também é exaltada em uma instalação de vídeo arte de Rino Stefano Tagliafierro, que faz uma releitura da obra “A Última Ceia”.

Em “The Last Supper Alive” (“A Última Ceia Viva”), o artista, especialista em dar movimento a personagens de pinturas de grandes mestres do Renascimento e do Simbolismo, convida para uma viagem por um dos afrescos mais fascinantes da história da arte. O projeto é um conto, carregado de emoções, em que os personagens representados ganham vida e se movem de uma maneira suave e elegante em uma atmosfera rarefeita. Os gestos são enfatizados de acordo com a sugestão de movimento que Leonardo pintou. A luz e o espaço que envolvem os personagens também são protagonistas na obra, que projeta a imaginação do espectador para dentro da pintura.

Conversa com Maya Maya Puig

No primeiro dia do FILE (26/6), Maya Puig, uma das integrantes da equipe Fundação Interactive Media (Berlim), irá participar de uma conversa aberta ao público, na Sala do Educativo do Centro Cultural Fiesp, às 18h30. O bate-papo será seguido de visita guiada à obra. As vagas são limitadas (a sala comporta aproximadamente 30 pessoas) e as reservas antecipadas poderão ser feitas pelo  Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Vagas remanescentes serão distribuídas na hora, de acordo com a ordem de chegada.

Confira a programação completa do FILE 2019 no site www.file.org.br.

FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
De 26 de junho a 11 de agosto de 2019, terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h

Centro Cultural Fiesp
Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô


Agendamentos de grupos e escolas: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Grátis. Mais informações em centroculturalfiesp.com.br

Conversa com Maya Maya Puig (Fundação Interactive Media, Berlim)
Dia 26 de junho (quarta-feira),  às 18h30

Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 01311-923

Grátis. Reservas antecipadas de ingressos pelo  Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Vagas remanescentes serão distribuídas na hora, de acordo com a ordem de chegada.

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