A instalação - no térreo do centro cultural - apresenta uma sequência de imagens e sons que destaca marcantes elementos japoneses, desde a beleza efêmera da florada das cerejeiras e o famoso festival de lanternas (Tsunan Yuki Matsuri), até uma floresta misteriosa habitada por espíritos do folclore japonês. A imersão é uma jornada por figuras simbólicas do Japão e se inspira nas gravuras japonesas do ukiyo-e, movimento artístico japonês iniciado no século XVII, que ganhou a Europa no século XIX, quando as relações comerciais entre o Ocidente e o Japão foram abertas.
O trabalho criativo dá vida ao Japão emblemático por meio das projeções e trilha sonora. Cerejeiras em flor surgem em leques, ocupando o espaço com as pétalas de sakura. Uma floresta habitada pelos espíritos japoneses é tomada pela A Grande Onda de Kanagawa, de Katsushika Hokusai (1760-1849, artista japonês de ukiyo-e) levando o visitante ao fundo do mar para encontrar uma grande diversidade de peixes e animais marinhos.
Destinada para todas as idades, a instalação promete maravilhar com a diversidade de imagens combinadas perfeitamente com uma expressiva trilha sonora, que conta com faixas do músico japonês contemporâneo, Ryuichi Sakamoto, além de ritmos incrivelmente rápidos e expressivos dos tambores japoneses, proporcionando uma experiência sensorial mágica e completa.
Exposição 'Japão em sonhos'
De 18 de fevereiro a 26 de abril de 2020
Térreo
Entrada Gratuita
Japan House São Paulo - Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/
Nenhum comentário:
Postar um comentário