Theatro Municipal de São Paulo apresenta programação especial e gratuita em outubro dedicada às crianças

O Theatro Municipal de São Paulo apresenta de 8 a 13 de outubro o projeto Crianças no Municipal, um festival de atividades que compõem uma programação GRATUITA especial para a meninada e seus familiares. O evento vai oferecer desde concertos didáticos de música sinfônica, apresentações de balé, pocket ópera e espetáculo de teatro, e ainda um tour de vivência musical pelos diversos espaços do prédio histórico.

Na estreia do evento, no dia 8, terça-feira, às 19h, a Orquestra Mundana Refugi, a Palhaça Rubra (Lu Lopes) e o coletivo Morabeza Nação, que apresentará uma síntese da peça As Aventuras do Boi Beleza, se revezam em apresentações no espetáculo Curumins do Mundo.

Zoo Musical 

Após o Curumins do Mundo, a programação segue com o Zoo Musical. A ideia é proporcionar às crianças uma experiência musical na qual os pequenos, guiados por educadores, percorrem algumas “estações” distribuídas pelo Theatro, como o Saguão de entrada principal e o Salão Nobre, onde encontrarão alunos da Escola Municipal de Música, da Fundação Theatro Municipal, e instrumentos de orquestra. Será uma oportunidade única para as crianças apreciarem a sonoridade de cada instrumento, e entender como são divididos no palco os chamados naipes de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), madeiras (flauta, oboé, clarinete, saxofone e fagote), metais (trompa, trompete, trombone e tuba) e a percussão. Sob monitoria, elas poderão conhecer um pouco mais sobre esse universo da música sinfônica.

Toda essa experiência será oferecida para alunos da rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e para o público em geral. Na quinta-feira (10), às 15h, e sexta (11), às 9h30 e 15h, as sessões são exclusivas para as escolas. No sábado (12), às 16h30, é gratuito e aberto ao público, no entanto é preciso reservar os ingressos pelo site do Theatro Municipal (www.theatromunicipal.org.br).

Outra atividade didática é o espetáculo O que é? O que é? O que é? com roteiro e direção cênica assinados por Angelo Brandini. A produção conta com a Orquestra Experimental de Repertório (OER), o Opera Studio e a Escola de Dança de São Paulo que pertencem a Fundação Theatro Municipal de São Paulo. A iniciativa é lúdica e educativa onde os grupos artísticos vão contextualizar cada uma dessas linguagens: o que é orquestra, o que é dança e o que é ópera. A intermediação de cada uma das artes será feita por duas palhaças mulheres: Paola Mussati (Palhaça Manela), integrante do grupo Doutores da Alegria e mais de 25 anos de trajetória tearal, e Vera Abud (Palhaça Emily), também integrante do Doutores da Alegria e que também atua na Cia. As Graças.

Iniciando a apresentação a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro Jamil Maluf, juntamente com alunos da Escola de Dança executarão a Valsa das Flores, trecho memorável de um dos grandes balés de repertório, O Quebra-Nozes, de Piotr Ilitch Tchaikovski. O compositor russo se consolidou com um grande compositor de obras para balé clássico, tendo composto também O Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida. Ainda no programa, os bailarinos executam uma coreografia para As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi, e um pout-porri de dança brasileira.

Em seguida, cantores do Opera Studio, sob a regência do maestro Gabriel Rhein-Schirato, e a OER executam trechos de uma das óperas mais famosas a nível mundial, O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini.

Ainda durante a apresentação, o público terá acesso a informações sobre o que caracteriza cada tipo de voz: tenor, soprano, baixo, mezzosoprano. Os cantores do Opera Studio serão: Juliane Lins (soprano), Ludmila Thomson (soprano), Roseane Soares (soprano), Catarina Taira (mezzosoprano), Athos Bueno (barítono), Daniel Souza (tenor), Gabriel Henrich (tenor), Guilherme Hoff (tenor), Marcus Ouros (barítono), Ramon Nascimento (tenor) e Vitor Mascarenhas (barítono).

Por último, a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro Jamil Maluf, irá executar uma peça de estilo clássico a Sinfonia n°40, de Wolfgang Amadeus Mozart, e uma suíte de Guerra nas Estrelas, de John Williams.

As apresentações ocorrem na quinta (10), às 16h, na sexta (11), às 11h e às 15h, exclusivamente para alunos da rede municipal de ensino, e no sábado (12), às 18h, para o público em geral. A duração é de aproximadamente 1 hora.

Reizinho Mandão 
Ainda na programação, o teatro fica a cargo do espetáculo infantil O Reizinho Mandão. A peça é protagonizada por três atores com Síndrome de Down e é inspirada no livro homônimo de Ruth Rocha. A montagem traz a história de um menino mimado e mal-educado que passa a
comandar o reino após a morte de seu pai. De tanto mandar as pessoas se calarem, todos esqueceram como se fala. Triste e culpado por ter criado um lugar em que ninguém pode conversar, procura conselhos com um sábio e descobre uma solução simples e divertida para resolver a questão. A produção O Reizinho Mandão sobe ao palco no sábado (12) ao meio-dia.

Um dia depois, domingo (13), ao meio-dia, encerrando a programação do Crianças no Municipal, o Theatro Municipal apresenta o Festival de Coros Infantojuvenis com a presença do Coral Juvenil do Guri, sob a regência de Eduardo Fernandes, e o Coral Canto do Aprender sob a regência da maestrina Suellen Lima. No repertório peças de música popular brasileira como Embolado do Tempo, de Alceu Valença, Tempos Modernos, de Lulu Santos, A Felicidade bate à sua porta, de Gonzaguinha, As Mariposas, de Adoniran Barbosa, Corcovado, de Tom Jobim, Trenzinho Caipira, de Heitor Villa Lobos. O programa terá a participação do Coral Paulistano, um dos corpos artístico do Theatro Municipal de São Paulo. O programa terá também a participação do coletivo Sampalhaças, formado por mulheres palhaças de diferentes escolas e gerações focadas na comicidade feminina. As artistas atuarão como “mestres de cerimônia” fazendo as mediações entre as apresentações e divertindo o público.

Crianças no Municipal 8 a 13 de outubro (terça a domingo) 

Programação 

Terça-feira, 08, às 19h 
Curumins do Mundo Orquestra Mundana Refugi Peça As Aventuras do Boi Beleza do coletivo Morabeza Nação Palhaça Rubra (Lu Lopes) 

Entrada franca Distribuição dos ingressos duas horas antes de cada espetáculo na bilheteria do Theatro Sala de Espetáculos, Theatro Municipal Indicação etária: livre Duração: 70 minutos 

Sábado,12, às 16h30 
Zoo Musical Atividades lúdico-educativas nas dependências do Theatro Municipal Participação especial de alunos da Escola Municipal de Música Entrada franca. 

Reserva dos ingressos deve ser feita pelo site do Theatro Municipal (www.theatromunicipal.org.br). 
Salão Nobre e Saguão Indicação etária: livre Duração aproximada: 50 minutos 
*As sessões do dia 10/10 às 15h, 11/10 às 9h30 e 15h são exclusivas para alunos da rede pública de ensino. 

Sábado,12, às 18h 
O que é? O que é? O que é? Orquestra Experimental de Repertório Opera Studio da Escola Municipal de Música de São Paulo Escola Municipal de Dança Jamil Maluf -

Sala de Espetáculos, Theatro Municipal de São Paulo Duração aproximada: 1 hora Indicação etária: livre Entrada franca Distribuição dos ingressos duas horas antes de cada espetáculo na bilheteria do Theatro 

(Quinta-feira (10), às 16h, sexta-feira (11), às 11h e às 15h, exclusivo para alunos da rede municipal de ensino) 

Sábado,12, às 12h
Espetáculo O Reizinho Mandão Ruth Rocha

Sala de Espetáculos, Theatro Municipal de São Paulo Duração aproximada: 50 minutos Entrada franca Distribuição dos ingressos duas horas antes de cada espetáculo na bilheteria do Theatro Indicação etária: livre 

Domingo, 13, às 12h, 
Festival de Coros Infantojuvenis *Participação do Coral Paulistano, um dos corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo 

Duração total aproximada: 80 minutos Indicação etária: livre Entrada franca Distribuição dos ingressos duas horas antes de cada espetáculo na bilheteria do Theatro 

Theatro Municipal de São Paulo 
Praça Ramos de Azevedo, s/no Acessibilidade: Sim

Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram