LIVRO. 11 livros para celebrar o Dia das Mães

A literatura – que sempre nos permite “viajar” a diferentes lugares – pode ser uma parceira a nos conectar mais com a nossa mãe. 

Para auxiliar neste processo, a equipe da Ubook preparou uma seleção de livro para você que é mãe, que quer ser mãe ou que se conectar com sua mãe. Conheça, a seguir, as obras indicadas.

1. Quando perguntada o que queria ser quando crescer, Flávia Calina só conseguia responder que queria ser mãe, por isso, quando descobriu sua infertilidade, iniciou uma verdadeira luta para engravidar. Essa experiência, os desafios e aprendizados da gravidez são abordados no audiolivro ‘Agora que sou mãe’, que é um relato real, sincero, inspirador e emocionante sobre maternidade. Além de mãe, atualmente Flávia tem mais de cinco milhões de seguidores nas redes sociais e fez do YouTube sua sala de aula em tempo integral. Narrado por Thaís Velloso, a obra tem duração de quase seis horas e oito minutos.

2. O processo da maternidade pode mesmo deixar muitas mulheres cheias de dúvida. Para ajudar neste processo, a recomendação é o ebook ‘O Guia Essencial Da Mãe’, de autoria da Dra. Monita Dutta. A obra traz orientações sobre a gravidez no seu mês a mês e aborda questões do pré e do pós-natal. Entre as dicas, ensina a lidar com os temidos enjoos, além de comentar sobre ultrassom e outros importantíssimos exames para o bem-estar da futura mamãe e do seu bebê.

3. Outro questionamento bem comum que as mulheres têm acerca da maternidade é: ser mãe ou ser mulher? Isto porque, ser boa mãe tornou-se uma obrigação para a mulher e sinônimo de sacrifício e doação. Parece que, quanto mais sofrimento ela for capaz de suportar, melhor mãe prova ser. Além disso, ao longo do tempo, a relação mãe-filho tornou-se símbolo da vida feminina, como se toda mulher nascesse para a maternidade e esta fosse a sua maior bênção. Neste contexto, os filhos despontam, obrigatoriamente, como suas prioridades, e elas devem abrir mão de suas vidas para se dedicarem à prole. No ebook ‘Os Filhos da Mãe’, a psicanalista Márcia Neder avalia que, além de sobrecarregar a mulher, essa idolatria tem produzido verdadeiros ditadores mirins, que mandam nos pais, comandam a casa e a vida familiar. Esses hábitos também enfraquecem os laços entre o casal, já que a mãe elege o filho como razão de sua vida, e criam um vínculo de dependência entre mãe e filho.

Com pós-doutorado e doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Márcia indica que não há receita para a maternidade e que, na verdade, mãe não tem que ser perfeita, mas autêntica! É um livro para quebrar os padrões impostos, libertar as mães das exigências excessivas, para trazer leveza e fazer com que cada mãe se cobre menos. E sinta menos culpa.

4. A apresentadora da Rede TV!, Daniela Albuquerque, também descreve as dúvidas, inseguranças e descobertas da gestação no ebook ‘Dani e Elas: Gravidez e Maternidade para a Mulher Moderna’. Com o intuito de ajudar as futuras mamães que desejam entender melhor esse fascinante universo, a jornalista e apresentadora traz dicas, conselhos e tudo o que ninguém nunca te contou sobre gravidez e maternidade.

Escrito para a mulher moderna, o livro traz informações sobre todos os aspectos da gestação e como foram as duas experiências da Dani: evolução mês a mês, infográficos, o envolvimento do pai, tipos de parto, alimentação, enxoval, quando fazer o ensaio fotográfico e um capítulo especial sobre amamentação. O livro conta ainda com a consultoria de três especialistas: uma obstetra, uma nutricionista e uma personal shopper. 

5. Fato é que toda mãe é uma heroína e trava suas lutas pessoais que remetem à história do feminismo. Desvendando um pouco mais sobre a origem dessas batalhas, o ebook 'Mulheres Incríveis' é a enciclopédia para todas as mulheres, meninas e qualquer um que queira conhecer as mulheres mais notáveis da história. Escrito por Beca Anderson, a obra apresenta biografias de 200 mulheres que, apesar de seus grandes feitos, ficaram, em sua maioria, esquecidas na história ou foram menosprezadas. Desde heroínas a atletas fantásticas, cientistas que reinventaram nosso modo de vida, guerreiras que lutaram pelos direitos da mulher, contra o racismo, na preservação da natureza e muito mais. Este título é exclusividade no Brasil da UBK Publishing House.

6. Quem também tem uma história inspiradora e passou a vida tentando conciliar a vida doméstica com a carreira de executiva é Maureen Chiquet, que foi CEO internacional da da casa de moda Chanel, de 2007 a 2016. E é essa história que a americana nos apresenta na obra ‘Do nosso jeito: mulheres, liderança e sucesso’. Em entrevista, a autora explicou o porquê resolveu escrever para empoderar as mulheres em suas carreiras e vidas pessoais. “Muitas mulheres ainda sentem que precisam ser “perfeitas” e, quando leem o livro, elas percebem que não há problema em não seguir um modelo de perfeição. Elas se sentem confortadas quando ouvem falar de outras mulheres que lutam com os mesmos problemas”, ponderou.

Revelando indícios, riscos e momentos de (re)definição que moldaram sua carreira exemplar, Chiquet busca inspirar uma nova geração de mulheres a cultivar uma maneira própria de viver e liderar. Quem decidiu que você não pode ser determinada e flexível, introspectiva e sintonizada com o mundo ao redor, esposa, mãe e alta executiva? Por que deveríamos separar a arte dos negócios, os sentimentos da lógica, a intuição do discernimento? Sábio, inspirador e profundamente sensível, ‘Do Nosso Jeito’ destina-se a qualquer mulher que anseie por uma vida que não imponha limites a quem ela se tornará.

Na Ubook, é possível encontrar as versões audiolivro e ebook desta obra. A versão falada, que tem duração de oito horas e 45 minutos, é narrada pela jornalista, médica, atriz, produtora cultural e apresentadora de televisão brasileira Esther Jablonski. Entre seus trabalhos, Esther esteve à frente da apresentação do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo, durante 25 anos. Quando deixou o PEGN, Esther era a segunda apresentadora há mais tempo atuando em uma mesma atração da Rede Globo. Como atriz, já participou de inúmeras novelas e minisséries como Esperança, Por Amor, O Rei do Gado, Mulheres Apaixonadas, Mad Maria, Haja Coração, A Lei do Amor e A Força do Querer, na TV Globo, além de ter atuado em inúmeras peças teatrais.

7. Agora, se sua mãe tem um perfil mais místico, uma leitura que irá te trazer emoção é ‘Círculos Sagrados para Mulheres Contemporâneas’, de autoria de Mirella Faur.
O universo místico sempre fez parte da vida de Mirella, que nasceu sob o signo de Sagitário na Transilvânia, lendária e misteriosa região da Romênia. Sua infância foi permeada de contos de fada, mitologia e contos populares. Devido às proibições e perseguições do regime pós-guerra na Romênia, ela foi impedida de continuar ou expressar seus interesses místicos. Anos mais tarde, já no Brasil, para onde veio com a família em 1964, sua ânsia de conhecimento se ampliou e ela alcançou vasto conhecimento em inúmeros assuntos esotéricos: espiritismo, doutrinas e práticas orientais, numerologia, astrologia, parapsicologia, ufologia, umbanda e terapias ditas alternativas.

Neste ebook, Mirella Faur compartilha suas experiências e conhecimentos sobre a formação, condução e manutenção de um círculo cerimonial. Esta obra, escrita de forma didática e repleta de orientações práticas e modelos de rituais, celebrações e meditações, fornece um precioso material informativo para qualquer pessoa interessada em iniciar, ampliar ou aprofundar as vivências relacionadas à sabedoria milenar feminina em sua vida e em benefício do planeta.

8. Para aqueles que preferem gêneros mais literais, o time da Ubook também tem suas dicas. A primeira delas é o título ‘A Filha Esquecida’, que integra o catálogo da plataforma em audiolivro e em ebook. De autoria do escritor e jornalista cubano que vive em Nova York desde 1997, Armando Lucas Correa, a obra é uma saga familiar sobre o amor e a resiliência diante dos grandes desafios da vida.

O livro traz a história de um casal vê seus sonhos destruídos quando os nazistas invadem a cidade de Berlim, em 1.939. Enquanto o marido Júlio é levado para um campo de concentração, a esposa Amanda foge para o sul da França, onde é obrigada a fazer uma escolha impossível. Após um tempo escondida, Amanda é levada pelas forças nazistas a um campo de trabalhos forçados onde precisa mais uma vez reunir forças para fazer um sacrifício heroico. Já em 2015, Elise, uma francesa que chegou a Nova York depois da Segunda Guerra Mundial, fica chocada ao descobrir que décadas de segredos de seu passado começam a vir à tona através de cartas escritas por sua mãe. 

Com mais de 20 anos de experiência na mídia hispânica, Correa é o editor chefe da People em Espanhol e já recebeu vários prêmios da Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos e da Sociedade de Jornalistas Profissionais. Ele foi recentemente reconhecido como Jornalista do Ano pela Associação de Relações Públicas Hispânicas de Nova York e recebeu o prêmio Humanity of Connection pela AT&T.
O audiolivro da obra tem quase dez horas de duração e é narrado pela atriz Bel Gueron, que entre outros trabalhos participou da peça "Após a Chuva", na qual dividiu os palcos com Mel Lisboa, Antonio Pitanga, Roney Villela, Fernando Dolabella, Henrique Botkay e Vanessa Salles.

9. A segunda indicação literária é ‘Uma Mãe’, título para o qual o espanhol Alejandro Palomas construiu a comovente narrativa de uma noite singular na vida de Amália, mulher corajosa e repleta de paixão pela vida, que enfrenta o sofrimento com humor e ternura. Em meio à expectativa de um reencontro familiar, ela se equilibra entre o desejo de ser livre para decidir os próprios caminhos e a dedicação aos parentes, que dependem dela, e de sua peculiar energia, para enfrentar suas próprias existências conturbadas. 

Enquanto veem emergir os reflexos de um passado mal resolvido, eles lutam para encontrar paz dentro de casa e de seus espíritos. Mais que o retrato de uma mulher corajosa, este livro é um vislumbre do que a condição humana é capaz de revelar quando nos aprofundamos em sua melhor versão. 

Além de ter recebido diversos prêmios, como o Prêmio Nacional de Literatura Infantil y Juvenil, e Joaquim Ruyra Youth Book Award, o autor já teve suas obras traduzidas para oito idiomas e encenada no teatro.

10. Saudade também é um tema presente na listagem preparada pela equipe da Ubook. A obra ‘O que eu gostaria de saber antes de ter perdido minha mãe’ está presente na plataforma nos formatos audiolivro e livro digital e é um título, no Brasil, exclusivo da UBK Publishing House. A escritora é Ty Alexander, autora best-seller, palestrante, podcaster e blogueira de bem-estar que ensina as mulheres a escolher gratidão e não luto.

Quando tinha vinte e poucos anos, a realidade bateu à porta de Ty. E ela não estava preparada para a montanha-russa emocional que foi a doença terminal de sua mãe. Por tentativa e erro, Ty encontrou um caminho para se tornar uma cuidadora carinhosa, uma pesquisadora dedicada e uma filha em processo de luto. Assim, criou esta obra para ajudar outras pessoas a encontrar a “melhor” maneira de lidar com o luto e a seguir em frente, o que quer que isso signifique para cada um. Narrado por Roberta Spindel, a versão audiolivro tem três horas e 18 minutos de duração.

11. Quatro anos depois de perder sua mãe, Leila Ferreira decidiu abrir a carta que ela deixou para ser lida depois de sua morte. Foi da necessidade de responder a esta carta que nasceu o livro ‘O amor que sinto agora’. Narrado pela própria autora, o audiolivro, com quase cinco horas e meia de duração, é o desabafo extremamente corajoso de uma filha que quebra o silêncio de uma vida. A mistura de realidade e ficção é protagonizada por Ana, uma mulher que enfrentou um casamento fracassado, violência sexual e depressão, mas aprendeu a construir saídas. A conversa, em forma de cartas, relata viagens feitas ao Egito, México e França, mas o grande deslocamento feito por Ana é existencial. É dele, acima de tudo, que ela fala, e é impossível não se emocionar ao acompanhar a reconstrução, dolorosa e bela, do amor de Ana por sua mãe e pela vida.

Leila Ferreira apresentou durante 10 anos o programa “Leila Entrevista” na Rede Minas e TV Alterosa (SBT), entrevistando mais de 1.600 pessoas, entre elas grandes figuras e celebridades nacionais e internacionais. Ela também atuou como repórter da Rede Globo Minas, colaboradora da Revista Marie Claire e do Jornal Estado de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram