A música e seu papel no desenvolvimento psicológico

A música existe e se faz presente desde muito cedo na vida de qualquer ser humano. Existem músicas para todas as ocasiões e sempre vai ter aquela que te remete à algum momento da vida. Música para dançar, música para chorar, música para correr, não importa a situação, sempre terá uma melodia presente.

Porém, você sabia que além de ser uma combinação harmoniosa e expressiva de sons, a música pode trazer benefícios para a saúde e que são desenvolvidos em tratamentos terapêuticos?

Além de promover a comunicação, o desenvolvimento e a expressão, a técnica busca facilitar a organização e também ajuda em transtornos neurológicos, uma vez que, o tratamento musicoterapêutico tem se mostrado muito eficaz nos sintomas da ansiedade, depressão e de isolamento.

A musicoterapia é feita com a execução de uma música ou trecho musical, por meio do qual o paciente vai acompanhando e participando ativamente e que são feitas sessões individuais ou em grupo, onde os pacientes se colocam a tocar e cantar junto com o psicoterapeuta, cada um de acordo com o seu ritmo trabalhando as técnicas junto com o profissional.

Os benefícios são comprovados pelos estudos científicos quais são observados um bom desenvolvimento dos pacientes em diversas sessões, onde confirmam a prosperidade do paciente em expressar suas emoções.

“A musicoterapia é uma técnica de tratamento que utiliza as funcionalidades da música cantada ou instrumental com o objetivo reconhecer os sons, e explorar as possibilidades de se expressar através da melodia” Diz a Psicóloga e Cantora, Sonia Polonca. Ela conta que se trata de um equilíbrio entre a arte e a saúde.

Para Sonia, além do acompanhamento com um musicoterapeuta, é possível fazer um teste individual. Ouvir música por si só já é algo terapêutico que traz impactos positivos na rotina. Observe as músicas que te trazem boas sensações e despertam seu emocional. Músicas instrumentais, muitas vezes remetem a calma e tranquilidade. “Monte sua playlist” indica.

Essa é uma forma de autoconhecimento, em que você se permite prestar atenção naquilo que te faz bem, ajudando a restabelecer a calma e o bem-estar alcançando assim, mudanças consideráveis na qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram