Caminhos possíveis para abordar a diversidade na escola

Respeito à diversidade é um tema urgente na sociedade e nem sempre é simples sua abordagem, sobretudo na escola.  Para discutir caminhos possíveis, a Piraporiando realizará o encontro ‘A importância da diversidade na educação’, dia 07/11 (quinta), das 18:30h às 21:30h na Faber Castell, em São Paulo. O evento é gratuito e voltado para educadores das redes pública e privada.

A proposta do encontro é analisar o cenário da diversidade no universo educacional e os conflitos gerados pela intolerância ou ausência de diálogo de determinados temas na escola junto aos estudantes. Três convidados de diferentes áreas de atuação - mas que possuem trajetórias em comum na temática diversidade - vão trazer diferentes olhares e iniciativas bem sucedidas  de educação para a diversidade.

AdJunior  youtuber, palestrante internacional e especialista em comunicação vai falar  sobre como a comunicação é importante para uma educação para a diversidade, e como o aprendizado acontece muito mais pela prática e pelos exemplos do que somente pelas teorias. Criou seu próprio canal ‘AdJunior - Descolonizando’ depois que ele quis falar sobre  turismo em um canal do YouTube e foi questionado: “Não sabia que macaco falava inglês” e “quem é o traficante que pagou a sua passagem para viajar”, relembra. Ele resolveu transformar essas ofensas em respostas sobre o racismo estrutural.

Iniciativa bem sucedida e reconhecida

Marina Basques Masella, coordenadora pedagógica  da Escola Municipal de Educação Infantil Nelson Mandela, vai apresentar  suas iniciativas em prol da diversidade. A escola ganhou uma série de prêmios por suas iniciativas pedagógicas, entre eles o 6º prêmio “Educar para a Igualdade”- Categoria Escola, promovido pelo CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) pelo projeto Azizi Abayomi, um príncipe africano. Além disso, homenagens da Câmara municipal de São Paulo por demais projetos.

Aldrin Jonathan Santos e Alexandre Moreira, do Instituto Rodrigo Mendes, que tem como missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum, vão compartilhar as vivências nos projetos realizados em parceria com escolas.

Leitura e diversidade

Janine Rodrigues, fundadora e diretora da Piraporiando, organizadora do evento  vai apresentar os resultados ações desenvolvidas em mais de 16 estados brasileiros e no exterior  focado em diversidade para uma educação antirracista, antibullying e sem preconceitos. Entre elas, a ‘Trilha Literária’, projeto pedagógico da Piraporiando, que aborda a diversidade e desperta o interesse pela leitura em sala de aula. A iniciativa aposta no brincar, na gamificação, na coletividade, na escuta e na interatividade e tem o professor como mediador.

A Trilha Literária possui elementos pedagógicos ativos para o aprimoramento das habilidades linguísticas. Seguindo os pilares da UNESCO, a Piraporiando acredita que o brincar é um direito essencial do estudante. “’A educação que não está só dentro da escola, só dentro de casa, só nos ambientes sociais. A educação que reside no conjunto de todos estes espaços’’,  diz Janine.

Os projetos desenvolvidos pela editora fortalecem as habilidades socioemocionais  com projetos em  consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com os pilares da UNESCO e das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Foi eleita uma das EdTechs de maior impacto no cenário da educação (Pesquisa Liga Insights 2019).

Encontro ‘A importância da diversidade na educação’
Faber Castell - Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo - SP,
Dia 07/11 (quinta), das 18:30h às 21:30h

Evento gratuito mediante inscrição
https://www.sympla.com.br/a-importancia-da-diversidade-na-educacao__679483

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram