Programação de férias na Rede de Museus-Casas Literários

O ano vai começar com muita diversão para os pequenos na Rede de Museus-Casas Literários, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. Entre oficinas, intervenções e performances interativas, até o Carlitos, célebre personagem de Charlie Chaplin, aparecerá na programação de janeiro e fevereiro. Confira!

A programação infantil da Casa das Rosas começa com a possibilidade de imersão em seu jardim para observação de seus elementos botânicos, na oficina Arqueologia botânica, ministrada por André Bispo, educador do museu. A atividade ocorre em dois dias, 11/01 e 12/01, das 10h às 12h30, e termina com um exercício usando cimento em massa, proposto para criar um registro arqueologicamente poético com os achados botânicos de cada um.  Ainda em janeiro, o público conhecerá esculturas lúdico-sonoras inventadas com materiais reutilizáveis, construídas nos mesmos princípios de instrumentos musicais, em Criaturas instrumentosas. Ao serem tocadas, as esculturas são animadas, constituindo assim um hibridismo entre as artes plásticas, a música e a performance. No domingo, 19/01, das 15h às 16h, com Adriano Castelo Branco.

Num tempo em que crianças e adultos têm acesso fácil, pelo celular, a produções cada vez mais sofisticadas de cinema e vídeo, o que pode nos ensinar de arte e diversão o personagem Carlitos, criado por Charles Chaplin há 106 anos? A Casa Guilherme de Almeida oferece a toda a família uma oportunidade de redescoberta do passado por meio de performance, oficina e sessão que celebram o ícone da era do cinema mudo. No domingo, 09/02, vai ser possível passar Uma tarde com Carlitos: às 14h, será exibido o curta-metragem Corrida de automóveis para meninos, com apresentação e performance de Paulo Pastella, o “Chaplin Cover do Brasil”; às 14h30, o artista oferece a oficina de caracterização Todos somos Carlitos; e, às 15h30, será feita a projeção do filme O garoto (1921).

A Casa Mário de Andrade oferecerá duas oficinas ao público infantil. Uma é a de Cartões-postais para SP no domingo, 12/01, a partir das 14h. Para celebrar os 466 anos de São Paulo, as crianças e seus familiares poderão criar um cartão postal com suas referências sobre essa cidade a partir da leitura do poema “Inspiração”, de Mário de Andrade. A segunda oficina será o Jogo da Memória, em 16/02, das 14h às 15h, em que as famílias serão convidadas a participar do clássico jogo de encontrar as peças iguais: na Casa Mário de Andrade, as pinturas modernistas serão o tema da brincadeira, para despertar nos pequenos o prazer de conhecer os ambientes museológicos.

Você também pode conferir a programação completa no site das Casas.


Casa Guilherme de Almeida 
Museu: R. Macapá, 187; Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943
http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/

Uma tarde com Carlitos, com Paulo Pastella
09/02 – Domingo – das 14h às 17h

14h Curta-metragem Corrida de automóveis para meninos, com apresentação e performance de Paulo Pastella, o “Chaplin Cover do Brasil”
14h30 Todos somos Carlitos: oficina de caracterização
15h30 Exibição do filme O garoto (1921)
40 vagas | Livre | Inscrição direto na recepção ou online até o dia 8/2: https://bit.ly/35pP4Cg

Casa das Rosas 
Av. Paulista, 37
http://www.casadasrosas.org.br/

Arqueologia botânica, com André Bispo
11 e 12/01 – Sábado e domingo – das 10h às 12h30
Dirigido a crianças a partir de 10 anos, acompanhadas de seus familiares
Vagas: 15 | Inscrições pelo e-mail educativo@casadasrosas.org.br

Criaturas instrumentosas, com Adriano Castelo Branco
19/01 – Domingo – das 15h às 16h
Interlúdico, com Adriano Castelo Branco

02/02 – Domingo – das 15h às 16h
Ler e fazer, com Dayane Teixeira e Marina Marciano

15/02 – Sábado – das 11h às 12h
Dirigida a crianças a partir de 4 anos, acompanhadas de seus familiares
Vagas: 10 | Inscrições pelo e-mail educativo@casadasrosas.org.br

Casa Mário de Andrade 
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda
http://www.casamariodeandrade.org.br/

Cartões-postais para SP, oficina com Fernanda Mazete
12/01 – domingo - das 14h às 15h
Vagas: 10 | Crianças a partir dos 6 anos acompanhadas de seus familiares
Inscrições pelo e-mail educativo@casamariodeandrade.org.br

Jogo da memória, com Arthur Major
16/02 - domingo - das 14h às 15h
Vagas: 10 |  Crianças a partir de 4 anos acompanhadas de seus familiares
Inscrições pelo e-mail educativo@casamariodeandrade.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram