Dia das Crianças, dê livros!

Que tal inovar nesse Dia das Crianças? Todo dia 12 de outubro os pequenos esperam brincar muito e receber presentes, então por que não presenteá-los com tudo isso e mais? Dê livros!

É muito importante que, desde a infância, a criança tenha contato com a literatura, para ampliar sua imaginação e seu conhecimento do mundo. Assim, ler passa a ser parte da rotina de forma prazerosa e divertida.

Pensando nos pais, professores e como a leitura pode influenciar e estimular  a leitura das crianças, a Estrela Cultural, editora que promove cultura e educação de maneira inovadora, proporcionando novas experiências de leitura, separou cinco motivos pelo qual se deve presentear as crianças com livros!

Confira:

1.Desenvolve a criatividade: Um bom livro, ainda mais quando interativo, faz com que os pequeninos viajem dentro da história junto com as personagens, aguçando a imaginação e a criatividade. Os livros da Estrela dão liberdade para que os pequenos leitores tornem-se os protagonistas de cada aventura. E as crianças um pouco maiores ampliam a percepção de mundo ao se mergulharem  nas surpresas de um bom conto.

Dica de leitura da Estrela Cultural:
A Volta ao mundo em 80 dias (interativo);
Ceuci, a Mãe do Pranto;
Pterossauros Brasileiros

2. Brincar enquanto lê: Já pensou estimular a leitura brincando? Os livros da Editora Estrela Cultural permitem isso e muito mais! A casa editorial conta com títulos interativos, como a obra “Vai, Lobo!”, baseada no clássico jogo Tapa Certo da Estrela Brinquedos. Na caixinha, há quatro mãozinhas e 55 fichas que acompanham o livro sanfonado com histórias dos lobos mais famosos da literatura infantil. Aqui a narrativa precisa da criançada para que possam seguir até o fim!

Dica de leitura da Estrela Cultural:
Vai, Lobo! (interativo)
O livro dos jogos das crianças indígenas e africanas (interativo);
A Arca de Noé (interativo)

3. Entende a alteridade: As obras ajudam os pequenos, muitas vezes, a se colocar no lugar dos outros. Dessa forma, passam a conhecer os sentimentos e os pontos de vista de outras pessoas. Isso ajuda as crianças a criar empatia e ser gentil, assim como estimula a vontade de ajudar o próximo.

Dica de leitura da Estrela Cultural:
Grande Circo Favela;
O Pequeno Príncipe – edição Papa-páginas (interativo);
Légume e o Tempo

4. Aumenta a concentração: Os livros envolvem os pequenos, fortalecendo sua concentração. Por conta do interesse em saber o desfecho da narrativa eles acabam muito mais prestando atenção.

Dica de leitura da Estrela Cultural:
Bichos de sombras (interativo);
Abracadapalavra (interativo);
Adivinhas Coloridas – edição Papa-páginas (interativo)

5. Auxilia na construção da linguagem e da cultura: Quanto mais cedo a criança entra em contato com as palavras e os sons, mais repertório ela possui para se expressar verbalmente. Além disso, ao ler a criança desenvolve sua escrita de forma mais estruturada e conquista mais habilidades ortográficas, possibilitando formações textuais mais adequadas ao padrão da norma culta da língua. Dessa forma, presentear as crianças com livros se tornou a melhor maneira de incentivar o hábito da leitura, ampliar seu conhecimento e percepção do mundo.

Dica de leitura da Estrela Cultural:
MONSTRONÁRIO, Monstros e assombrações do Brasil de A a Z;
Armarinho Mágico;
Brinquedos Miúdos e Graúdos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram