LIVRO. FTD Educação cria plataforma gratuita com livros

A FTD Educação, referência nacional no mercado de livros didáticos e literatura e de soluções educacionais, dá sua contribuição a esse momento crítico de confinamento por causa da Covid-19, que fez a rotina de estudos migrar para dentro das casas com o cancelamento das aulas.

No portal Conteúdo Aberto FTD Educação (conteudoaberto.ftd.com.br) professores, pais e alunos podem acessar gratuitamente obras de grandes autores brasileiros e clássicos da literatura mundial para ajudar nas aulas à distância em tempos de isolamento, ou para momentos de leitura e lazer.

Entre as dezenas de livros gratuitos indicados para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, estão títulos de Ana Maria Machado, como “Festa no Céu” (com ilustração de Marilda Castanha) e “Cachinhos de Ouro” (com ilustração de Ellen Pestili).

“Entre as várias distrações que podemos oferecer às crianças nestes tempos de isolamento social, certamente uma das mais deliciosas é a oportunidade de ler e ouvir histórias.  Afinal, essa sempre foi uma ponte entre adultos e seus filhotes ao longo da história da Humanidade.  Para isso, gostei de poder compartilhar ‘Cachinhos de Ouro’, sempre uma favorita dos pequeninos, e ‘Festa no Céu’, uma história da tradição oral brasileira que ouvi minha avó contar e depois contei a meus filhos e netos”, diz a escritora Ana Maria Machado, que tem 27 obras publicadas pela FTD Educação e 50 anos de carreira, além de ser ganhadora de diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Hans Christian Andersen, considerado o mais importante prêmio da literatura infantil e juvenil.

Outros títulos, como “Macunaíma”, de Mario de Andrade, em uma nova edição, e obras de Monteiro Lobato, ricamente ilustradas, também estão disponíveis. Da coleção Meu Primeiro Lobato, indicada para Educação Infantil e Ensino Fundamental, destaque para “Narizinho e o Príncipe Escamado”, com ilustrações exclusivas para a edição da FTD Educação feitas por Ana Matsusaki. A obra é um trecho do livro Reinações de Narizinho e conta a primeira travessura de Lúcia (ou Narizinho), que adormece junto ao ribeirão que passa pelo Sítio e é despertada por dois animaizinhos vestidos de gente: um peixinho e um besouro.

Outros livros da coleção Meu Primeiro Lobato disponíveis na plataforma são “O Pintinho Sura”, ilustrado por Marilda Castanha, e “O Pinguim que andou de bonde”, ilustrado por Nelson Cruz. Da Coleção Maravilhas de Lobato, indicada a partir dos 11 anos, está disponível “A Reforma da Natureza”, ilustrado por Fido Nesti. Os usuários também podem acessar outras obras do escritor, como “O Comprador de Fazendas e Outros Contos”, ilustrado por Hélio Guimarães; e “A Hidra de Lerna” e “O Leão de Nemeia”, ilustrados por daniloz.   

Para os adolescentes, há clássicos da literatura mundial, como “Robinson Crusoé”, de Daniel Defoe; “A Ilha do Tesouro”, de Robert Louis Stevenson; e “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas, entre outras. As obras, de domínio público, fazem parte da coleção Almanaque dos Clássicos da FTD Educação e contêm conteúdos exclusivos e assinados editorialmente por especialistas para essas edições. Também estão na lista das obras mais adotadas da editora.

A plataforma Conteúdo Aberto FTD Educação também oferece gratuitamente recursos e materiais para professores, pais e alunos manterem aulas à distância em tempos de isolamento.  Lançado em 23 de março, o portal já teve mais de 150 mil usuários, com uma média superior a 5.700 usuários por dia.

Com a missão de transformar a sociedade por meio da Educação, a FTD Educação contou para esse projeto com uma equipe multidisciplinar de pelo menos 40 profissionais dedicados a fazer a curadoria educacional, editorial e pedagógica dos conteúdos oferecidos online, para enriquecer a jornada de todos e dar suporte e apoio aos professores, escolas e famílias.

Os materiais, que facilitam o planejamento das aulas remotas, são atualizados constantemente – toda semana novos conteúdos entram na plataforma para garantir maior dinamismo. Contemplando recursos que vão desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e separados por disciplinas, o Portal Conteúdo Aberto confirma a missão da FTD Educação de ser uma empresa parceira, flexível e humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram