SAÚDE. Óculos são como máscaras para os olhos

Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, a contaminação do novo coronavírus também pode ocorrer através do contato com a secreção ocular. Por isso, tocar os olhos sem higienizar as mãos antes e após ter contato com outra superfície pode ser um meio de contágio. Assim como as máscaras protegem nariz e boca, quem usa óculos conta com uma proteção extra para os olhos.  

O oftalmologista Luis Alexandre Rassi Gabriel, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, confirma que os olhos são uma porta de entrada para a Covid-19. “O contato de partículas aéreas contendo vírus com a superfície ceratoconjuntival pode infectar estes tecidos e ocasionar uma viremia suficientemente robusta a ponto de inflamar outros tecidos corporais”, explica.

Por isso, entre as precauções da Covid-19 é citada a higienização das mãos antes de tocar quaisquer partes do rosto. “Os óculos funcionam como uma barreira para os olhos assim como a máscara para a boca e nariz”. No entanto, o médico alerta para os cuidados ao limpar o objeto como usar álcool isopropílico ou isopropanol, e não o 70%, que pode danificar as lentes e as armações. “Caso não se encontre esse produto, basta lavar o objeto com água e sabão neutro várias vezes ao dia”, orienta o oftalmologista. 

O mesmo vale para os óculos escuros que podem ser usados por todos, não apenas por quem tem problemas de visão, como um complemento de proteção, pois funcionam como uma barreira física em relação aos olhos diante de vetores como gotículas de saliva e o ar. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram